Rev. Adm. Saúde (On-line), São Paulo, v. 23, n. 93: e361, out. – dez. 2023,
Epub 18 dez. 2023
http://dx.doi.org/10.23973/ras.93.361
ARTIGO
ORIGINAL
Informe online: estratégia
para a comunicação efetiva visando a segurança do paciente
Online report: strategy for effective
communication aimed at patient safety
Gabriela Balieiro Moriggi Pimenta1, Patricia
Mitsue Saruhashi
Shimabukuro1, Cirilo Haddad Silveira1, Adeli Mariane Vieira Lino Alfano1, Beatriz
Gonçalves Miron1, Guinther Giroldo Badessa1
1.
Grupo Anestesiologista Associado Paulista, São Paulo SP
RESUMO
Introdução: Segurança do paciente é um tema extremamente
relevante nos serviços de saúde devido à ocorrência de eventos adversos durante
a assistência. Uma das metas internacionais de segurança do paciente é a
comunicação efetiva. A comunicação entre a equipe multidisciplinar é
determinante para a realização dos cuidados necessários ao paciente, e as
falhas na comunicação são fatores que contribuem para a ocorrência de eventos
adversos, causando prejuízos assistenciais. Para garantir a comunicação
efetiva, os serviços de saúde têm enfatizado o uso de meios eletrônicos, como o
Whatsapp Messenger, caracterizando a educação médica continuada a distância
(EMCAD). Desta forma, orientações podem ser realizadas de maneira rápida e
efetiva, alertando possibilidades de eventos e garantindo a melhoria contínua
dos processos. O setor de qualidade da empresa, visando a propagação rápida da
informação, adotou a utilização do Whatsapp como forma de divulgação de
informativos e orientações para a equipe de anestesiologia, atuante em várias
unidades dentro de uma rede hospitalar localizada no município de São Paulo. Objetivo: Demonstrar a importância da
utilização de informativos online através de um aplicativo de mensagens para
obtenção da comunicação efetiva entre a equipe de anestesiologia. Material e métodos: Este trabalho foi
realizado de maneira observacional, transversal e prospectiva do período de
maio de 2022 a abril 2023, avaliando todos os informes enviados à equipe pelo
setor de qualidade do grupo de anestesiologia e monitorando as notificações de
eventos adversos. Resultados e
discussão: No período estudado foram enviados 53 informes sobre assuntos
como protocolos institucionais, registros em prontuários, alterações de rotinas
e orientações sobre as novas recomendações técnicas da Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (ANVISA). Foram constatados 90 eventos adversos dentre as
8766 cirurgias realizadas em 2022, o que corresponde a 1,03% dos casos, contra
41 eventos adversos e 4532 cirurgias em 2023, correspondente a 0,90% dos casos.
Conclusão: A comunicação efetiva foi
alcançada através da educação médica continuada como garantia da excelência no
atendimento e a segurança do paciente. As intervenções educativas via WhatsApp
garantiram a possibilidade de difusão do conhecimento na anestesiologia,
melhorando a comunicação interna entre a equipe e diminuindo a incidência de
eventos adversos.
Palavras-chave: Anestesiologia, Comunicação, Educação
médica, Segurança do Paciente, Serviços de Saúde
ABSTRACT
Patient safety is an extremely relevant topic in
healthcare services due to the occurrence of adverse events during care. One of
the international patient safety goals is effective communication.
Communication between the multidisciplinary team is crucial for providing the
necessary care to the patient, and failures in communication are factors that
contribute to the occurrence of adverse events, causing losses in care. To
ensure effective communication, health services have emphasized the use of
electronic means, such as Whatsapp messenger, characterizing Continuing
Distance Medical Education (EMCAD). In this way, guidance can be carried out
quickly and effectively, alerting possible events and ensuring continuous
improvement of processes. The company's quality sector, aiming at the rapid
dissemination of information, adopted the use of Whatsapp as a way of
disseminating information and guidelines for the anesthesiology team, working
in several units within a hospital network located in the city of São Paulo. Objective: To demonstrate the
importance of using online newsletters through a messaging application to
achieve effective communication between the anesthesiology team. Material and methods: This work was
carried out in an observational, transversal, and prospective manner from May
2022 to April 2023, evaluating all reports sent to the team by the quality
department of the anesthesiology group and monitoring notifications of adverse
events. Results and discussion:
During the period studied, 53 reports were sent on subjects such as
institutional protocols, records in medical records, changes to routines and
guidance on new technical recommendations from the National Health Surveillance
Agency (ANVISA). 90 adverse events were found among the 8766 surgeries
performed in 2022, which corresponds to 1.03% of cases, compared to 41 adverse
events and 4532 surgeries in 2023, corresponding to 0.90% of cases. Conclusion:
Effective communication was achieved through continuing medical education as a
guarantee of excellence in care and patient safety. Educational interventions
via WhatsApp ensured the possibility of disseminating knowledge in
anesthesiology, improving internal communication between the team
and reducing the incidence of adverse events.
Keywords: Anesthesiology,
Communication, Medical Education, Patient Safety, Health Services
INTRODUÇÃO
A segurança do
paciente é um tema extremamente relevante dentro dos serviços de saúde devido à
ocorrência de eventos adversos durante a assistência prestada1.
Com este
cenário, notamos a importância de se avaliar riscos a curto, médio e longo
prazo. Esses são fundamentais para a promoção de uma assistência segura, assim
promovendo uma melhoria contínua no sistema de saúde e no cuidado.
A Resolução da
Diretoria Colegiada (RDC) nº 36 completa 10 anos de publicação em 2023, podemos
dizer que, mesmo com um aumento significativo na preocupação dos profissionais
na garantia de um cuidado seguro, existem muitos desafios a serem vencidos para
que haja redução dos eventos adversos ocorridos com os pacientes dentro dos
serviços de saúde. A temática precisa ser aprimorada dentro dos cursos de
formação dos profissionais de saúde, sendo esta uma
recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS)1,2.
O conceito de
segurança do paciente envolve uma estrutura de atividades organizadas com a
integração entre cultura, processos, procedimentos, comportamentos, tecnologias
e ambiente para a redução de danos evitáveis e para minimizar o impacto do dano
quando este acontecer2,3.
Uma das metas
internacionais de segurança do paciente é a comunicação efetiva. A comunicação
entre a equipe multidisciplinar deve ser determinante para a realização dos
cuidados necessários ao paciente e as falhas na comunicação acabam sendo
fatores que contribuem para a ocorrência de eventos adversos e geram uma
redução na qualidade dos cuidados prestados3,4.
Considerando a
prática do processo perioperatório, de acordo com o Conselho Federal de
Medicina (CFM) em sua Resolução 2.174, de 14 de dezembro de 2017, "O
médico anestesista que realizar a consulta pré-anestésica ou a avaliação
pré-anestésica poderá não ser o mesmo que administrará a anestesia.8
Por isso, faz-se necessária uma boa comunicação dentro da equipe, para que não
ocorram falhas tanto na comunicação quanto no procedimento anestésico2,3,4.
Com o avanço do
processo de globalização e surgimento de novas tecnologias ligadas a internet
houve um desencadeamento de uma demanda crescente relacionada à formação dos
profissionais de forma rápida e flexível. A continuidade de educação médica
através de dispositivos eletrônicos caracteriza a Educação Médica Continuada a
Distância (EMCAD), um subtipo da Educação a Distância (EAD). Desta forma,
orientações pontuais à equipe para aprendizado podem ser realizadas de maneira
rápida e efetiva, alertando possibilidades de eventos e visando a melhoria
contínua dos processos. Esta pode ser realizada via Whatsapp Messenger, um aplicativo multiplataforma, gratuito,
permitindo troca de mensagens pelo celular através de grupos ou lista de
transmissão, fazendo com que a mensagem seja enviada de maneira personalizada e
individualizada facilitando a interação da equipe5,6,7,8.
O setor de
qualidade da empresa, que necessita de propagação rápida da informação, adotou
a ideia da utilização do Whatsapp Messenger
para divulgação de informativos e orientações pontuais para a equipe de
anestesiologia, que atua em unidades hospitalares diferentes e necessita de
flexibilidade de acesso. Então, esse setor tornou acessível por meio da EAD, a
possibilidade de democratização do saber e do conhecimento científico para a
resolução de problemas na área de anestesiologia e para melhorar a comunicação
interna entre os membros da equipe.
Desta forma,
justifica-se a necessidade de se realizar uma comunicação efetiva entre todos
os membros da equipe como forma de educação médica, assim garantindo a
segurança do paciente e a melhoria na qualidade do cuidado.
Objetivo
Este estudo
possui o objetivo de demonstrar a importância da utilização de informativos
online através de um aplicativo de mensagens para obtenção da comunicação
efetiva entre a equipe de anestesiologia.
MATERIAL E MÉTODOS
Este trabalho
foi realizado de maneira observacional, transversal e prospectiva no período de
maio de 2022 a abril 2023 avaliando todos os informes enviados à equipe pelo
setor de qualidade do grupo de anestesiologia e o monitoramento de notificações
de eventos adversos no período.
Os dados
coletados foram extraídos do aplicativo onde os médicos anestesistas conseguem
visualizar os informes anteriormente passados e com o setor de qualidade da
empresa que detém a leitura dos informativos passados no aplicativo de
mensagem.
Como variáveis
deste estudo temos: número total de informativos enviados por mês, número de
assuntos abordados nos informativos durante o período analisado, porcentagem de
adesão na leitura do informativo e monitoramento da recorrência das ocorrências
na equipe.
Os critérios de
inclusão foram os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos independente
da especialidade, que foram notificados com eventos adversos no período do
estudo, bem como o total de leituras dos informes com a respectiva ciência de
leitura.
Os critérios de
exclusão foram os pacientes que não foram submetidos a procedimentos
cirúrgicos, que não tiveram eventos adversos notificados e que não ocorreram no
período do estudo.
Este trabalho
foi submetido ao comitê de ética, garantindo o sigilo total e o anonimato dos
participantes conforme estabelecido na Resolução nº 466/2012.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nesta seção,
discorreremos acerca dos resultados obtidos após as intervenções realizadas,
investigando e constatando se de fato o WhatsApp poderia ser utilizado como
ferramenta de extensão do ensino, propiciando educação continuada para
segurança do paciente.
No período
estudado de maio 2022 a abril de 2023 foram enviados 53 informes sobre diversos
assuntos como protocolos institucionais, registros em prontuários, alterações
de rotinas e orientações sobre novas recomendações devido a atualização de
recomendações técnicas procedentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(ANVISA) ou da auditoria realizada através da metodologia QMentum.
A educação
permanente em saúde é uma estratégia que vem sendo implementada na instituição
pesquisada, possibilitando a atualização e informação constante aos
profissionais de saúde. Com a adoção da ferramenta WhatsApp, pôde-se perceber a
melhoria da qualidade do processo de aprendizagem, mensurada através dos
resultados alcançados por meio da redução na incidência de eventos adversos
após informes regulares5,6,9,10.
Quadro 1. Informes
enviados por mês através do WhatsApp no período de junho de 2022 a maio de
2023.
Mês/Ano |
Total de informes |
Maio/2022 Junho/2022 Julho/2022 Agosto/2022 Setembro/2022 Outubro/2022 Novembro/2022 Dezembro/2022 Total |
05 09 05 05 06 02 05 03 40 |
Janeiro/2023 Fevereiro/2023 Março/2023 Abril/2023 Total |
02 03 03 05 13 |
Quadro 2. Assuntos
abordados nos informes período maio 2022 a abril 2023.
Assuntos abordados |
Total |
Rotinas
institucionais Registro de
prontuário Protocolos Recomendações
da auditoria externa Total |
23 16 10 04 53 |
Gráfico 1. Adesão da
leitura dos informativos enviados por mês pela equipe de anestesiologia no
período de maio de 2022 a junho de 2023.
Em relação aos
assuntos abordados, notou-se que as rotinas institucionais foram os mais
abordados no período analisado, esta necessidade ocorreu devido a entrada de
novos médicos anestesiologistas que estavam entrando na instituição.
O registro em
prontuário foi necessário em virtude da auditoria realizada pelo setor de
qualidade nos prontuários. A meta de análise dos prontuários é de 10% do volume
total das cirurgias realizadas e a conformidade deve ser maior que 85%,
notou-se que na entrada de novos médicos esta meta praticamente não era
atingida, mesmo com a orientação dada no momento da integração destes médicos.
Desta forma, a atuação da comunicação efetiva com os informes ajudou a
“resgatar” as informações e alertar a equipe sobre as dificuldades encontradas.
Em relação ao
protocolo institucional, não foram realizados muitos informes pois os assuntos
eram abordados em aulas mensais com o setor da qualidade, o que promovia uma
reflexão das ocorrências encontradas no mês anterior.
Sobre as
recomendações da auditoria externa, é de suma importância uma efetividade na
comunicação para que melhorias sejam possíveis e assim permitir que haja
adequação dos procedimentos realizados pela equipe da anestesiologia.
Em relação ao
monitoramento de reincidências sobre as ocorrências observamos que os temas
registro em prontuário e adesão do uso do aplicativo da empresa são os mais
recorrentes, para isso foram elaborados vídeos sobre os informes já realizados
e apresentados em reuniões durante discussão dos casos clínicos.
Como demonstrado
no Gráfico 2, a forma de abordagem com informes e promoção da reflexão contínua
da equipe de anestesiologia, foi observado uma redução significativa após a
introdução desta estratégia.
Gráfico 2. Porcentagem de
eventos adversos ocorridos no período de maio de 2022 a abril de 2023.
Foram
constatados 90 eventos adversos dentre as 8766 cirurgias realizadas em 2022, o
que corresponde a 1,03% dos casos, contra 41 eventos adversos e 4532 cirurgias
em 2023, correspondente a 0,90% dos casos. Dessa forma, acredita-se que as
intervenções educativas podem ter contribuído na prática da segurança em saúde,
proporcionando aos anestesiologistas a visão da importância da qualidade do
cuidado.
CONCLUSÃO
A comunicação
efetiva e a educação médica continuada são de extrema importância para garantir
a excelência no atendimento e a segurança do paciente. Os informes via Whatsapp
Messenger enviados pelo setor de qualidade da empresa garantem a possibilidade
de difusão do saber e do conhecimento científico na anestesiologia, melhorando
a comunicação interna entre a equipe e, com isso, diminuem a incidência de
eventos adversos.
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- Gordilho R. Maturidade de gestão hospitalar e
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2018.
- Wegner W e cols. Educação para cultura da segurança
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- Silva IP, Rocha FB. Implicações do uso do Whatsapp
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- Toledo SMA. Educação a distância e ensino
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Foco. 202; 12(3): e1918. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1918
Recebido: 28 de novembro de 2023. Aceito:
18 de dezembro de 2023
Correspondência: Gabriela
Balieiro Moriggi Pimenta. E-mail:
gabrielabalieiromp@gmail.com
Conflito de Interesses: o autor declarara não haver conflito de
interesses
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