Integridade é a qualidade mais valorizada em um líder, diz pesquisa

Competitividade foi o atributo menos lembrado entre os trabalhadores. Profissionais entre 18 e 34 anos valorizam a mentalidade estratégica.

Pesquisa da Robert Half mostrou que a integridade é o atributo mais importante para ser um bom líder. A característica foi considerada a mais importante por 75% dos trabalhadores e para 46% diretores.

Os profissionais que são liderados dão maior ênfase para as qualidades pessoais do que habilidades para negociar. Três quartos dos trabalhadores citaram integridade como o atributo mais importante para um líder, enquanto apenas 10% considerou a competitividade como uma virtude primária.

A pesquisa revelou diferenças nas faixas etárias. Trabalhadores com 55 anos ou mais colocam mais ênfase na equidade do que os profissionais de 18 a 34 anos, que valorizam a mentalidade estratégica.

Veja abaixo os atributos que trabalhadores e diretores listaram como os mais importantes para os líderes:

Qualidade Trabalhadores Diretores
Integridade 75% 46%
Justiça 58% 45%
Determinação 37% 22%
Mentalidade estratégica 32% 32%
Transparência 25% 33%
Acessibilidade 23% 33%
Mentalidade colaborativa 20% 39%
Competitividade 10% 30%

Os líderes que agem com integridade e tratam as pessoas bem ajudam e maximizam as contribuições de seus empregados para a organização”, afirma Tim Hird, diretor executivo da Robert Half. “Tão importante quanto esses atributos são para gerenciar a equipe, eles também impulsionam os negócios, atraindo investidores, clientes e funcionários em potencial”.

Entre os trabalhadores com 55 anos ou mais, 72% relataram a justiça como um dos três principais atributos para os líderes. Por outro lado, essa competência só foi lembrada por 44% dos profissionais entre 18 e 34 anos.

A porcentagem dos mais jovens que priorizam a mentalidade estratégica chegou a 49%, quase o dobro quando comparado a faixa etária de 55 anos ou mais, com 25%.
Já quem tem entre 35 e 54 anos valoriza mais a mentalidade colaborativa do que as outras faixas etárias.

Diretores de pequenas empresas (20 a 49 empregados) priorizam mais a mentalidade estratégica e a competitividade do que os diretores de grandes empresas (1 mil empregados ou mais).
A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos com mais de 1 mil trabalhadores e 2.200 diretores.

Fonte: G1.com