Com queda, em fevereiro, de 10,3 pontos percentuais (de 67,6% em janeiro para 57,3%), o setor de hospitais e laboratórios fechou o mês com o menor nível de satisfação desde abril de 2012.
A informação é do Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela ESPM e criado pelo professor pesquisador da escola, Ricardo Pomeranz. Na análise de 96 empresas de 24 setores, o indicador fechou o segundo mês do ano com retração de 0,6 ponto percentual, atingindo 43,4%.
Saiba mais sobre o INSC da ESPM neste site
Chamam a atenção as reclamações dos consumidores com os serviços prestados pelas empresas do setor, principalmente filas e longas espera para realizar exames ou obter resultados. Neste segmentos, são analisados Albert Einstein, Dasa, Fleury e Clínicas POA.
Primeiro indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor registrou, em fevereiro, queda na avaliação de 17 dos 24 setores pesquisados:
Setores que pioraram:
– lojas de departamento 61,6% (-2 pontos percentuais)
– indústria automobilística 60,2% (- 3 pontos)
– bebidas (- 1,1 ponto)
– personal care 76,1% (- 2 pontos)
– alimentos 72,4% (- 4,5 pontos)
– eletroeletrônicos 60,4% (- 0,3 ponto)
– indústria farmacêutica 73,3% (- 2,5 pontos)
– saneamento básico 38,8% (- 1,4 ponto)
– energia elétrica 26,9% (- 0,7 ponto)
– indústria digital 67,7% (- 0,2 ponto)
– gás 53,1% (- 3,2 pontos)
– seguradoras 63,9% (- 2,3 pontos)
– telefonia fixa 38,6% (- 2,3 pontos)
– bens de consumo 67,4% (- 3,1 pontos)
– hospitais e laboratórios 57,3% (- 10,3 pontos)
– transportes metropolitanos 31,6% (- 3,8 pontos)
– telecom 23,6% (- 6 pontos)
Setores que melhoraram:
– supermercados 75,5% (+ 3,8 pontos)
– vestuário 75,5% (+ 1,5 ponto)
– construtoras 52,4% (+ 7,3 pontos)
– convênios médicos 58,3% (+ 10,2 pontos)
– aviação 64,3% (+ 2,4 pontos)
– drogarias 77,9% (+ 0,1 ponto)
– bancos 47,1% (+ 4,7 pontos)
Fonte: SaudeWeb.com.br