Reestruturação em arquitetura organizacional de empresa familiar: análise para um cenário competitivo

Raimundo Nonato Diniz Rodrigues Filho, Lidia Guimaraes Morais, Evandro Tinoco Mesquita

Resumo


RESUMO

O mercado de saúde está mais competitivo e profissional, o que exige das instituições familiares maior maturidade em gestão. É primordial ser eficiente, ágil e adaptável. Neste contexto, realizou-se um estudo analítico do tipo transversal, com análise pré e pós-intervenção, com metodologia quantitativa baseada em modelo hipotético- dedutivo. A proposta foi correlacionar matriz SWOT e pesquisa de clima para direcionar à reestruturação interna de empresa familiar da área da saúde, com identificação das prioridades internas para melhoria da gestão. O estudo em questão foi desenvolvido tomando como base uma instituição familiar de saúde, onde o perfil profissional é composto por uma gestão com média de idade de 40 anos, sendo que 59,1% dos colaboradores têm mais de 40 anos de idade, 68,2% é do sexo feminino e 40,9% estão há mais de 10 anos na instituição. A análise da estrutura de organograma original mostrou 23 gerências e problemas relacionados com comunicação e definição de papeis e responsabilidades pela correlação entre SWOT e pesquisa de clima. Aplicando-se a teoria dos links de comunicação de Richard Hackman, existiam 253 links de comunicação. Foi feito redesenho com ajuste e redistribuição de papéis e responsabilidades e proposta nova constituição de organograma com 5 gerências e, portanto, 10 links de comunicação. Após concretização da mudança, foi aplicado questionário denominado “Felicidade Corporativa” com o grupo gestor (Cronbach de 0,7 – 0,9) e desempenho em conformidade em 4 dos 5 domínios de composição de felicidade. A análise de resultados conduziu ao direcionamento de que a reestruturação em arquitetura organizacional para otimizar a comunicação é fundamental para ancorar referências de liderança e, principalmente, para evoluir em competitividade e eficiência. Inferiu-se ainda que a forma como uma organização é desenhada, incluindo seus processos, hierarquia e divisão de responsabilidades, tem impacto positivo na competitividade, organização interna e felicidade dos colaboradores.

Palavras-chave: organograma, reestruturação, arquitetura, familiar, clima

 

Restructuring the organizational architecture of a family business: analysis for a competitive scenario

ABSTRACT

The healthcare market is more competitive and professional, which requires family institutions to be more mature in management. It is essential to be efficient, agile, and adaptable. In this context, a cross-sectional analytical study was carried out, with pre- and post-intervention analysis, with a quantitative methodology based on a hypothetical-deductive model. The proposal was to correlate the SWOT matrix and the climate survey to guide the internal restructuring of a family company in the health area, identifying internal priorities for management improvement. The study in question was developed taking as a base a family healthcare institution, where the professional profile is composed of a management with an average age of 40 years old, 59.1% of the collaborators are over 40 years old, 68.2% are female and 40.9% have been in the institution for over 10 years. The analysis of the original organizational chart structure showed 23 managements and problems related to communication and definition of roles and responsibilities by the correlation between SWOT and climate survey. Applying Richard Hackman's theory of communication links, there were 253 communication links. A redesign with adjustment and redistribution of roles and responsibilities was made and a new organizational chart was proposed, with 5 managements and, therefore, 10 communication links. After the change was made, a questionnaire called "Corporate Happiness" was applied to the management group (Cronbach's score of 0.7 - 0.9) and the performance was in conformity in 4 of the 5 happiness composition domains. The analysis of results led to the direction that the restructuring in organizational architecture to optimize communication is fundamental to anchor leadership references and, mainly, to evolve in competitiveness and efficiency. It was also inferred that the way an organization is designed, including its processes, hierarchy, and division of responsibilities, has a positive impact on competitiveness, internal organization, and employee happiness.

Keywords: organizational chart, restructuring, architecture, family, climate

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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.91.347

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