Rev. Adm. Saúde (On-line), São Paulo, v. 23, n. 93: e368, out. – dez. 2023, Epub 18 dez. 2023
http://dx.doi.org/10.23973/ras.93.368
ARTIGO DE REVISÃO
A preceptoria como agente construtor: uma revisão narrativa sobre a importância da preceptoria no contexto formador do profissional da saúde
Preceptorship as a construction agent: a narrative review on the importance of preceptorship in the health professional training context
Maria Letícia Barbero Simalha Forte1
1. Fisioterapeuta. Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, São Paulo SP
RESUMO
Introdução: A residência multiprofissional se tornou uma ferramenta importante na formação do profissional da saúde para a construção do seu conhecimento e habilidades. Com isso, o preceptor tomou papel fundamental na condução dessa construção. Objetivos: Identificar as atribuições do preceptor e a importância da sua condução no processo de aprendizagem entre os diferentes profissionais da equipe multiprofissional. Método: revisão narrativa com abordagem descritiva. A busca foi realizada em bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da saúde (LILACS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) e Scientific Eletronic Library Online (SciElo). Resultados: Foram identificados 51 artigos entre 2018 e 2023 e selecionados 17 artigos e realizada a leitura e após análise, os estudos convergem basicamente para 2 vertentes: a importância da preceptoria no desenvolvimento profissional e a eficácia da supervisão clínica. Conclusão: Fica claro que a supervisão multidisciplinar é uma ferramenta extremamente importante e essencial para o desenvolvimento do profissional da saúde. Observa-se que a supervisão clínica é um pilar na formação acadêmica. Fica claro que um aluno bem conduzido na fase de residência e de aprimoramento desenvolve suas habilidades de forma mais completa, assim como um preceptor bem formado e bem instruído e presente, consegue dar o suporte para o desenvolvimento. A visão dos residentes foi abordada e evidenciou positivamente a importância da preceptoria no dia a dia da prática de ensino.
Palavras-chave: preceptoria, equipe multidisciplinar, residência multiprofissional, supervisão clínica
ABSTRACT
Introduction: The multidisciplinary residency has become an important tool in the training of health professionals to build their knowledge and skills. With this, the preceptor played a fundamental role in conducting this construction. Objectives: Identify the preceptor's duties and the importance of their conduct in the learning process among the different professionals of the multidisciplinary team. Method: narrative review with a descriptive approach. The search was carried out in Virtual Health Library (VHL), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), Online Medical Literature Search and Analysis System (MEDLINE) and Scientific Electronic Library Online (SciElo) databases. Results: 51 articles were identified between 2018 and 2023 and 17 articles were selected and read and after analysis, the studies basically converge on 2 aspects: the importance of preceptorship in professional development and the effectiveness of clinical supervision. Conclusion: The multidisciplinary residency and supervision is an extremely important and essential tool for the development of health professionals. It is observed that clinical supervision is a pillar in academic training. A well-led student in the residency and improvement phase develops their skills more completely, just as a well-trained, well-educated, and present preceptor is able to provide support for development. The residents' views were addressed and positively highlighted the importance of preceptorship in day-to-day teaching practice.
Keywords: preceptorship, multidisciplinary team, multidisciplinary residency, clinical supervision
INTRODUÇÃO
A área da saúde tem evoluído muito nos últimos anos. A construção de novos tratamentos, técnicas e cuidados na alta complexidade14, além da especificidade vem crescendo e evoluindo de forma rápida e com isso, os profissionais precisam estar em constante atualização e aprimoramento da prática diária para acompanhar essa evolução.
Sabemos que a construção profissional é um processo contínuo e com o passar dos anos observamos que essa construção é adquirida durante todo o processo de aprendizagem e é na prática que podemos aplicar toda a teoria. Nos últimos anos, diante da imprevisibilidade no âmbito hospitalar e todas as adversidades criadas principalmente pela pandemia da Covid 19, além da evolução clínica, percebemos a grande necessidade de nos tornarmos profissionais mais treinados para atender a essa demanda9. Profissionais mais qualificados conseguem desenvolver melhores resultados, redução do tempo de internação, facilitando a desospitalização e a qualidade de vida para os pacientes.
Pensando nas premissas da aprendizagem, onde ela é progressiva, participativa, situada e distribuída (COOKE ET AL, 2010), a compreensão e a construção são imprescindíveis. Partir de experiências e conhecimentos prévios estimula a discussão e a troca entre residente e preceptor, o que exercita suas habilidades de comunicação. O se “fazer entender” é mais importante do que depositar um conteúdo que nem sempre é absorvido.
O objetivo principal deste trabalho é analisar a importância do trabalho de preceptoria no âmbito da saúde e sua avaliação assim como seus efeitos na prática clínica e a importância da sua condução no processo de aprendizagem entre os diferentes profissionais da equipe multiprofissional
METODOLOGIA
Para este estudo, foi utilizada uma revisão narrativa da literatura1 e os dados foram coletados por meio de uma pesquisa bibliográfica, analisando artigos publicados em revistas científicas nas bases de dados da PUBMED, LILACS, BVS, MEDLINE e SciElo. Os descritores utilizados foram: preceptoria, equipe multidisciplinar, residência multiprofissional e supervisão clínica.
Foram incluídos artigos na íntegra publicados de 2018 a 2022 na língua portuguesa e inglesa e excluídos os que não condiziam com os objetivos ou tinham formatos indisponíveis para a leitura na íntegra.
RESULTADOS
Foram identificados 51 artigos entre 2018 e 2022 e selecionados 17 artigos que contemplavam o assunto do estudo lidos na íntegra. Após a leitura e análise, os estudos convergem basicamente para 2 vertentes: a importância da preceptoria no desenvolvimento profissional e a eficácia da supervisão clínica no contexto da formação. Analisados 15 artigos de diversas áreas profissionais e países diferentes sendo eles 9 da Austrália, 3 do Brasil, 2 do Canadá ,1 da Inglaterra e 1 da Espanha. Dentre os métodos utilizados para analisar a eficácia da preceptoria estão: 6 estudos qualitativos3 7 9 1 15 16 17, 3 estudos quantitativos6 12 13, 2 estudos mistos4 5, 1 estudo comparativo11, 1 estudo de caso8,1 revisão sistemática10 e 1 estudo observacional prospectivo2
DISCUSSÃO
Com o objetivo de demostrar a importância na atuação do preceptor como agente formador do caráter profissional, independente do modelo metodológico escolhido para conduzir o programa da preceptoria, fica evidente que a observação direta e a presença constante na prática de ensino geram melhores resultados e desenvolvimento multiprofissional 3.
Todos os artigos citados descrevem a supervisão clínica como um aliado profissional e estão intimamente ligados com o sucesso e evolução do desenvolvimento profissional e da qualidade na prestação da saúde. A supervisão construtiva do preceptor facilitou o desenvolvimento profissional na visão do residente11, e a supervisão clínica é imprescindível para o desenvolvimento e melhora do desempenho profissional2 4 8 12 15, o que indica que dentro ou fora de grandes centros ou mesmo de grandes hospitais, a supervisão da preceptoria se torna parte necessária para a evolução profissional.
A prática colaborativa interprofissional também se mostrou fator importante para o desenvolvimento de habilidades, uma equipe que trabalha em conjunto dispõe de melhores técnicas e consequentemente melhores resultados no manejo do paciente4 15 17.
Em outro ponto, os supervisores
e preceptores participantes dos estudos referem a eficácia no acompanhamento
profissional, tanto dos residentes quanto dos recém formados, para evolução de
técnicas, aplicação de conhecimento, conteúdo, focando no desenvolvimento
de habilidades clínicas, profissionalismo e apoio emocional5 6 14. A
visão do residente foi extremamente importante para que as instituições incluam
seus profissionais preceptores de maneira que se sintam mais motivados e
envolvidos 6 e consequentemente, os supervisionados se sintam parte
importante do processo. Não existe modelo único de supervisão eficaz que possa
ser utilizado como fonte na prática da supervisão 11 16, o que
mostra que as diversas áreas e o local onde são instituídos são fatores
preditivos de sucesso ou não na evolução educacional.
A análise destes estudos trouxe uma visão dos residentes e supervisores sobre a necessidade de adequação frente a um programa de residência estruturado que atenda às necessidades do centro em que se encontra3 7 8.
CONCLUSÃO
Fica claro, que, de fato, a gestão da residência é o que faz com que o processo se encaminhe e organização com planejamento funcionam desde que você conheça seu público, suas necessidades e a instituição tenha condições de receber a sua aplicação. É uma construção contínua e tem toda relevância para a formação profissional, tirando a individualidade e trazendo a equipe para o foco no coletivo. Independente do programa de preceptoria onde ele seja aplicado, tanto preceptores quanto residentes afirmam que uma supervisão presente e ativa, com discussões, metodologia adequada, planejamento e análise tem potencial de transformação e isso reflete na evolução e desenvolvimento profissional além de diretamente na prestação do cuidado ao paciente, e desta forma é clara a importância do trabalho da preceptoria e de termos profissionais habilitados, presentes e ativos na formação e na condução da residência.
REFERÊNCIAS
1. Rother ET. Revisão sistemática X revisão narrativa [Internet]. Acta Paulista de Enfermagem [Editorial]. 2007 [cited 2016 Jan 25]; 20(2). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a01v20n2.pd
2. Snowdon DA, Leggat SG, Harding KE, Boyd J, Scroggie G, Taylor NF. The association between effectiveness of clinical supervision of allied health professionals and improvement in patient function in an inpatient rehabilitation setting. Disabil Rehabil. 2020 Apr; 42(8):1173-1182. https://doi.org/10.1080/09638288.2018.1518493
3. Snowdon DA, Cooke S, Lawler K, Scroggie G, Williams K, Taylor. Physiotherapists Prefer Clinical Supervision to Focus on Professional Skill Development: A Qualitative Study. NF. Physiother Can. 2020 Summer; 72(3):249-257. https://doi.org/10.3138/ptc-2019-0004
4. Wood AJ, Grudzinskas K, Ross JA, Bailey S, Gordon GE, Burton C, Wishart LR. Strengthening teamwork capability in allied health: implementation of a team development program in a metropolitan health service. Health Rev. 2020 Jun; 44(3):443-450. https://doi.org/10.1071/AH19055
5. Snowdon DA, Kolic J, Taylor Improvement in the Short-Term Effectiveness of the Clinical Supervision of Physiotherapists Who Have Taken Part in a Clinical Supervision Training Programme. NF.Physiother Can. 2021 Nov 1; 73(4):370-380. https://doi.org/10.3138/ptc-2019-0106.
6. Borrallo-Riego Á, Magni E, Jiménez-Álvarez JA, Fernández-Rodríguez V, Guerra-Martín MD.Int J Environ Health Sciences Students' Perceptions of the Role of the Supervisor in Clinical Placements. Res Public Health. 2021 Apr 21; 18(9):4427. https://doi.org/10.3390/ijerph18094427.
7. Martin P, Kumar S, Lizarondo L, Baldock K. Debriefing about the challenges of working in a remote area: A qualitative study of Australian allied health professionals' perspectives on clinical supervision. PLoS One 2019 Mar 14; 14(3):e0213613. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0213613. eCollection 2019. PMID: 30870484 .ID: 3178713
8. Allan HT, Magnusson C, Evans K, Horton K, Curtis K, Ball E, Johnson
Putting knowledge to work in clinical practice: Understanding experiences of
preceptorship as outcomes of interconnected domains of learning. M.J Clin Nurs.
2018 Jan; 27(1-2):123-131. https://doi.org/10.1111/jocn.13855. Epub
2017 Aug 3.
9. KM, Kao D, Asakura K.Soc Clinical supervision in frontline health care: A survey of social workers in Ontario, Canada.Sewell Work Health Care. 2021; 60(3):282-299. https://doi.org/10.1080/00981389.2021.1880532. Epub 2021 Feb 16.
10. Choy-Brown M, Baslock D, Cable C, Marsalis S, Williams In Search of the Common Elements of Clinical Supervision: A Systematic Review. N J Adm Policy Ment Health. 2022 Jul; 49(4):623-643. https://doi.org/10.1007/s10488-022-01188-0. Epub 2022 Feb 7.
11. Gardner MJ, McKinstry C, Perrin B Effectiveness of allied health clinical supervision following the implementation of an organisational framework..BMC Health Serv Res. 2022 Feb 26; 22(1):261. https://doi.org/10.1186/s12913-022-07636-9
12. Snowdon DA, Sargent M, Williams CM, Maloney S, Caspers K, Taylor Effective clinical supervision of allied health professionals: a mixed methods study. NF.BMC Health Serv Res. 2019 Dec 31; 20(1):2. https://doi.org/10.1186/s12913-019-4873-8
13. Gardner M, McKinstry C, Perrin B. Aust Group clinical supervision for allied health professionals. J Rural Health. 2021 Aug; 29(4):538-548. https://doi.org/10.1111/ajr.12775
14. Baker N, Garner J, Kapur L, Lange Allied health clinical supervision: An opportunity lost. B.Health Serv Manage Res. 2023 May; 36(2):102-108. https://doi.org/10.1177/09514848221100747
15. Araújo HPA, Santos LC, Domingos TS, Alencar RA. A residência multiprofissional em saúde da família como cenário para educação e práticas interprofissionais. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2021; 29:e3450. http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4484.3450
16. Lacerda LCA, Lima NX, Ribeiro DR, Messias CMBO. Percepção do graduando em saúde sobre preceptoria e prática interdisciplinar em ambiente hospitalar. Ciências & Cognição 2019; 24(1)106-117
17. Moura AS, Ricci E C,
Ferigato SH. (2021). Programas de residência
multiprofissional em saúde mental e a terapia ocupacional. Cadernos Brasileiros
de Terapia Ocupacional, 29, e2951. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO2235
Recebido: 05 de dezembro de 2023. Aceito: 18 de dezembro de 2023
Correspondência: Maria Letícia Barbero Simalha Forte. E-mail: leticia.forte@hc.fm.usp.br
Conflito de Interesses: o autor declarara não haver conflito de interesses
© This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited
Apontamentos
- Não há apontamentos.
_______________________________________________
Revista de Administração em Saúde
ISSN 2526-3528 (online)
Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7o andar
CEP 01318-901 - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3188-4213 - E-mail: ras@apm.org.br