Implantação de um modelo de descentralização de auditoria de contas hospitalares em um hospital de grande porte na região sul do Brasil
Resumo
A auditoria é uma ferramenta de grande importância, no controle e gestão de processos em instituições de saúde, objetiva avaliar a qualidade dos processos de trabalho da assistência do serviço e os custos decorrentes da prestação da mesma. Ela colabora não só com a instituição, mas com os clientes, fornecedores e as próprias equipes de trabalho que desenvolvem esse serviço especializado, incluindo os profissionais da saúde, entre eles os enfermeiros. Na prática a auditoria atua de forma centralizada, desconectada com a origem dos registros, distante dos atores que produzem as ações, sejam elas de ordem financeira ou da qualidade da assistência. Análises feitas por uma equipe multidisciplinar visualizando as dificuldades encontradas em uma instituição hospitalar de grande porte na região de Porto Alegre- Rio Grande do Sul, tanto na auditoria assistencial, como na gestão de custos, motivaram a criar um modelo descentralizado de auditoria em saúde. Através desse modelo foi implementado extensões da auditoria nos setores ordenadores de despesas, possibilitando as revisões dos prontuários in loco, na origem, quebrando paradigmas culturais e financeiros da instituição, como revisões nos processos de trabalho e troca de saberes com as equipes, estreitando laços entre os setores de auditoria e assistência ao paciente, apresentando uma conta hospitalar muito mais transparente e fidedigna. Esse modelo além de ser uma atividade inovadora e única no Brasil, contribuiu para a diminuição das glosas, tornando-se uma ferramenta fundamental e indispensável para mensurar a qualidade do processo de trabalho da assistência de enfermagem e seu impacto econômico na instituição.
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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.69.58
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