6 dicas para crescer profissionalmente em 2016

Se você quer mais profissionalmente este ano, você tem que ter um plano para chegar lá

A pessoa “A” trabalha para uma empresa que, no seu primeiro dia, é jogada aos lobos. Ela tem que descobrir onde tudo está, o que fazer, onde o treinamento inicial vai ocontecer, etc.

A pessoa “B” trabalha para uma empresa que, desde o início, são definidos programas de formação e planos de carreira. Tudo está traçado, nada é deixado ao acaso.

No entanto, independentemente de qual pessoa você é ou que tipo de empresa você trabalha, em algum momento, você vai precisar tomar as rédeas do seu próprio desenvolvimento profissional.

Abaixo estão seis maneiras de ajudar a si mesmo a crescer profissionalmente.

1) Pegue qualquer e todos os cursos de treinamento oferecidos disponíveis

Comece com os mais aplicáveis ao seu papel atual e depois vá expandindo para outras áreas de interesse. Se seu gerente não vê, ou não é notificado através do sistema, a sua conclusão desses cursos, não se esqueça de enviar-lhes cópias dos seus cursos concluídos. Isto irá mostrar-lhe que você está motivado, que pretende continuar a aprender, e suas outras áreas de interesse.

2) Leia livros voltados para a sua indústria ou papel

Peça ao seu gerente sugestões sobre os melhores livros para ler, mesmo se você tem algumas ideias sobre por onde começar. Novamente, isso mostra-lhe que você está interessado em aprofundar o seu conhecimento e desenvolvimento profissional.

3) Peça ao seu gerente por feedback sobre o que você pode melhorar

Se você estiver incerto sobre os passos que você precisa tomar para melhorar, peça mais orientações. Se você está constantemente sendo classificado como “Atende as expectativas”, mas quer ser visto como um “Acima” ou um “Excede”, pergunte o que é preciso fazer para chegar lá. Empurre seu gerente para ser específico e/ou sugira-lhe ser comparado com um colega que classifica como tal, para guiar você até lá. Isso mostra ao seu gestor de sua unidade que você quer ter sucesso e agregar valor para a empresa.

4) Deixe-os saber que você quer mais

Se você tem aspirações para um papel diferente dentro da empresa, informe seu gerente e peça um “trabalho sombra” do papel. Isto dará a você a oportunidade de ver se você está realmente interessado no papel, bem como fornecer a oportunidade de fazer perguntas sobre o papel, etc. Isso também mostra seu gerente que você está disposto a ajudar a direcionar o seu próprio plano de carreira, o que é uma grande ajuda para eles.

5) Peça ao seu gerente por projetos especiais

Isto proporciona a oportunidade de aprender algo novo, bem como dá o seu gerente a oportunidade de delegar algumas das suas funções de trabalho. Tenha o cuidado de só fazer isso quando você tem bastante tempo em sua agenda para se dedicar ao projeto.

6) Sempre esteja aberto a assumir novas tarefas

Não se autodirecione ao fracasso. Com isto quero dizer, garanta que recebeu o treinamento adequado para qualquer nova tarefa. Não permita ser apressado por uma questão de tempo. Faça todas as perguntas que você precisa para garantir que você compreende a tarefa completamente. Por estar aberto a novas tarefas e não apreensivo, você mostra confiança em suas habilidades, e que inspira outros a ter confiança em você também.

Se você quer mais profissionalmente, você tem que ter um plano para chegar lá. Assim, a perguntas é: que você quer realizar este ano e como você vai fazer isso?

Fonte: traduzido de artigo de Rhett Power em inc.com