Esporte e gestão: o sucesso depende de foco e disciplina

Veja como os atletas podem inspirar os gestores a buscar a excelência em suas atividades

Os eventos esportivos que estão acontecendo este ano no Brasil representam uma ótima oportunidade para os negócios, que vão muito além do que o aumento no fluxo de caixa e a procura por novidades e serviços em diferentes setores podem oferecer.

“Trata-se de um momento especial que os gestores brasileiros devem aproveitar para aprender mais sobre foco, meta e resultado”, afirma Jairo Martins, presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade. “Durante os dias de competição, cada atleta mostrará para o mundo os resultados de anos de trabalho, muita preparação e planejamento estratégico”, comenta ele.

Muito além, este é um momento de mostrar a excelência e buscar a inspiração, principalmente nos atletas e em suas comissões esportivas, para aprimorar ainda mais os processos organizacionais dentro da sua empresa.

Tenha um sonho e trabalhe com excelência

Trabalhe por um propósito e dê o seu melhor em todos os processos para atingir o seu objetivo. Assim como os atletas, destaque-se pela disciplina, foque na realização do seu sonho e lidere as pessoas ao seu redor para que vocês vençam juntos.

“O comprometimento é o início de tudo. Não adianta ficar parado. Todo esportista e todo empreendedor precisam ser proativos”, afirma Gustavo Borges. O ex-nadador ressalta os principais ingredientes da vida de atleta e de empreendedor: “É preciso acreditar no sonho que se tem, trabalhar com excelência e celebrar as conquistas”.

Da mesma forma, a busca pela excelência também é força-motriz para o ex-jogador de vôlei Nalbert Bittencourt. Ele estabelece uma relação entre as atividades realizadas no esporte e nos negócios, destacando a importância da determinação no dia a dia de trabalho.

“O atleta, mais que o empresário, consegue resultados imediatos. No entanto, se não treinar e não se dedicar integralmente, será derrotado no jogo do fim de semana. O oponente, que representa a concorrência das empresas, vencerá. Nos negócios, o retorno pode ser mais demorado. Mas a devoção também é essencial”, afirma o campeão.

Tenha ambição de vencer

“Ninguém compete por competir. Mesmo o atleta que sabe ter poucas chances de ser o campeão disputa para melhorar suas marcas. Sem ambição de crescer não se vai em frente”, afirma o ex-jogador da seleção espanhola de polo aquático, o executivo da EADA – Escola de Alta Direção e Administração, Jordí Díaz.

Assim também acontece com as organizações. É fundamental estabelecer uma meta e um planejamento estratégico para o seu negócio. Deste modo, você será capaz de montar a sua equipe e determinar as ferramentas de gestão que farão com que você alcance os seus objetivos.

Celebre os resultados

É preciso ter a mesma determinação e disciplina dos atletas para cumprir as metas do planejamento estratégico, organizar as demandas de trabalho e ter foco na realização das atividades no dia a dia de uma organização.

Assim como no esporte, o caminho até o sucesso e a excelência da gestão é árduo e cheio de desafios, mas os resultados são compensadores. Por isso, é preciso acreditar nos talentos para alcançar os objetivos, mesmo que esses pareçam impossíveis no primeiro momento. “O empreendedor, assim como o atleta vitorioso, deve conhecer o seu valor e seus pontos fortes para usá-los como motores de sua atuação”, lembra Jordí.

Nesse cenário, a autoconfiança do gestor é um instrumento de motivação para que os colaboradores não só trabalhem em prol de uma causa, como também celebrem as suas conquistas. Dessa forma, todos vencem juntos e perpetuam o caminho trilhado até o sucesso.

Fonte: FNQ