Coordenação do cuidado baseado em saúde digital e cuidado híbrido no acompanhamento da jornada do paciente pós COVID-19
Resumo
Desde dezembro de 2019 houve um alerta para uma pneumonia viral identificada como COVID-19 causado pelo vírus Sars-Cov-2. Essa doença atingiu vários países e infectou milhões de pessoas. As consequências no longo prazo dessa infecção ainda estão sendo observadas e as doenças pré-existentes ou adquiridas podem agravar o status de saúde da população mundial. Em todos os casos, há inúmeros questionamentos da necessidade de acompanhamento, assistência e reabilitação. Inicialmente, o foco mundial esteve na contingência da pandemia e na sustentação de uma rede de serviços de urgência e emergência, além da suficiência de leitos de enfermaria e cuidados intensivos. Dando sequência nesse processo, um aspecto importante a ser estudado e planejado é a construção de uma jornada do paciente pós COVID-19. Diante disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa aplicando o método de entrevista em profundidade junto a líderes da área de saúde no Brasil para compreender possíveis formas de viabilizar esta condição de aprimoramento da jornada do paciente. Baseado nesta pesquisa observou-se que a coordenação do cuidado assistencial pode ser um excelente caminho para redefinição da jornada dos pacientes infectados, apoiado por ferramentas tecnológicas que vão desde teletriagens e teleorientações, passando por autocuidado apoiado e interoperabilidade de dados de saúde. O cuidado coordenado promove entregas mais qualificadas em saúde, com desfechos baseados em valor como novo pilar na saúde suplementar e nas políticas públicas de saúde, que incluem, ainda, a revisão na remuneração dos serviços prestados. O artigo também discorre sobre os principais conceitos correlatos entre a coordenação do cuidado e suas interações com a aplicação de soluções baseadas em saúde digital e cuidado híbrido, além de destacar o papel da ciência cidadã na construção de uma nova jornada do paciente. Baseada nesta premissa procura-se constituir argumentos junto às lideranças da área de saúde para que possam refletir e promover uma revisão nos processos relacionados à jornada do paciente pós-pandemia.
Palavras-chave: Estratégias de eSaúde, Políticas de eSaúde, Atenção Primária à Saúde, Assistência ao Paciente.
ABSTRACT
Since December 2019 there has been an alert for viral pneumonia identified as COVID-19 caused by the Sars-Cov-2 virus. This disease affected several countries and infected millions of people. The long-term consequences of this infection are still being observed and pre-existing or acquired diseases can worsen the health status of the world population. In all cases, there are numerous questions about the need for follow-up, assistance, and rehabilitation. Initially, the global focus was on the contingency of the pandemic and the support of a network of urgent and emergency services, in addition to the sufficiency of infirmary and intensive care beds. Following this process, an important aspect to be studied and planned is the construction of a post-COVID-19 patient journey. Therefore, a qualitative research was carried out applying the method of in-depth interview with health leaders in Brazil to understand possible ways to make this condition of improving the patient's journey feasible. Based on this research, he observed that the coordination of care can be an excellent way to redefine the journey of infected patients, supported by technological tools ranging from tele-screening and tele-orientations, through supported self-care and interoperability of health data. Coordinated care promotes more qualified deliveries in health, with value-based outcomes as a new pillar in supplementary health and public health policies, which also include a review of the remuneration for services provided. The article also discusses the main correlated concepts between the coordination of care and its interactions with the application of solutions based on digital health and hybrid care, in addition to highlighting the role of citizen science in building a new patient journey. Based on this premise, we seek to constitute arguments with health leaders so that they can reflect and promote a review of the processes related to the post-pandemic patient's journey.
Keywords: eHealth Strategies, eHealth Policies, Primary Health Care, Patient Care.Referências
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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.80.245
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