A importância da atuação científica do medical science liaison no pré-lançamento de um novo fármaco para o tratamento da dislipidemia
Resumo
Fundamentação: a dislipidemia é fator de risco para doença cardiovascular aterosclerótica, e apesar do tratamento padrão, ainda existem unmet needs que vêm estimulando o desenvolvimento de novas moléculas, por parte das indústrias farmacêuticas. A educação de médicos, pacientes e sistemas de saúde é fundamental para a implementação de novos medicamentos. E nesse contexto, o medical science liaison (MSL) desempenha papel fundamental no pré-lançamento desses novos fármacos, pois nenhuma ação promocional pode ser realizada na fase que antecede o registro do novo produto, por órgãos competentes.
Métodos: uma revisão de literatura através de pesquisa exploratória e com design descritivo, utilizando uma amostra não probabilística por conveniência constituída por médicos especialistas, onde a recolha de dados se obteve por meio de questionários em dois momentos, envolvendo uma aula elucidativa sobre a doença e os gaps relacionados com a mesma.
Resultados: um total de 83 médicos participou do estudo (62,7% masculino e 37,3 % feminino, idade média 41 anos), 78,3 % eram cardiologistas e 21,7% endocrinologistas, de cinco capitais brasileiras. Dentre os médicos que participaram do estudo, pode-se observar que 80% dos cardiologistas e 68% dos endocrinologistas inquiridos desconheciam a nova classe designada para o tratamento das dislipidemias (os Inibidores da PCSK9).
Conclusão: o papel do MSL através do marketing de relacionamento, na fase de pré-lançamento de um novo fármaco para tratamento da dislipidemia, em um país onde as leis vigentes proíbem quaisquer outros meios de promoção, é uma ferramenta fundamental para a educação e informação médica.
Palavras-chave: Dislipidemia. Lançamento de novos fármacos. Medical science liaison. Marketing de relacionamento.
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