Já estão abertas as inscrições para Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), o maior reconhecimento à excelência da gestão das organizações sediadas no Brasil. Para obter informações sobre a participação na premiação, a FNQ lançou a publicação Instruções para Candidatura ao Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) 2013, que contém todas as informações necessárias para a organização se inscrever no prêmio e elaborar o Relatório de Gestão, que permite a participação no PNQ.
O livro tem como função fornecer diretrizes para que as empresas se candidatem ao PNQ 2013, além de orientar sobre a produção do Relatório de Gestão, que deve ser enviado para a FNQ e posteriormente será avaliado pela Banca Examinadora do Prêmio.
A premiação, que acontece anualmente, tem como objetivo reconhecer os resultados das empresas que implantaram um programa permanente de melhoria em busca da excelência em gestão, além de tornar-se um instrumento para que as organizações aprimorem a sua gestão, tendo em vista a excelência organizacional. As empresas da área de saúde se beneficiam de uma candidatura ao PNGS antes de tentar o PNQ diretamente. O roteiro do CQH, que é uma objetivação dos critérios do PNQ aplicados à área da saúde tambem fornece orientação inicial para quem deseja aumentar seu conhecimento sobre a metodologia da FNQ.
A participação no PNQ permite que as empresas passem a ter uma visão sistêmica do seu negócio, obtenha foco nos resultados, maior cooperação interna, compartilhamento de informações e comprometimento das pessoas. São benefícios ainda a possibilidade de exercer a autoavaliação constante e a identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias, bem como o reconhecimento do mercado e da sociedade.
As empresas que desejam obter informações sobre a candidatura ao PNQ 2013 devem acessar neste link .
O PNGS
No caso da saúde, as inscrições para o Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS), no ciclo 2012-2013, já estão encerradas. Apresentaram suas candidaturas dez empresas da área da saúde, entre hospitais, clinicas, laboratórios e empresas de atendimento domiciliar.
Fonte: FNQ