SP abre inscrições para premiar hospitais ‘amigos do meio ambiente’

A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo abriu inscrições para a edição 2013 do prêmio “Hospitais Amigos do Meio do Ambiente”. As unidades de saúde, públicas ou particulares, podem enviar seus projetos até 28 de agosto

Para concorrer, os serviços de saúde devem enviar projetos de sustentabilidade e de preservação ambiental, desenvolvidos e aplicados dentro de suas rotinas de prestação de serviço. Além de valorizar as melhores iniciativas, a premiação visa, ainda, estimular outros gestores a implantar ações ambientais em duas categorias: “Prêmio Amigo do Meio Ambiente – Destaque” e “Prêmio Amigo do Meio Ambiente – Referência”.

A premiação será em 3 de setembro, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, durante seminário sobre hospitais saudáveis.

O regulamento completo já está disponível. Os projetos devem ser enviados à Divisão de Meio Ambiente, do Centro de Vigilância Sanitária Estadual, exclusivamente pelo e-mail residuos@cvs.saude.sp.gov.br. Não há limite de inscrição de trabalhos por instituição.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3065-4800.

Premiação de 2012

No ano passado Secretaria premiou 15 hospitais, institutos, fundações e autarquias que se destacaram em ações de qualidade ambiental, no ano de 2012. As unidades receberam o selo “Amigo do Meio Ambiente 2012”, um reconhecimento pelas iniciativas e projetos desenvolvidos que visam à preservação ambiental com a adoção de soluções práticas, efetivas e ecologicamente sustentáveis.

Entre os ganhadores de 2012, o Hospital Estadual de Sapopemba, desenvolveu o projeto ‘HESAP de Economia Consciente’, que reduziu em 65% o consumo de papel na unidade e visa, até o final de 2013, atingir a meta de 90%, além de estimular o uso consciente de energia elétrica, água e gás reduzindo gastos e ajudando na preservação do meio ambiente. O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, foi premiado em 2012 pelo projeto de uso racional da água, atingindo a meta de reduzir em 10% o consumo na unidade.

Outro hospital condecorado com o selo foi Estadual de Diadema, que apresentou um relatório de sustentabilidade para reduzir o consumo de água e energia elétrica. Além disso, a separação de resíduos do centro cirúrgico diminuiu a quantidade de materiais a serem incinerados, reduzindo a liberação de poluentes.

O Hospital Regional de Cotia também recebeu o selo no ano passado pelo desenvolvimento de uma política de gestão de resíduos químicos, conscientizando os profissionais sobre a importância do descarte correto e do cuidado com o manejo dos resíduos químicos até a destinação final.

O gerenciamento de resíduos, plantio de mudas, redução do consumo de energia e a digitalização de exames são iniciativas que além de colaborar com meio ambiente também renderam ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra o selo de hospital “Amigo do Meio Ambiente”, reconhecimento do trabalho realizado e um estímulo a manutenção das iniciativas e para o desenvolvimento de novas ações sustentáveis.

Já no Hospital das Clínicas da FMUSP o projeto ganhador do selo de 2012 foi da confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis, que ajuda no tratamento dos pacientes como terapia ocupacional e recreativa, além de colaborar com o meio ambiente por meio da reciclagem de materiais.

Outra instituição que recebeu a condecoração no ano passado foi o Instituto de Radiologia do HC-FMUSP, que reduziu o impacto ambiental gerado pelo processo de revelação de imagens radiológicas. Com isso, minimizou a exposição dos trabalhadores aos compostos químicos e reduziu consideravelmente o impacto ambiental advindo desse processo e também reorganizou os procedimentos visando o menor consumo de papel.

Fonte: Portal Saúde