CQH reconheceu premiados do PNGS ciclo 2012-2013

Anuncio foi feito durante assembleia dos hospitais participantes em 13/09/13

O CQH fez o reconhecimento dos agraciados com o Prêmio Nacional da Gestão em Saúde, ciclo 2012-2013, durante a assembleia dos hospitais participantes do Programa, no salão nobre do 9º andar, na sede da Associação Paulista de Medicina, Av. Brigadeiro Luiz Antonio 278, em São Paulo.

Este ciclo do Prêmio teve 14 candidatas entre hospitais, clinicas e laboratórios e contou com a participação de mais de 70 voluntários para avaliação dessas organizações. Neste ciclo o CQH fez parceria com o Movimento Catarinense da Qualidade, entidade igualmente participante da rede de prêmios da Fundação Nacional da Qualidade.

O ciclo se iniciou em dezembro de 2012 com a apresentação dos relatórios de gestão das candidatas e se encerrou no dia 6 de setembro com a decisão final da banca de juízes que ouviu apresentações dos coordenadores de equipes visitadoras.

O processo tem várias fases que iniciam com a revisão individual dos relatórios de gestão por cada membro da equipe (geralmente 5 para cada empresa), reuniões de consenso dessas equipes, reuniões dos coordenadores das equipes com a coordenação do PNGS, definição pela banca de juízes de quais empresas irão para visita e as visitas às empresas. Trata-se de um processo muito bonito que transcorre com o envolvimento cidadão de vários profissionais que emprestam seu tempo voluntário contribuindo para a melhoria das instituições de saúde do país.

O reconhecimento foi feito em apresentação pelo Dr. Fabio Castro que resumiu os cases a serem reconhecidos no nível prata com avaliação máxima em 250 pontos:

1. HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA LUÍZA (HMSL) de Balneário Camboriú em Santa Catarina;

e

2. GHANEM LABORATÓRIO CLÍNICO (GLC) de Joinville em Santa Catarina.

O HMSL é uma sociedade anônima de capital fechado que foi inaugurado em 2002 e atende pacientes de convênios e particulares Tem 38 leitos, sendo 22 na unidade de internação, 9 no hospital-dia e 7 de uti neonatal. Faz, mensalmente, 410 internações e 650 atendimentos ambulatoriais. Seu modelo assistencial está dirigido para cirurgias eletivas de baixa e media complexidade em ginecologia/obstetrícia, ortopedia, cirurgia plástica, cirurgia geral e oftalmologia; fora os serviços eletivos, o hospital atende apenas emergências obstétricas Os pacientes são provenientes dos municípios da foz do rio Itajaí-Açu, principalmente de Itajaí e Balneário Camboriú.

O GLC é uma sociedade simples (S/S), de origem familiar, fazendo parte do Grupo KG Laboratório de empresas de saúde. Foi inaugurado em 2005 e atende anualmente, aproximadamente, 300 mil clientes, basicamente, de Joinville, Araquari e São Francisco do Sul, municípios do norte catarinense. Processa 1,8 milhão de análises laboratoriais por ano, de imunoquímica, hematologia, microbiologia, urinálise, e parasitologia. Sua clientela se origina no SUS, convênios e particulares, fazendo coletas em domicilio, nas empresas ou em 15 unidades de atendimento ao cliente.