Informe online: estratégia para a comunicação efetiva visando a segurança do paciente

Gabriela Balieiro Moriggi Pimenta, Patricia Mitsue Saruhashi Shimabukuro, Cirilo Haddad Silveira, Adeli Mariane Vieira Lino Alfano, Beatriz Gonçalves Miron, Guinther Giroldo Badessa

Resumo


Introdução: Segurança do paciente é um tema extremamente relevante nos serviços de saúde devido à ocorrência de eventos adversos durante a assistência. Uma das metas internacionais de segurança do paciente é a comunicação efetiva. A comunicação entre a equipe multidisciplinar é determinante para a realização dos cuidados necessários ao paciente, e as falhas na comunicação são fatores que contribuem para a ocorrência de eventos adversos, causando prejuízos assistenciais. Para garantir a comunicação efetiva, os serviços de saúde têm enfatizado o uso de meios eletrônicos, como o Whatsapp Messenger, caracterizando a educação médica continuada a distância (EMCAD). Desta forma, orientações podem ser realizadas de maneira rápida e efetiva, alertando possibilidades de eventos e garantindo a melhoria contínua dos processos. O setor de qualidade da empresa, visando a propagação rápida da informação, adotou a utilização do Whatsapp como forma de divulgação de informativos e orientações para a equipe de anestesiologia, atuante em várias unidades dentro de uma rede hospitalar localizada no município de São Paulo. Objetivo: Demonstrar a importância da utilização de informativos online através de um aplicativo de mensagens para obtenção da comunicação efetiva entre a equipe de anestesiologia. Material e métodos: Este trabalho foi realizado de maneira observacional, transversal e prospectiva do período de maio de 2022 a abril 2023, avaliando todos os informes enviados à equipe pelo setor de qualidade do grupo de anestesiologia e monitorando as notificações de eventos adversos. Resultados e discussão: No período estudado foram enviados 53 informes sobre assuntos como protocolos institucionais, registros em prontuários, alterações de rotinas e orientações sobre as novas recomendações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Foram constatados 90 eventos adversos dentre as 8766 cirurgias realizadas em 2022, o que corresponde a 1,03% dos casos, contra 41 eventos adversos e 4532 cirurgias em 2023, correspondente a 0,90% dos casos. Conclusão: A comunicação efetiva foi alcançada através da educação médica continuada como garantia da excelência no atendimento e a segurança do paciente. As intervenções educativas via WhatsApp garantiram a possibilidade de difusão do conhecimento na anestesiologia, melhorando a comunicação interna entre a equipe e diminuindo a incidência de eventos adversos.

Palavras-chave: Anestesiologia, Comunicação, Educação médica, Segurança do Paciente, Serviços de Saúde

 

Online report: strategy for effective communication aimed at patient safety

ABSTRACT

Patient safety is an extremely relevant topic in healthcare services due to the occurrence of adverse events during care. One of the international patient safety goals is effective communication. Communication between the multidisciplinary team is crucial for providing the necessary care to the patient, and failures in communication are factors that contribute to the occurrence of adverse events, causing losses in care. To ensure effective communication, health services have emphasized the use of electronic means, such as Whatsapp messenger, characterizing Continuing Distance Medical Education (EMCAD). In this way, guidance can be carried out quickly and effectively, alerting possible events and ensuring continuous improvement of processes. The company's quality sector, aiming at the rapid dissemination of information, adopted the use of Whatsapp as a way of disseminating information and guidelines for the anesthesiology team, working in several units within a hospital network located in the city of São Paulo. Objective: To demonstrate the importance of using online newsletters through a messaging application to achieve effective communication between the anesthesiology team. Material and methods: This work was carried out in an observational, transversal, and prospective manner from May 2022 to April 2023, evaluating all reports sent to the team by the quality department of the anesthesiology group and monitoring notifications of adverse events. Results and discussion: During the period studied, 53 reports were sent on subjects such as institutional protocols, records in medical records, changes to routines and guidance on new technical recommendations from the National Health Surveillance Agency (ANVISA). 90 adverse events were found among the 8766 surgeries performed in 2022, which corresponds to 1.03% of cases, compared to 41 adverse events and 4532 surgeries in 2023, corresponding to 0.90% of cases. Conclusion: Effective communication was achieved through continuing medical education as a guarantee of excellence in care and patient safety. Educational interventions via WhatsApp ensured the possibility of disseminating knowledge in anesthesiology, improving internal communication between the team and reducing the incidence of adverse events.

Keywords: Anesthesiology, Communication, Medical Education, Patient Safety, Health Services


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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.93.361

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