Implantação do Programa CQH no HRQ da Guatemala

Rev. Adm. Saúde  Vol. 17,  Nº 67, Abr. – Jun. 2017

http://dx.doi.org/10.23973/ras.67.25

 

RELATO DE CASO

 

Implantação do Programa CQH no Hospital Regional de Quiche e em outros cinco hospitais na República da Guatemala

Implementation of the CQH Program at the Regional Hospital de Quiche and in five other hospitals in the Republic of Guatemala

 

José Manoel de Camargo Teixeira1, Milton M. Osaki2

 

1. Médico, administrador hospitalar e de sistemas de saúde, ex-diretor do PROAHSA

2. Médico, administrador hospitalar e de sistemas de saúde, consultor da JICA

 

 

 

RESUMO

Neste artigo são relatadas as ações para a implantação do Programa CQH em hospitais da Guatemala.

O PROAHSA (Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, patrocinado pela JICA (Japan International Cooperation Agency), agência de cooperação do governo japonês, desenvolveu ações para implantar o Programa CQH no Hospital Regional de Quiché (HRQ) no Departamento de Quiche e em mais cinco hospitais da Guatemala.

As ações deste projeto basearam-se na realização de avaliações dentro do modelo CQH e na capacitação de 15 gestores do HRQ em fundamentos e critérios que embasam o Programa CQH e em conceitos de administração hospitalar e gestão de sistemas de saúde.

O projeto foi denominado "Fortalecimento de Capacidades para o Manejo de Sistemas em Gerenciamento Hospitalar" e foi executado no período de julho de 2014 a julho de 2016.

Palavras-chave: Administração hospitalar e sistemas de saúde. Modelo de gestão.

 

ABSTRACT

In this paper, the actions for the implementation of the CQH Program in hospitals in Guatemala are reported.

The PROAHSA (Program of Advanced Studies in Hospital Administration and Health Systems) of the Hospital das Clínicas of the Faculty of Medicine of the University of São Paulo, sponsored by JICA (Japan International Cooperation Agency), developed a program to implement the CQH Program at the Quiché Regional Hospital (HRQ) in the Quiche Department and in five other hospitals in Guatemala.

The actions of this project were based on evaluations within the CQH model and training of 15 HRQ managers on fundamentals and criteria that underpin the CQH Program and concepts of hospital administration and health systems management.

The project was called "Capacity Building for Management of Systems in Hospital Management" and was executed from July 2014 to July 2016.

Keywords: Hospital administration and health systems. Management model

 

 

 

INTRODUÇÃO

A República da Guatemala conta com uma extensão de 108.889 km2 dividida em 22 departamentos. Em 2006, contava com uma população de 14.361.666 habitantes: 51,23% mulheres e 48,76% homens, segundo o Instituto Nacional de Estatística da Guatemala. Naquele ano, a densidade populacional era de 117 habitantes por km2; a população indígena correspondia a 41% da população; 51% da população total encontrava-se abaixo da linha de pobreza e 15,2% encontrava-se em situação de pobreza extrema. Cerca de 51,5% vivia em áreas rurais e 23% vivia na região metropolitana. De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), em 2009 a esperança de vida era de 70,5 anos, sendo 67,1 anos para os homens e 74,2 anos para as mulheres.

O sistema de saúde da Guatemala 4 é composto por um setor público e outro privado. O setor público compreende o Ministério de Saúde Pública e Assistência Social (MSPAS), responsável por assistir 70% da população. O Instituto Guatemalteco do Seguro Social (IGSS) oferece cobertura a 17,45% da população vinculada a emprego formal e a Sanidad Militar cobre os membros das forças armadas e a polícia, incluindo as suas famílias.

O setor privado atende cerca de 12% dos guatemaltecos na assistência à saúde. Neste setor destacam-se as organizações da sociedade civil com fins lucrativos e organizações religiosas sem fins lucrativos. O setor de seguros de saúde tem pouca participação.

Os recursos do Ministério da Saúde são resultantes de arrecadação federal, empréstimos, doações internacionais e taxas de serviço.

Embora a constituição da Guatemala estabeleça o direito à saúde e segurança social a todos os cidadãos, a cobertura real alcança apenas 48% da população.

Os gastos com saúde representam 7,1% do PIB da Guatemala. O gasto per capita gira em torno de US$ 337.

O MSPAS conta com uma rede de 43 hospitais de referência secundária e terciária, sendo dois de referência nacional, 7 especializados, 7 nacionais regionais, 14 departamentais e 13 distritais que atendem a cerca de 6.600.000 pessoas. O MSPAS mantém ainda 3301 centros comunitários, 957 postos de saúde e 20 maternidades.

Estatísticas de 2009 mostram que o setor privado contava com 2287 clinicas médicas particulares e 62 hospitais.

A Organização Mundial da Saúde mostrou em 2005 que a Guatemala contava com 7 leitos por 10.000 habitantes enquanto El Salvador contava com 9; a Bolívia, com 10; o Peru, com 11 e a Colômbia, com 12 leitos. Ainda segundo a OMS, a Guatemala contava com 0,9 médicos por 1000 habitantes enquanto a Bolívia e Paraguai contavam com 1,2. No Departamento de Quiché o índice era de 0,1.

Em 2009, o Colégio de Médicos e Cirurgiões da Guatemala registrava 12.940 médicos no país. Na Guatemala existem cinco escolas médicas, sendo apenas uma pública (Universidade de São Carlos).

Segundo o MSPAS, os principais problemas de saúde são a grande mortalidade materna, a mortalidade infantil, a desnutrição e as doenças infecto-contagiosas.

O Departamento de Quiché, onde se desenvolveu o projeto, encontra-se situado na região nordeste da Guatemala. Pertence à conhecida Franja Transversal do Norte.

Este departamento, durante a guerra civil que viveu o país entre 1960 e 1996, foi cenário de combates violentos principalmente na área petroleira de Ixcán.

O município de Santa Cruz del Quiché, capital do departamento, não contava com serviço de saúde até 1944, quando ocorreu a adequação de uma construção para atendimento de pacientes, dando-se o nome de Hospital Nacional Santa Helena.

Em 1954, em terreno contíguo, foram construídas novas instalações da unidade de saúde e também uma capela dedicada à Santa Helena.

No ano de 1958, houve a compra do terreno de aproximadamente 2600 metros quadrados, vizinho à capela Santa Helena, para ampliação do hospital, que foi concluído em 1962.

Na década de 70, grande parte dos atendimentos eram demandas cirúrgicas por ferimentos de armamentos de guerra e o hospital chegou a ter atendimento compatível com 200% de ocupação. Em 1972, foram construídas salas cirúrgicas para os referidos atendimentos.

O hospital atendia neste período quatro especialidades: clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria e ginecologia/obstetrícia.

Em março de 1982, um grupo de médicos, liderado pelo Dr. Guillermo Crocker Córdova, levou ao presidente da república a necessidade de um novo hospital. O pedido foi encaminhado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. A aprovação da demanda ocorreu em agosto de 1983.

Entre 1985 e 1986, foram realizados estudos para a construção da instituição, cuja pedra fundamental foi lançada em julho de 1987. Em 1988, foi iniciada a construção e em maio de 1995, foram transferidos para a nova estrutura os 150 leitos que funcionavam no antigo Hospital Santa Helena. 

A inauguração do novo hospital ocorreu em 5 de junho de 1995, com 222 leitos.

Em setembro de 2013, o Ministério da Saúde elevou a classificação do hospital e este se tornou referência terciária do Departamento de Quiché, sendo renomeado como Hospital Regional de Quiché.

Atualmente o hospital tem 171 leitos distribuídos da maneira mostrada na Tabela 1.

 

Tabela 1. Distribuição e quantidades de leitos do HRQ.

Especialidade

Leitos

Clínica médica - homens

11

Clínica médica - mulheres

11

Clínica cirúrgica - homens

14

Clínica cirúrgica – mulheres

14

Ortopedia/traumatologia – homens

12

Ortopedia/traumatologia – mulheres

7

Obstetrícia

37

Ginecologia

4

Pediatria

13

Recuperação nutricional

5

Neonatologia (patológico)

10

Parto canguru

2

Resguardo obstétrico

3

Clínica cirúrgica – pediatria

4

Ortopedia/traumatologia - pediatria

4

Emergência pediátrica (observação)

5

UTI pediátrica

7

Emergência adultos (observação)

3

UTI adultos

5

Total de leitos:

171

 

O Hospital Regional de Quiché conta ainda com serviços de odontologia, cirurgia ambulatorial, fisioterapia e reabilitação, nutrição, banco de sangue, banco de leite, laboratório de análises clínicas, diagnóstico por imagens (radiologia, mamografia, ultrassonografia e ecocardiografia), farmácia e nutrição.

Em 07 de outubro de 2014, o Hospital Regional de Quiché recebeu a certificação de Hospital Amigo do Aleitamento Materno do Fundo das Nações Unidas para a Infância.

 

RELATO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O projeto decorreu da percepção de que o Hospital Regional de Quiché necessitava fortalecer seu sistema de gestão para implantar um sistema de informática.

Em setembro de 2012, o HRQ recebeu em doação o sistema de informações S4 utilizado nos hospitais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Foi iniciado então o projeto “Apoio Técnico para a Gestão Hospitalar Baseado em um Sistema de Informações” para implementar este sistema de informações.

No decorrer dos trabalhos para a implantação do Sistema S4 percebeu-se que o Hospital Regional de Quiché necessitava fortalecer seu sistema de gestão para obter sucesso na implantação do sistema de informática.

Denominado projeto "Fortalecimento de Capacidades para o Manejo de Sistemas em Gerenciamento Hospitalar", os trabalhos iniciaram-se em Julho de 2014 e duraram dois anos.

O projeto tinha como principal objetivo a implantação do Programa CQH 1, 5 no Hospital Regional de Quiché e a disseminação para mais cinco hospitais. A estratégia seria: a) realizar avaliações e levantamentos com o objetivo de melhorar as fragilidades administrativas e b) realizar a capacitação de 15 gestores do HRQ por meio da prática dos fundamentos e critérios do programa.

Os 15 gestores do HRQ selecionados para os treinamentos eram divididos em 5 médicos, 5 enfermeiras e 5 gestores administrativos. Na Tabela 2 constam os nomes e os setores dos participantes.

 

Tabela 2. Nomes e setores de trabalho dos 15 gestores do HRQ selecionados para a capacitação.

Nome do gestor

Setor de trabalho

Dra. Ana Virginia Acifuina Arriaga

Clínica médica

Dra. Ligia Raquel Terre Prado

Pediatria

Dr. Joaquim Palma Canizales

Anestesiologia

Dra. Karen del Rosario Barrientos Trujillo

Ginecologia/obstetrícia

Dr. Hector Anotnio Gonzalez Cajas

Epidemiologia

EP Cláudia Yaneth Pineda Rodas

Enfermagem – centro cirúrgico

EP Basilia Noemi Bala Lopez

Enfermagem – coordenação

EP Sandra Patricia Lopez Soto

Enfermagem – emergência

EP Edilia Yesenia Curruchiche Lopez

Enfermagem - UTI

Cristian Leonel Gonzales Sapon

SAME

Valeska Gabriela Mendez Estrada

Contabilidade

Eva Maribel Sapon Herrera

Gestão de pessoas

Ileana Maribel Noriega Lainez

Farmácia

Javier Francisco Barrios Cifuentes

Radiologia

Maria Angelica Tiquiran Ramirez

Enfermagem – Coordenadora do Projeto no HRQ

 

O modelo CQH de gestão hospitalar é um conjunto de fundamentos e critérios que permitem avaliar a qualidade do atendimento médico-hospitalar, baseado no registro, na análise de dados, na aferição da adequação dos serviços em conformidades com as suas normas e critérios.

O Programa CQH foi inspirado nos trabalhos da Comissão Conjunta de Acreditação de Organização de Saúde (CCOS) dos EUA nos anos 1989 e 1990. Desde 1991, está estabelecida na sede da Associação Paulista de Medicina e trata-se de uma atividade de responsabilidade social desta entidade. O CQH é um programa de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar. Estimula a autoavaliação das instituições hospitalares estabelecendo um componente educacional muito importante, que é o incentivo à mudança de atitude e de comportamento. Preconiza o trabalho coletivo, envolvendo grupos multidisciplinares no aprimoramento dos processos de atendimento. A missão do programa é contribuir para a melhoria contínua da qualidade do atendimento nos serviços de saúde mediante metodologia específica, estimulando a melhoria contínua da qualidade de produtos e serviços, estabelecendo amplo entendimento dos requisitos de excelência e desempenho.

As capacitações foram desenvolvidas por especialistas em administração hospitalar e de sistemas de saúde coordenados pelo PROAHSA 2.

O PROAHSA é formado a partir de um convênio entre o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os principais objetivos deste programa são: desenvolvimento de programas de ensino, pesquisa, preparação de publicações e assistência técnica, no campo da administração hospitalar e de sistemas de saúde.

Os trabalhos desenvolvidos foram patrocinados pela Japan International Cooperation Agency (JICA)3.

A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), programa que apóia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento, com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países, a JICA presta assistência a mais de150 países no mundo todo.

 

Avaliações no Hospital Regional de Quiché

Foram realizadas cinco avaliações no HRQ com base no roteiro de avaliação de 100 pontos do Programa CQH. Uma das avaliações (a primeira) decorreu na forma de autoavaliação.

O roteiro de avaliação de 100 pontos tem como base os critérios que compõem o Modelo CQH de gestão hospitalar. O resultado da avaliação decorre do apontamento entre duas opções de resposta: sim (s) e não (n). No caso do hospital não oferecer o serviço, a condição será “não se aplica” (na). Os campos dos subitens deverão ser preenchidos com sim (s), não (n) ou não se aplica (na).

Assim, exemplificando, no critério Liderança a avaliação realiza-se através dos questionamentos:

1. O hospital tem organograma formalmente descrito e representativo da realidade organizacional? (s) (n)

2. O hospital tem valores e conceitos organizacionais formalmente definidos (missão, visão e políticas organizacionais)? (s) (n) 

3. Os valores e conceitos organizacionais são de conhecimento das pessoas que compõem a força de trabalho e outras partes interessadas, quando pertinente? (s) (n)

A positividade ao questionamento traduz-se em pontuação.

A Tabela 3 demonstra a pontuação máxima possível por critério.

 

Tabela 3. Critérios do Roteiro de Avalição do Programa CQH e respectivas pontuações.

Critério

Pontuação Máxima

P. Perfil

5

I. Liderança

10

1.1 Governabilidade Corporativa

3

1.2 Exercício de Liderança e Promoção da Cultura de Excelência

4

1.3 Análise de Desempenho do Hospital

3

II. Estratégias e Planos

4

2.1 Formulação de Estratégias

2

2.2 Implementação de Estratégias

2

III. Clientes

5

3.1 Imagem e Conhecimento do Mercado

3

3.2 Relação com os Clientes

2

IV. Sociedade

5

4.1 Responsabilidade Sócio Ambiental

3

4.2 Desenvolvimento Social

2

V. Informações e Conhecimentos

10

5.1 Informação do Hospital

5

5.2 Informação Comparativa

4

5.3 Ativos Intangíveis e Conhecimento Organizacional

1

VI. Pessoas

10

6.1 Sistema de Trabalho

3

6.2 Capacitação e Desenvolvimento

4

6.3 Qualidade de Vida

3

VII. Processos

11

7.1 Processos Principais do Negócio e Processos de Apoio

6

7.2 Processo de Relação com os Fornecedores

2

7.3 Processo Econômico Financeiro

3

VIII. Resultados

40

8.1 Resultados Econômico Financeiros

8

8.2 Resultados Relativos a Clientes e Mercado

10

8.3 Resultados Relativos à Sociedade

2

8.4 Resultados Relativos a Pessoas

8

8.5 Resultados dos Processos Principais do Negocio e dos Processos de Apoio

10

8.6 Resultados Relativos com os Fornecedores

2

Total

100

 

Resultados das Avaliações

Como inicio das atividades do projeto orientou-se a realização de autoavaliação pelos 15 gestores do HRQ. Esta atividade foi desenvolvida em outubro de 2013 e o resultado foi de 77,04 pontos.

Em julho de 2014, ocorreu a primeira avaliação do HRQ realizada pelas avaliadoras do Programa CQH, Neuza K.Uchiyama e Cibelle Naves. Nesta avaliação, o Hospital Regional de Quiché obteve 49,18 pontos.

As mesmas avaliadoras que realizaram a primeira avaliação desenvolveram em julho de 2015 a segunda avaliação. Nesta avaliação o HRQ obteve o resultado de 64,57 pontos.

Em fevereiro de 2016, foi realizada a terceira avaliação ao HRQ pelas avaliadoras Cibelle Naves e Isabel Dias, com resultado de 59,21 pontos.

Em junho de 2016 as avaliadoras Neuza K. Uchiyama e Cibelle Naves realizaram a quarta avaliação e o Hospital Regional de Quiché obteve o resultado de 60,80 pontos.

A Tabela 4 apresenta todos os resultados das avaliações realizadas no HRQ.

 

Tabela 4. Pontuações das avaliações feitas no HRQ.

Critério

 

Pontuação Máxima

Auto avaliação Outubro 2013

Primeira Avaliação Julho 2014

Segunda Avaliação Julho 2015

Terceira Avaliação Fevereiro 2016

Quarta Avaliação Junho 2016

Perfil

P

5

3,86

2,27

2,84

2.73

3.07

Liderança

1.1

10

2,31

2,00

2,54

2,31

2.54

1.2

4,00

2,67

2,80

2,40

2.40

1.3

3,00

1,88

2,67

2,67

2,67

Estratégias e Planos

2.1

4

1,50

1,71

2,00

1,75

2,00

2.2

1,60

0,22

0,00

0,20

0,00

Clientes

3.1

5

3,00

2,00

2,40

2,40

2,70

3.2

1,78

1,50

1,78

1,78

1,78

Sociedade

4.1

5

2,67

2,25

2,33

2,33

2,33

4.2

2,00

2,00

2,00

2,00

2,00

Informações e Conhecimentos

5.1

10

5,00

4,29

4,09

4,09

4,32

5.2

4,00

1,33

4,00

4,00

4,00

5.3

0,67

0,38

0,44

0,56

0,89

Pessoas

6.1

10

2,70

2,33

2,40

1,80

2,10

6.2

4,00

2,80

3,27

2,55

2,91

6.3

1,80

0,32

1,50

1,35

0,90

Processos

7.1

11

5,26

3,80

4,09

4,38

4,25

7.2

1,43

0,33

1,43

1,33

1,67

7.3

2,54

2,25

2,08

2,31

1,85

Resultados

8.1

40

2,67

5,33

5,33

2,67

2,67

8.2

8,33

1,67

5,00

3,33

5,00

8.3

1,43

1,14

1,43

1,14

1,71

8.4

4,00

1,00

1,00

2,00

1,00

8.5

7,50

3,75

7,14

7,14

5,71

8.6

0,00

0,00

0,00

0,00

0,33

Total

 

100

77,04

49,22

64,57

59,21

60,80

 

O resultado de 77,04 pontos da autoavaliação não traduzia a qualidade do atendimento médico-hospitalar observada no HRQ e estava associado à incompreensão da metodologia.

O resultado da primeira avaliação do Hospital Regional de Quiché de 49,22 pontos demonstrou o real nível de qualidade observado na instituição. Eram evidentes as oportunidades de melhoria nos processos de gestão, atendimento médico-hospitalar e estrutura física.

Da primeira avaliação para a avaliação seguinte observou-se expressivo aumento de 31% dos pontos. Credita-se o incremento da pontuação ao treinamento realizado em setembro de 2014. Foram perceptíveis as melhoras nos processos de gestão e nas instalações físicas com consequente melhora na assistência. Ocorreram melhoras visíveis na limpeza com a ocorrência de reformas físicas (UTI e enfermarias). Houve também construção de espaço físico para alojar familiares dos pacientes.

O resultado da terceira avaliação mostrou decréscimo de 8,31% na pontuação em relação à avaliação anterior. Esta queda no resultado é explicada pela nota zero observada no critério Resultados relacionado ao subcritério Fornecedores. Este retrocesso pode ser associado à irregularidade e inconstância nos trabalhos de consolidação do modelo neste período. O fato da instituição não apresentar conformidade em um item que na avaliação anterior havia apresentado conformidade demonstrou instabilidade nos trabalhos de consolidação do modelo. Esta queda na pontuação pode ainda ser explicada pela dificuldade observada neste período de interação entre alguns gestores participantes do projeto. Verificou-se falha no entrosamento entre alguns gestores que afetou o desempenho das tarefas do projeto. Este desencontro culminou com a vinda de apenas 10 gestores para a terceira capacitação.

Na quarta e última avaliação ocorrida em Junho de 2016 a marca atingida foi de 60,80 pontos, verificando-se aumento de 2,68% em relação à terceira avaliação. Este resultado pode ser creditado ao retorno de constância no desenvolvimento dos trabalhos de consolidação do modelo e também a melhor compreensão e aplicação efetiva dos conceitos do Modelo CQH. Outra explicação para a melhora do resultado está relacionada ao trabalho realizado em fevereiro de 2016 com a ida de dois especialistas do PROAHSA, Antonio Carlos da Silva e Isabel Dias, que realizaram trabalho de diagnóstico situacional do HRQ. Sobre as oportunidades de melhoria verificadas, desenvolveram-se ações na metodologia QUICK WIN.

 

Capacitação dos 15 gestores do HRQ

A primeira capacitação ocorreu no período de 1 a 13 de setembro de 2014 em São Paulo.

Neste primeiro treinamento o objetivo principal foi apresentar o modelo de gestão do programa CQH. Enfatizaram-se os fundamentos e critérios do modelo de gestão considerando-se os resultados observados na autoavaliação realizada em outubro de 2013 e na avaliação feita em julho de 2014.

Nesta primeira capacitação foram também realizadas visitas aos hospitais do Programa CQH detentores do selo de conformidade para compreensão da prática dos critérios.

Como percalço durante o primeiro treinamento, pode ser registrada a comunicação do afastamento do Dr. Guilhermo Crocker Cordóva da direção geral do Hospital Regional de Quiché por decisão governamental. Este dirigente foi o incentivador da implantação do projeto. Este episódio marcou os ânimos dos participantes.

Durante o transcorrer do primeiro treinamento os gestores do HRQ foram recebidos na Associação Paulista de Medicina pelo presidente da instituição, Dr. Florisval Meinão.

Na Tabela 5 segue a programação e cronograma do treinamento.

 

Tabela 5. Cronograma da primeira capacitação realizada de 1 a 13 de setembro de 2014.

 Data

Horário

Atividade

Local

Palestrante

01/09

09:00 -12:00

Apresentação do programa de visita e do Projeto

Hotel Nikkey-SP

Haino Burmester

 

14:00 - 17:00

Apresentação do Modelo de Gestão

Hotel Nikkey -SP

Ivana Mara Rodrigues da Silva

02/09

09:00 - 12:00

Liderança

Hotel Nikkey-SP

Haino Burmester

 

14:00 - 17:00

Planejamento Estratégico

Hotel Nikkey-SP

Fabio Pacheco Muniz de Souza e Castro

03/09

09:00 - 12:00

Clientes e Sociedade

Hotel Nikkey-SP

José Agenor Mei Silveira

 

14:00 - 17:00

Informação e Conhecimento

Hotel Nikkey-SP

Haino Burmester

04/09

09:00 - 12:00

Informação e Conhecimento

Hotel Nikkey-SP

Marco Antonio Gutierrez

 

14:00 - 17:00

Gestão de Pessoas

Hotel Nikkey-SP

Maria Aparecida Novaes

05/09

09:00 - 12:00

Gestão de Processos

Hotel Nikkey-SP

Marcelo Marinho Aidar

 

14:00 - 17:00

Visita

Hospital Santa Cruz-SP

 

06/09

 

Programação livre

 

 

07/09

 

Programação livre

 

 

08 e

09/09

08:30-17:30

Curso Implantando o Modelo de Excelência de Gestão no Setor Saúde

Hospital Policlin 9 de Julho – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Neusa Kyoko S. Uchiyama e Cibelle Naves de Oliveira

10/09

08:30 - 17:30

Visita

Hospital Policlin 9 de Julho – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Neusa Kyoko S. Uchiyama e Cibelle Naves de Oliveira

11/09

09:00 - 12:00

Visita

Instituto do Coração do HCFMUSP-SÃO PAULO

 Marco Antonio Gutierrez

 

14:00 – 17:00

Visita

Instituto do Coração do HCFMUSP-SÃO PAULO

 Marco Antonio Gutierrez

12/09

09:00 – 12:00

Visita

Fundação Nacional da Qualidade-SÃO PAULO

Jairo Martins

15:00 – 19:00

Visita

Hospital Vera Cruz de Campinas-CAMPINAS

Claudia Matias

13/09

 

Programação livre

 

 

 

A segunda capacitação ocorreu em São Paulo no período de 8 a 18 de setembro de 2015.

Neste treinamento, além do reforço sobre os conceitos do Programa CQH, focaram-se os conceitos teóricos do Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS) 5. Foram desenvolvidas aulas para o preparo do relatório de gestão do PNGS.

Os gestores do HRQ foram treinados também para o uso de ferramentas de gestão como indicadores de desempenho para gestão de processos, pessoas, segurança do paciente e infecção hospitalar.

Foram ainda realizadas visitas a Hospitais do Programa CQH portadores do selo de conformidade.

A Tabela 6 detalha o cronograma e programação do segundo treinamento.

 

Tabela 6. Cronograma da segunda capacitação realizada de 8 a 18 de setembro de 2015.

img

img

img

A terceira capacitação ocorreu entre 6 a 19 de março de 2016 em São Paulo.

Neste período de treinamento, os gestores do Hospital Regional de Quiché realizaram capacitação prática em três hospitais relacionados ao programa CQH.

As práticas ocorreram de acordo com a formação profissional dos gestores. Assim, a gestora de pessoas do HRQ realizou treinamento no setor de gestão de pessoas. Os demais gestores realizaram treinamentos respeitando esta metodologia.

A Tabela 7 detalha a programação desenvolvida.

Tabela 7. Cronograma da terceira capacitação realizada de 6 a 19 de março 2016.

img 

Diagnóstico situacional

Na primeira semana de fevereiro de 2016, realizou-se diagnóstico situacional no HRQ conduzido pelos avaliadores Antônio Carlos da Silva e Isabel Dias.

Das oportunidades de melhoria detectadas por este trabalho, criou-se um plano de melhorias em curto prazo (quick win).

O quick win é uma ferramenta que tem como objetivo a obtenção de ganhos rápidos de forma organizada. Foi sugerida a melhora da estrutura da limpeza, higiene e organização nas áreas assistenciais (enfermarias).

 

Disseminação do Programa CQH

A disseminação do Programa CQH iniciou-se em 2015 através de apresentações teóricas para os hospitais das cidades de Nebaj, Joyabaj, Uspatan, Totonicapan e Solola pelos 15 gestores do Hospital Regional de Quiché. Estes hospitais são de complexidade secundária e tem como referência o Hospital Regional de Quiché para o encaminhamento de complexidades clinico-cirúrgicas.

As apresentações do Programa CQH nestes hospitais tiveram o apoio e patrocínio do Ministério da Saúde da Guatemala e foram acompanhadas por representante do órgão, Dr. Mario Gatica, vindo da capital do país.

No dia 12 de março, em reunião com a Dra. Miriam Segura, diretora do hospital e chefes dos serviços ocorreu apresentação do Programa CQH ao Hospital de Nebaj. Nesta data foi entregue também o roteiro de avaliação.

Nos dias 20, 26 de março ocorreram reuniões nos hospitais de Joyabaj e Uspatán respectivamente. Nestas oportunidades, com a participação dos diretores das unidades e gestores foram também realizadas apresentações do Programa CQH e materiais foram entregues.

No dia 16 de abril, foram realizadas reuniões nos hospitais de Totonicapan e Sololá, onde ocorreram os processos acima relatados.

Nos hospitais de Nebaj, Totonicapan e Uspatan foram realizadas avaliações nos dias 7 de maio, 15 de julho e 30 de setembro, respectivamente.

No hospital de Totonicapan, foi realizada em 28 de julho, a única reunião de consenso das avaliações realizadas nos cinco hospitais.

A Tabela 8 mostra resumo das atividades com o objetivo de disseminação do Programa CQH, conduzidas pelos 15 gestores do HRQ.

 

Tabela 8. Cronograma da disseminação do Programa CQH em cinco hospitais da Guatemala.

Data

Local

Participantes

Atividades

12/03/15

Hospital de Nebaj

 

Dra. Miriam Segura, diretora do hospital e chefes de serviço (total de 22 participantes)

Apresentação teórica do Modelo CQH

 

Entrega do Roteiro de Avaliação CQH

20/03/15

Hospital de Joyabaj

Dra. Marina Méndez, diretora do hospital e chefes de serviço (20 participantes)

idem

26/03/15

Hospital de Uspantán

Dr. Julio López, Vice- diretor do hospital e chefes de serviço (24 participantes)

 idem

16/04/15

Hospital de Totonicapán

Dr. German Aguilar Alvarado, diretor do hospital e chefes de serviço (37 participantes)

idem

16/04/15

Hospital de Sololá

Dra. Sheily Laparra, diretora do hospital e chefes de serviço (26 participantes)

idem

07/05/15

Hospital de Nebaj 

Dra. Miriam Segura, diretora do hospital e chefes de serviço

Segunda reunião e realização de avaliação

15/07/15

Hospital de Totonicapan

Dr. German Aguilar Alvarado, diretor do Hospital e chefes de serviço

Segunda reunião e realização de avaliação

30/09/15

Hospital de Uspantán

Dr. Julio López, vice- diretor do hospital e chefes de serviço

Segunda reunião e realização de avaliação

28/07/15

Hospital de Totonicapán

Três representantes do Hospital de Totonicapán

Reunião de consenso da primeira avaliação

 

RESULTADOS

No dia 27 de julho de 2016, ocorreu a cerimônia de encerramento do projeto “Fortalecimento de Capacidades para o Manejo de Sistemas de Gestão Hospitalar” no Hospital Regional de Quiché. O evento foi realizado no salão nobre do HRQ e contou com participação de autoridades do governo da Guatemala, Japão e do Brasil.

Como resultados do projeto 6, pode-se apontar os seguintes benefícios ao Hospital Regional de Quiché:

Benefícios qualitativos:

  • Maior participação e aproximação da direção do HRQ com os trabalhadores e usuários do hospital
  • Melhoria e aprofundamento de relacionamento do HRQ com o governo central
  • Reconhecimento pelo Ministério de Saúde da Guatemala da evolução da qualidade médico-hospitalar do HRQ
  • Acreditação como Hospital Amigo de Lactância Materna.

Benefícios quantitativos: 

  • Melhoria da infraestrutura com a construção de novas edificações (UTI e alojamento para acompanhantes)
  • Melhoria da infraestrutura com construção de refeitório para os trabalhadores do hospital
  • Melhoria da infraestrutura com reformas de edificação (enfermaria feminina)

Valorização de profissionais:

  • Construção de refeitório para trabalhadores

 Valorização de clientes e responsabilidade social:

  • Preocupação em preservar os padrões culturais: a) introdução de práticas como o parto vertical, com o uso da roupa colorida da etnia e o acompanhamento do marido; b) prescrição do chá IXBUT - típico na comunidade e de reconhecida eficácia para melhoria do aleitamento; c) atendimento ambulatorial em idioma quiche; d) sinalização/comunicação visual em idioma Quiché e d) implantação de pesquisas de satisfação em idioma Quiché
  • Realização de campanhas de conscientização junto à população escolar para doação de sangue
  • Melhoria do banco de leite materno com a introdução de processo de pasteurização
  • Compreensão e protagonismo do HRQ na realidade social local com a implantação de sistema de Atenção Individualizada a Vítimas de Violência Sexual

Melhoria dos processos de gestão:

  • Melhoria da qualidade dos registros de reuniões
  • Desenvolvimento e implantação de procedimentos operacionais padronizados (POPs)
  • Adesão a protocolos da OMS
  • Iniciativa em se adequar às normas de controle de radiação, mesmo não havendo legislação vigente no país
  • Primeiro hospital da Guatemala a contar com incinerador de lixo hospitalar

A evolução dos trabalhos do projeto “Fortalecimento de Capacidades para o Manejo de Sistemas de Gestão Hospitalar” não ocorreu sem sobressaltos.  A substituição do diretor geral do HRQ, Guilhermo Crocker Cordóva, durante a realização do primeiro treinamento causou apreensão quanto à continuidade do projeto. Mas o envolvimento do novo diretor, Dr. Salomon Delgado, nos trabalhos possibilitou o prosseguimento do projeto e os resultados obtidos.

As três substituições de ministros da saúde da Guatemala durante o transcorrer do projeto também causaram dúvidas quanto à manutenção dos trabalhos. O projeto iniciou-se na gestão do Dr. Jorge Alejandro Villavicencio, que foi seguido pelos Drs. Luis Enrique Monterroso e Mariano Rayo. O final do projeto ocorreu durante a gestão da Dra. Lucrecia Mack. Em relação ao Ministério da Saúde da Guatemala, pôde-se observar apoio para o desenvolvimento do projeto. Muitas atividades do projeto contaram com a participação de representante do Ministério da Saúde.

Os resultados da disseminação do Programa CQH para cinco outros hospitais da Guatemala foram aquém do esperado. O desencontro nos trabalhos, observado entre a primeira e a segunda avaliação, somado à diminuição do número de gestores envolvidos no projeto afetou o cronograma planejado para os trabalhos, com prejuízo maior no desenvolvimento dos trabalhos para a disseminação do modelo CQH aos cinco hospitais.

Os gastos com as ações do projeto exigiram o dispêndio de ¥ 25.332.000, cerca de US$ 250.000, pelo Governo Japonês. Este montante foi utilizado para despesas de viagem, hospedagem e alimentação dos participantes. Neste montante estão inclusos ainda despesas de tradução de livros e manuais de treinamento doados pelo Programa CQH e PROAHSA.

A contraparte guatemalteca foi na ordem de 386.982 quetzales, cerca de US$ 48.000, para aquisição de equipamentos de informática e despesas de viagem para a disseminação do Programa CQH para os hospitais de outras cidades.

Os voluntários do PROAHSA e o CQH doaram cerca de 720 horas entre planejamento, treinamento, monitoramento de visitas hospitalares e realização de avaliações ao HRQ.

A metodologia de relacionamento entre as entidades participantes foi realizada através de entendimento direto com a JICA, por meio dos escritórios do Brasil e da Guatemala, sob a supervisão do PROAHSA e CQH.

O governo japonês aprovou o prosseguimento dos trabalhos para a melhoria da gestão hospitalar do Hospital Regional de Quiché até o ano de 2020. Para a continuidade das ações, existe orçamento de US$ 1.000.000.

O prosseguimento dos trabalhos passará a ocorrer por meio de projeto tripartite governamental. Assim, ocorrerá o envolvimento da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, como órgão coordenador pelo lado brasileiro.

 

CONCLUSÃO

Após dois anos de desenvolvimento do projeto, o Hospital Regional de Quiché tem ainda caminho a percorrer para atendimento aos requisitos de excelência e desempenho.

Porém, é inegável a evolução positiva observada na gestão do hospital.

Os resultados deste projeto permitem visibilizar a validade da implantação de um modelo de gestão para a melhoria da qualidade hospitalar. O projeto permitiu ao HRQ conhecer, avaliar seus processos de gestão e, por meio destas avaliações, buscar a melhoria contínua de seus serviços.

Apesar do resultado relacionado à disseminação do Programa CQH para outros cinco hospitais da Guatemala ter sido comprometido, espera-se que os resultados positivos observados no HRQ sensibilizem outros hospitais a implantar o Programa CQH, a fim de obter melhoria da qualidade.

A parceria entre o PROAHSA, cedendo especialistas em administração hospitalar para as capacitações, e o CQH, compartilhando o modelo de gestão, possibilitaram os resultados obtidos.

O patrocínio pela agência de cooperação do governo japonês (JICA) arcando com os custos de viagem, hospedagem e alimentação viabilizou a consecução dos trabalhos desenvolvidos no Brasil e na Guatemala.

Conclui-se pela importância de projetos desta natureza ao observar-se a evolução positiva do HRQ. Ao cabo de dois anos de desenvolvimento do projeto, o HRQ assumiu protagonismo dentre os hospitais públicos da Guatemala.

 

REFERÊNCIAS

1.    CQH: Faça Parte [página na Internet]. São Paulo: Programa CQH; c2006-2017 [visto em 2017 março 03]. Disponível em: http://cqh.org.br/portal/pag/area.php?p_narea=97

2.    Hospital das Clínicas: Home PROAHSA. São Paulo: HCFMUSP; c1997 [visto em 2017 março 03]. Disponível em http://hcnet.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=418:proahsa-menu&catid=20:conteudo

3.    JICA Representação no Brasil: Sobre. São Paulo: JICA; c2017 [visto em 2017 março 03]. Disponível em: https://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/about/index.html

4.    Becerril-Montekio Víctor, López-Dávila Luis. Sistema de salud de Guatemala. Salud pública Méx  [revista na Internet]. 2011  Ene [citado  2017  Abr  11] ;  53( Suppl 2 ): s197-s197. Disponible en: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0036-36342011000800015&lng=es

5.    FNQ: Melhores em Gestão. São Paulo: FNQ; c2015 [visto em 2017 abril 10]. Disponível em http://www.fnq.org.br/avalie-se/melhores_em_gestao

6.    JICA. Informe de Finalización del Proyecto Fortalecimiento de Capacidades en el Manejo de Sistemas en Gestión Hospitalaria - Periodo: Julio 2014 – Julio 2016; 2016

 

 

Recebido: 10/04/2017; Publicado: 17/04/2017

Correspondência: Milton Osaki. E-mail: m.osaki@yahoo.com.br

Conflito de Interesses: o autor não declarou conflito de intereses

 

© This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

 

 

 

 

 

 

 

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_______________________________________________

Revista de Administração em Saúde
ISSN 2526-3528 (online)

Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7o andar
CEP 01318-901 - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3188-4213 - E-mail: ras@apm.org.br