O que é o PNQ da Fundação Nacional da Qualidade

O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), concedido pela FNQ, constitui o maior reconhecimento público à excelência da gestão das organizações com sede no Brasil. Realizado anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), reconhece as organizações referências em excelência da gestão no Brasil. O processo visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

De forma geral, candidatar-se ao PNQ auxilia a organização na realização de uma profunda análise de sua gestão, efetuada por examinadores treinados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética. Ao final do processo, obtém-se um amplo Relatório de Avaliação.

Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconhece empresas nível Classe Mundial e ocupa uma posição central na missão da FNQ de estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.

O PNQ representa um momento singular para o empresariado brasileiro, quando as empresas líderes em qualidade, produtividade, competitividade e gestão são devidamente reconhecidas. A cada edição, a Fundação comprova o aumento no número de adesão de organizações na busca contínua da melhoria de seus processos.

Em 2012, a 21ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), reconheceu um número recorde de empresas, foram 13 ao total, sendo 6 Premiadas, o maior número desde sua primeira edição, em 1992.

PNGS

O CQH é responsável pela aplicação da metodologia do PNQ na área de saúde. O Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS), um dos produtos do CQH é o Prêmio setorial da área de saúde da FNQ, que neste ano conta com 10 empresas candidatas entre hospitais, laboratórios e serviços de atendimento domiciliar.

Fonte: FNQ e CQH