Medida vai atingir cerca de 1,5 milhão de espanhóis que eram atendidos pelo serviço público
Fonte: O Estado de São Paulo, 28 de dezembro de 2012 .
Orgulho da Espanha por décadas, a saúde começa a ser privatizada para conter gastos púbicos. O governo de Madri promoveu a maior privatização do setor da saúde da história democrática da Espanha, atingindo pelo menos 1,5 milhão de pessoas que eram atendidas no serviço público na capital do país. A privatização faz parte da estratégia do governo da região de reduzir a dívida do Estado.
O governo central europeu já havia anunciado o fim do atendimento gratuito para imigrantes vivendo de forma irregular na Espanha. Agora foi a vez do governo da região de Madri dar início à privatização dos centros de atendimento. Os hospitais e centros de atendimento privatizados serão administrados por empresas que poderão determinar como vão cobrar pelos serviços.
Em dois anos, os cortes nos orçamentos de saúde, educação e outros gastos sociais já somam 14 bilhões de Euros na Espanha. Segundo as autoridades de Madri, protestos, greves e manifestações custaram à cidade 0,5% do PIB em 2012, cerca de 1,7 bilhão.