Levantamento dos mecanismos de defesa dos profissionais de enfermagem frente à deterioração das condições de trabalho

Denilson Aparecida Leite Freire, Marisa Aparecida Elias

Resumo


O objetivo desse trabalho foi investigar quais os principais mecanismos de defesa são utilizados pelos profissionais de enfermagem para lidarem com a deterioração das condições do seu trabalho. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, aos profissionais que atuam em um hospital escola da região do triângulo mineiro. Observou-se que a deterioração ocorre principalmente pela inexistência de equipamentos adequados, devido à rotina intensa de trabalho e à excessiva carga horária de trabalho. Apurou-se, também, que uma das fontes que alimenta a formação dos mecanismos de defesa é o caráter de devoção, abnegação e de assistência, sendo uma herança dos tempos iniciais de formação dessa profissão. O mecanismo de defesa mais utilizado é o da negação que consiste na recusa consciente para perceber fatos perturbadores. Ela retira do indivíduo não só a percepção necessária para lidar com os desafios externos, mas também a capacidade de valer-se de estratégias de sobrevivência adequadas. Torna-se necessário, assim, que a profissão deixe de ser vista apenas como um processo "artístico" para ser vista como uma profissão qualquer que valorize seus profissionais. Espera-se que esse estudo possa contribuir para o entender como esses profissionais lidam com a deterioração do trabalho e como estruturam seus mecanismos de defesa, afim de que eles possam repensar o caráter de devoção e abnegação da profissão, vendo-os como parte do trabalho, mas não como um fim, podendo buscar seu empoderamento dentro das organizações de saúde.


Texto completo:

HTML PDF

Referências


AQUINO, E.M.L. Gênero, trabalho e hipertensão arterial: um estudo de trabalhadoras em enfermagem em Salvador/Ba. [tese de doutoramento]. Salvador (BA): Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, 1996..

AQUINO, E.M.L., Araújo, M,J., & Menezes, G,M. Saúde e trabalho de mulheres profissionais de enfermagem em um hospital público de Salvador, Bahia. Rev Bras Enfermagem, v.46, n.3, p. 245-57, 2003.

CAPUTO, Rodrigo Feliciano. O Homem e Suas Representações sobre a Morte e o Morrer. São Paulo, Saber Acadêmico , n º 06, Dez., 2008.

DEJOURS, Cristophe, ABDOUCHELI, E. Itinerário teórico em psicopatologia do trabalho, In: DEJOURS, Cristophe, ABDOUCHELI, E., JAYET, C.. Psicodinâmica do trabalho: Contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho – São Paulo: Atlas, 1994.

ELIAS, M. A.; NAVARRO, V. L. A relação entre o trabalho, a saúde e as condições de vida: negatividade e positividade no trabalho das profissionais de enfermagem de um hospital escola. Revista Latino Americana de Enfermagem, v. 14, nº 4, p.517-25, 2006.

ELIAS, M.A. O impacto do trabalho sobre a saúde das trabalhadoras em área hospitalar: um estudo sobre o trabalho e a saúde das profissionais de enfermagem. (Dissertação de mestrado). São Paulo: USP, 2003.

FONSECA, T. M. G. (Org.) Mulher e cidadania na nova ordem social. São Paulo: Núcleo de Estudos da Mulher e Relações Sociais de Gênero/USP, 1996.

FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 4 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

FREUD, A. O ego e os mecanismos de defesa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

IGNATTI, C. Sofrimento psíquico de enfermeiros: um olhar mitológico. Revista Científica Integrada – Unaerp Campus Guarujá , Ano 1 , nº 1, Março, 2012.

PITTA, A. M. F. Hospital, dor e morte como ofício. São Paulo: Hucitec, 1991.

RIBEIRO, R. P.; MARTINS, J. T.; MARZIALE, M. H. P.; ROBAZZI, M. L. C. O adoecer pelo trabalho na enfermagem: uma revisão integrativa. Revista Escola de Enfermagem, v. 46, nº2, p. 495 – 504, 2012..

RODRIGUES, N. Lições do príncipe e outras lições. 20ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SOUZA, M. N. M.; MARTINS JÚNIOR, D. F.; SILVA, M. V.; COSTA, J. A.; NASCIMENTO SOBRINHO, C. L. Trabalho e saúde dos profissionais de enfermagem de um hospital especializado de feira de santana, bahia. Revista Baiana de Saúde Pública, v.35, supl.1, p.38-54, jan./jun. 2011.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 212 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.68.34

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_______________________________________________

Revista de Administração em Saúde
ISSN 2526-3528 (online)

Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7o andar
CEP 01318-901 - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3188-4213 - E-mail: ras@apm.org.br