Gestão e sustentabilidade econômico-financeira em empresas de oftalmologia

Cláudio Augusto Junqueira Carvalho, Luciana Carvalahais de Carvalho, Murilo Alves Rodrigues, Sílvia Andrade Carvalho Rodrigues

Resumo


A sustentabilidade, conceito tradicionalmente associado à preservação do meio ambiente em benefício de gerações futuras, hoje, liga-se também aos objetivos de manutenção econômico-financeira da própria organização. Alinhamento de processos, visão corporativa, desenvolvimento de cultura, uso de indicadores para medição de resultados, adaptabilidade do planejamento e metas, manutenção da contabilidade dentro dos critérios de boas práticas, difusão interna de conhecimento e abertura para inovações são os fundamentos mais importantes para a sustentabilidade econômico-financeira. Além disso, ter um olhar social, retribuir a sociedade os bons resultados é sustentabilidade no seu conceito mais nobre. Para ser competitiva, a organização precisa se tornar sustentável. Em saúde, o atual desafio para se manter é conhecer seus custos, para que se possam reduzi-los sem prejuízo na entrega. Esse é o grande desafio para ser competitivo: agregar valor à entrega. Na oftalmologia, os honorários médicos nem sempre são somados ao resultado da empresa, o fluxo de caixa é confundido com lucro e traz problemas sérios à saúde financeira, a dedicação do profissional de saúde é posta acima valendo mais um hospital equipado que um resultado financeiro positivo, o amor exagerado dos médicos pelos próprios interesses gera uma dificuldade grande de trabalhar em equipe, entre outros motivos, estes têm impedido o crescimento das clínicas e mesmo levado ao seu encerramento. Resultados sustentáveis associados à boas práticas preparam as empresas para tempos de crise, como a do coronavírus, e preparam para novos desafios, como o mercado de aquisições e fusões, superaquecido.

Palavras-chave: sustentabilidade; administração em saúde; oftalmologia

 

Management and economic and financial sustainability in ophthalmology companies

ABSTRACT

Sustainability, a concept traditionally associated with preserving the environment for the benefit of future generations, today is also linked to the organization's economic and financial maintenance objectives. Process alignment, corporate vision, culture development, use of indicators to measure results, adaptability of planning and goals, keeping accounting within the criteria of good practices, internal dissemination of knowledge and openness to innovations are the most important foundations for the economic and financial sustainability. In addition, having a social view, giving society good results is sustainability in its most noble concept. To be competitive, the organization needs to become sustainable. In health, the current challenge to maintain is to know your costs, so that you can reduce them without prejudice to delivery. This is the great challenge to be competitive: add value to delivery. In ophthalmology, medical fees are not always added to the company's results, the cash flow is confused with profit and brings serious problems to financial health, the dedication of the health professional is put above worth an equipped hospital rather than a positive financial result , the doctors' exaggerated love for their own interests creates a great difficulty to work as a team, among other reasons, these have impeded the growth of clinics and even led to its closure. Sustainable results associated with good practices prepare companies for times of crisis, such as the coronavirus, and prepare for new challenges, such as the overheated acquisitions and mergers market. 

Keywords: sustainability; health administration; ophthalmology


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.83.296

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