SNS 24, a triagem telefónica do Sistema Nacional de Saúde em Portugal. Analisar, validar, melhorar

Carolina Isabel Pereira Goncalves, Miguel Santos, João Luis Oliveira, Nuno Fernandes, Ana Raquel Pereira, João Abreu

Resumo


RESUMO

As triagens presenciais e telefónicas são componentes fundamentais do atendimento urgente dos cidadãos, na gestão da prioridade clínica do atendimento. A triagem telefónica, que no SNS é realizada através da Linha SNS24, ocorre a montante da triagem presencial em serviço de urgência. Existem diferentes publicações sobre triagem telefónica. À semelhança do SNS24, os algoritmos utilizados são definidos por painéis de peritos. Com vista à atualização dos conteúdos clínicos e científicos dos algoritmos existentes no SNS24 foi criado um grupo de trabalho de peritos. Após a implementação dos novos algoritmos a monitorização contínua de dados impõe-se e será objeto de publicação futura. Paralelamente mantém-se o desenvolvimento para a implementação de modelos híbridos de triagem, digitais e telefónicos.

Palavras-chave: triagem telefónica, algoritmos de suporte à decisão clínica, SNS

 

SNS 24, Telephone Triage and Advice Services in Portuguese Healthcare System. Analyse, validate, improve

ABSTRACT

Clinical risk assessment in-person and by telephone are essential to manage clinical priority and provide urgent care for citizens. Telephone triage, which in the Portuguese NHS is carried out through the Linha SNS24, takes place prior to in-person screening in the Emergency Department. There are different publications on telephone triage. As in SNS24, the algorithms used are defined by expert panels. To update clinical and scientific content of the existing algorithms in SNS24, a working group of experts was created. After the implementation of the new algorithms, continuous data monitoring is necessary and will be the subject of a future publication. At the same time, development continues to implement hybrid, digital and telephone screening models.

Keywords: Telephone triage, clinical decision support algorithms, Portuguese National Health System

 


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Referências


Decreto-Lei nº 69/2017 de 16 de junho

https://www.sns.gov.pt/monitorizacao-do-sns/servicos-de-urgencia/; monitorização mensal

Relatório Anual de Acesso a Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS e Entidades Convencionadas em 2021. ACSS. Pág. 168-170.

Telephone triage protocols for nurses. Julie K. Briggs. Sixth edition. Wolters Kluwer Health, 2020.

Schmitt-Thompson Clinical Content. www.stcc-triage.com.




DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.96.394

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