Uma parceria entre o Ministério da Saúde da Guatemala, o Consulado Geral do Japão e o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) resultou no Projeto Guatemala, que tem como objetivo melhorar as condições dos hospitais do país.
Durante a ação, que teve início em 2012, o governo japonês intermediou e cobriu as despesas das visitas dos médicos guatemaltecos ao Brasil e o CQH aplicou um treinamento aos profissionais que possibilitasse a implantação do modelo de excelência de gestão (MEG) nos hospitais do país. A Secretaria Estadual de Saúde, por sua vez, implantou um sistema de informática nos mesmos moldes dos que possuem os hospitais de sua administração direta.
O projeto envolveu cinco médicos, cinco enfermeiros e cinco administradores, que irão aplicar e replicar o modelo do CQH em hospitais guatemaltecos e retornarão ao Brasil para próximas fases.
Na primeira visita à Guatemala, os avaliadores do CQH atribuíram nota ao Hospital de Quiché, sendo que a perspectiva é que, daqui a um ano, as melhorias aumentem 30% em relação à nota atribuída. Assim, até 2016, o compromisso de evolução deverá ser cumprido para que o hospital se qualifique para concorrer ao Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS).
No último dia 2 de setembro, as comitivas da Guatemala e do Japão conheceram a sede da Associação Paulista de Medicina (APM), na qual se estabelece o CQH. Criado há 23 anos, o Programa é mantido pela APM e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). De adesão voluntária, tem por objetivo contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar.