Primeira reunião do ano discutiu estratégias políticas de interesse dos médicos para 2013
Plano de Cargo, Carreiras e Vencimentos; precarização do trabalho médico; Movimento Saúde +10 e o Encontro Nacional das Entidades Médicas (ENEM) foram os principais temas discutidos em reunião realizada pela Comissão Pró-SUS na tarde desta quarta-feira, 16 de janeiro, em Brasília.
Formada por representantes da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Associação Médica Brasileira (AMB) e Conselho Federal de Medicina (CFM), a comissão também avaliou o Plano Nacional de Saúde, cuja implementação do projeto, válido até 2015, será um dos principais pontos da agenda do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nos próximos anos e que vai precisar da ajuda das entidades médicas. Para Márcio Florentino, secretário executivo do CNS, presente à reunião, a participação efetiva das entidades médicas será fundamental não apenas para o êxito do plano, mas para o processo de produção Pró-SUS.
Participaram João Ladislau Rosa, diretor de comunicação da Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Aloísio Tibiriçá (CFM), Roberto Gurgel (AMB), Florisval Meinão (APM), Waldir Cardoso e Márcio Bichara (ambos da Fenam) e José Maria Arruda Pontes (Simec), entre outros.
Fotos: Márcio Arruda
Fonte: Fenam