São Paulo lança “Selo Hospital Amigo do Idoso”

Hospitais com boas práticas para a população idosa vão receber certificação

Os hospitais que oferecem serviços a idosos e que contam com boas práticas para essa população podem receber certificação do Estado, por meio do Selo Hospital Amigo do Idoso, anunciado nesta quarta-feira, 9, pelo governador Geraldo Alckmin.

“A gente sempre ouviu que o Brasil é um país jovem e hoje é um país maduro caminhando para ser um país idoso, então nós temos que nos antecipar. São Paulo é um Estado Amigo do Idoso e 637 dos 645 aderiram municípios ao programa e vão aderir a uma serie de metas e políticas públicas para atender o idoso”, disse Alckmin.

Critérios para Avaliação – Selo Hospital Amigo do Idoso

O ‘Selo Hospital Amigo do Idoso’ é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que tem como objetivo incentivar e apoiar a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais como referência assistencial que inclui, valoriza, e preserva a autonomia e independência dos idosos. Essa iniciativa é parte dos projetos emblemáticos que compõem o programa governamental ‘São Paulo Amigo do Idoso’ (Decreto 58047/2012).

A emissão de selos de certificação de boas práticas para serviços de saúde, bem como para as cidades avançarem em projetos intersetoriais que as transformem em espaços mais amigáveis, como indicado na política de Envelhecimento Ativo da OMS (2002) e baseado no Manual de Centros de Atenção Básica Amigos do Idoso (Kalache, A – 2008).

Envelhecimento Ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação, segurança e educação continuada, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. O ‘Selo Hospital Amigo do Idoso’ é uma das ações do pilar saúde que ao lado dos pilares: educação continuada, participação e segurança, compõem o Envelhecimento Ativo.

O ‘Selo Hospital Amigo do Idoso’, será concedido a unidades hospitalares públicas, privadas, filantrópicas ou fundacionais que se qualificarem, segundo os critérios de avaliação, em quatro níveis: adesão, inicial, intermediário e pleno. Para fins de avaliação das unidades hospitalares, será instituída a Comissão de Avaliação do Selo do Hospital Amigo do Idoso.

Iniciamos essa certificação pelos hospitais, pois são importante fator de risco para a declínio funcional que pode ser agravado por iatrogenias, aumentando o número de dias de internação, dependência, institucionalização e mortes prematuras.

Fonte: Portal do Governo