Otimizando faturamento hospitalar: a gestão por processos do registro assistencial à aprovação de contas

Marcos Paulo Neto Pereira, Henrique de Alencar Gomes, Lismar Isis Campos, Alexandre Rodrigues Ferreira

Resumo


O faturamento hospitalar é essencial para a sustentabilidade financeira de hospitais públicos. Diante disso, o presente estudo descreve a implementação da Gestão por Processos no contexto do processo de faturamento de um hospital de grande porte. Por meio de uma abordagem metodológica detalhada, o processo de faturamento hospitalar foi analisado, mapeado e redesenhado, resultando em melhorias significativas na eficiência operacional e na qualidade dos serviços prestados. Os resultados obtidos incluem o aumento dos prontuários liberados em até 30 dias e a redução das contas rejeitadas pelo órgão aprovador. O engajamento das equipes, a integração entre as áreas assistenciais e administrativas, e o monitoramento contínuo dos indicadores foram elementos-chave para o sucesso do projeto e demonstram não apenas a eficácia da Gestão por Processos na otimização de operações complexas, mas também seu potencial para promover uma cultura organizacional de integração e aprendizado contínuo. Essa experiência bem-sucedida oferece ideias para iniciativas similares em outras instituições de saúde.


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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.99.413

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