A Fundação Jimenez Diaz, gerido pela Idc Salud, ganhou o reconhecimento internacional de Excelência da EFQM 5 estrelas, tornando-se o primeiro hospital do seu gênero na Europa a fazê-lo.
Esta certificação, que alcançou a pontuação máxima (5 estrelas), é um reconhecimento da gestão de excelência realizado pelo hospital madrilenho.
Equipado com 689 leitos e mais de 3.000 funcionários, pertence ao grupo de maior complexidade assistencial e tecnologica de Madrid, que é conhecido como Grupo 3.
Segundo destacam os avaliadores da EFQM, a Fundação Jiménez Díaz idcsalud ganhou essa marca de excelência pela sua assistência ao paciente exemplar e como o núcleo de toda a organização hospitalar.
Pacientes cinco estrelas
Para garantir a exigência colocada por este selo, uma equipe internacional da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (EFQM, por sua sigla em Inglês) avaliou extensivamente os modelos seguidos em todas as áreas de funcionamento do hospital, confirmando seu alto nível de qualidade.
De acordo com a equipe de avaliação, os aspectos mais valorizados foram os resultados com pacientes e no desenvolvimento de processos e serviços de bem-estar, o que demonstra a excelente orientação para o paciente em termos de serviço, qualidade, segurança e continuidade dos cuidados.
A nota dos usuários do hospital: 95 de 100
Os resultados da pesquisa de satisfação de 2012, do Ministério da Saúde da Comunidade de Madrid, ratificaram este fato, e com mais de 95% de satisfação, a Fundação Jiménez Díaz lidera o grupo.
Também, o hospital, figura desde 2010 entre os centros mais valorizados pelos moradores da área sanitária, que recebe menos queixas e reclamações, e quem tem a lista com menor tempo de espera para consultas, cirurgias e testes.
A Fundação Jiménez Díaz juntou-se ao modelo de gestão da EFQM visando à melhoria contínua da organização em 2009. Na opinião dos responsáveis pela Idcsalud, tendo alcançado a maior pontuação desta certificação é “um reconhecimento do trabalho de todos os profissionais do hospital, e ao compromisso do grupo para o trabalho social, ensino e pesquisa”.
EFQM: 25 anos de excelência
A Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (em Inglês, EFQM) foi fundada em 1988, na Bélgica. Esta fundação define o modelo EFQM de Excelência e Qualidade como meio para a auto-avaliação e determinação de processos de melhoria contínua em ambientes de negócios públicos e privados.
Assim, este modelo serve para promover e incentivar a melhoria contínua, e permite à organização uma visão geral de seus pontos fortes e oportunidades de crescimento.
Como parte desse estímulo, o EFQM concede anualmente o Prêmio Europeu de Qualidade, utilizando como critério o Modelo de Excelência da EFQM.
Para mais informações: www.efqm.org