Rev. Adm. Saúde Vol. 17,
Nº 67, Abr. – Jun. 2017
http://dx.doi.org/10.23973/ras.67.25
RELATO DE CASO
Implantação do
Programa CQH no Hospital Regional de Quiche e em outros cinco hospitais na República
da Guatemala
Implementation
of the CQH Program at the Regional Hospital de Quiche and in five other
hospitals in the Republic of Guatemala
José Manoel de
Camargo Teixeira1, Milton M. Osaki2
1. Médico, administrador hospitalar e de sistemas de saúde, ex-diretor
do PROAHSA
2. Médico, administrador hospitalar e de sistemas de saúde, consultor da
JICA
RESUMO
Neste artigo são relatadas as ações para a implantação do Programa CQH
em hospitais da Guatemala.
O PROAHSA (Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e
Sistemas de Saúde) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo, patrocinado pela JICA (Japan International Cooperation Agency), agência de cooperação do
governo japonês, desenvolveu ações para implantar o Programa CQH no Hospital
Regional de Quiché (HRQ) no Departamento de Quiche e em mais cinco hospitais da
Guatemala.
As ações deste projeto basearam-se na realização de avaliações dentro do
modelo CQH e na capacitação de 15 gestores do HRQ em fundamentos e critérios
que embasam o Programa CQH e em conceitos de administração hospitalar e gestão de
sistemas de saúde.
O projeto foi denominado "Fortalecimento de Capacidades para o
Manejo de Sistemas em Gerenciamento Hospitalar" e foi executado no período
de julho de 2014 a julho de 2016.
Palavras-chave: Administração hospitalar e sistemas de saúde. Modelo de gestão.
ABSTRACT
In this paper, the actions for the implementation of the CQH Program in
hospitals in Guatemala are reported.
The PROAHSA (Program of Advanced Studies in Hospital Administration and
Health Systems) of the Hospital das Clínicas of the Faculty of Medicine of the
University of São Paulo, sponsored by JICA (Japan International Cooperation
Agency), developed a program to implement the CQH Program at the Quiché
Regional Hospital (HRQ) in the Quiche Department and in five other hospitals in
Guatemala.
The actions of this project were based on evaluations within the CQH
model and training of 15 HRQ managers on fundamentals and criteria that
underpin the CQH Program and concepts of hospital administration and health
systems management.
The project was called "Capacity Building for Management of Systems
in Hospital Management" and was executed from July 2014 to July 2016.
Keywords: Hospital administration and health systems. Management
model
INTRODUÇÃO
A República da Guatemala conta com uma extensão de 108.889 km2 dividida em 22 departamentos. Em
2006, contava com uma população de 14.361.666 habitantes: 51,23% mulheres e
48,76% homens, segundo o Instituto Nacional de Estatística da Guatemala. Naquele
ano, a densidade populacional era de 117 habitantes por km2;
a
população indígena correspondia a 41% da
população; 51% da população total
encontrava-se
abaixo da linha de pobreza e 15,2% encontrava-se em
situação de pobreza
extrema. Cerca de 51,5% vivia em áreas rurais e 23% vivia na
região
metropolitana. De acordo com a Organização Panamericana
de Saúde (OPAS), em
2009 a esperança de vida era de 70,5 anos, sendo 67,1 anos para
os homens e
74,2 anos para as mulheres.
O sistema de saúde da Guatemala 4 é composto por um setor
público e outro privado. O setor público compreende o Ministério de Saúde
Pública e Assistência Social (MSPAS), responsável por assistir 70% da
população. O Instituto Guatemalteco do Seguro Social (IGSS) oferece cobertura a
17,45% da população vinculada a emprego formal e a Sanidad Militar cobre os membros das forças armadas e a polícia,
incluindo as suas famílias.
O setor privado atende cerca de 12% dos guatemaltecos na assistência à
saúde. Neste setor destacam-se as organizações da sociedade civil com fins
lucrativos e organizações religiosas sem fins lucrativos. O setor de seguros de
saúde tem pouca participação.
Os recursos do Ministério da Saúde são resultantes de arrecadação
federal, empréstimos, doações internacionais e taxas de serviço.
Embora a constituição da Guatemala estabeleça o direito à saúde e
segurança social a todos os cidadãos, a cobertura real alcança apenas 48% da
população.
Os gastos com saúde representam 7,1% do PIB da Guatemala. O gasto per
capita gira em torno de US$ 337.
O MSPAS conta com uma rede de 43 hospitais de referência secundária e
terciária, sendo dois de referência nacional, 7 especializados, 7 nacionais
regionais, 14 departamentais e 13 distritais que atendem a cerca de 6.600.000
pessoas. O MSPAS mantém ainda 3301 centros comunitários, 957 postos de saúde e
20 maternidades.
Estatísticas de 2009 mostram que o setor privado contava com 2287
clinicas médicas particulares e 62 hospitais.
A Organização Mundial da Saúde mostrou em 2005 que a Guatemala contava
com 7 leitos por 10.000 habitantes enquanto El Salvador contava com 9; a Bolívia,
com 10; o Peru, com 11 e a Colômbia, com 12 leitos. Ainda segundo a OMS, a
Guatemala contava com 0,9 médicos por 1000 habitantes enquanto a Bolívia e
Paraguai contavam com 1,2. No Departamento de Quiché o índice era de 0,1.
Em 2009, o Colégio de Médicos e Cirurgiões da Guatemala registrava 12.940
médicos no país. Na Guatemala existem cinco escolas médicas, sendo apenas uma
pública (Universidade de São Carlos).
Segundo o MSPAS, os principais problemas de saúde são a grande
mortalidade materna, a mortalidade infantil, a desnutrição e as doenças infecto-contagiosas.
O Departamento de Quiché, onde se desenvolveu o projeto,
encontra-se situado na região nordeste da Guatemala. Pertence à conhecida
Franja Transversal do Norte.
Este departamento, durante a guerra civil que viveu o país
entre 1960 e 1996, foi cenário de combates violentos principalmente na área
petroleira de Ixcán.
O município de Santa Cruz del Quiché, capital do departamento, não
contava com serviço de saúde até 1944, quando ocorreu a adequação de uma
construção para atendimento de pacientes, dando-se o nome de Hospital Nacional
Santa Helena.
Em 1954, em terreno contíguo, foram construídas novas
instalações da unidade de saúde e também uma capela dedicada à Santa Helena.
No ano de 1958, houve a compra do terreno de
aproximadamente 2600 metros quadrados, vizinho à capela Santa Helena, para
ampliação do hospital, que foi concluído em 1962.
Na década de 70, grande parte dos atendimentos eram
demandas cirúrgicas por ferimentos de armamentos de guerra e o hospital chegou
a ter atendimento compatível com 200% de ocupação. Em 1972, foram construídas
salas cirúrgicas para os referidos atendimentos.
O hospital atendia neste período quatro especialidades:
clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria e ginecologia/obstetrícia.
Em março de 1982, um grupo de médicos, liderado pelo
Dr. Guillermo Crocker Córdova, levou ao presidente da república a necessidade
de um novo hospital. O pedido foi encaminhado ao Banco Interamericano de
Desenvolvimento. A aprovação da demanda ocorreu em agosto de 1983.
Entre 1985 e 1986, foram realizados estudos para a
construção da instituição, cuja pedra fundamental foi lançada em julho de 1987.
Em 1988, foi iniciada a construção e em maio de 1995, foram transferidos para a
nova estrutura os 150 leitos que funcionavam no antigo Hospital Santa
Helena.
A inauguração do novo hospital ocorreu em 5 de junho de
1995, com 222 leitos.
Em setembro de 2013, o Ministério da Saúde elevou a
classificação do hospital e este se tornou referência terciária do Departamento
de Quiché, sendo renomeado como Hospital Regional de Quiché.
Atualmente o hospital tem 171 leitos distribuídos da maneira
mostrada na Tabela 1.
Tabela 1. Distribuição e quantidades de
leitos do HRQ.
Especialidade |
Leitos |
Clínica médica - homens |
11 |
Clínica médica - mulheres |
11 |
Clínica cirúrgica - homens |
14 |
Clínica cirúrgica – mulheres |
14 |
Ortopedia/traumatologia – homens |
12 |
Ortopedia/traumatologia – mulheres |
7 |
Obstetrícia |
37 |
Ginecologia |
4 |
Pediatria |
13 |
Recuperação nutricional |
5 |
Neonatologia (patológico) |
10 |
Parto canguru |
2 |
Resguardo obstétrico |
3 |
Clínica cirúrgica – pediatria |
4 |
Ortopedia/traumatologia - pediatria |
4 |
Emergência pediátrica (observação) |
5 |
UTI pediátrica |
7 |
Emergência adultos (observação) |
3 |
UTI adultos |
5 |
Total
de leitos: |
171 |
O Hospital Regional de Quiché conta ainda com serviços
de odontologia, cirurgia ambulatorial, fisioterapia e reabilitação, nutrição, banco
de sangue, banco de leite, laboratório de análises clínicas, diagnóstico por imagens
(radiologia, mamografia, ultrassonografia e ecocardiografia), farmácia e nutrição.
Em 07 de outubro de 2014, o Hospital Regional de Quiché
recebeu a certificação de Hospital Amigo do Aleitamento Materno do Fundo das
Nações Unidas para a Infância.
RELATO DO
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O projeto decorreu da percepção de que o Hospital Regional de Quiché
necessitava fortalecer seu sistema de gestão para implantar um sistema de
informática.
Em setembro de 2012, o HRQ recebeu em doação o sistema de informações S4
utilizado nos hospitais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Foi iniciado então o projeto “Apoio Técnico para a Gestão Hospitalar Baseado
em um Sistema de Informações” para implementar este sistema de informações.
No decorrer dos trabalhos para a implantação do Sistema S4 percebeu-se
que o Hospital Regional de Quiché necessitava fortalecer seu sistema de gestão
para obter sucesso na implantação do sistema de informática.
Denominado projeto "Fortalecimento de Capacidades para o Manejo de
Sistemas em Gerenciamento Hospitalar", os trabalhos iniciaram-se em Julho
de 2014 e duraram dois anos.
O projeto tinha como principal objetivo a implantação do Programa CQH 1,
5 no Hospital Regional de Quiché e a disseminação para mais cinco
hospitais. A estratégia seria: a) realizar avaliações e levantamentos com o
objetivo de melhorar as fragilidades administrativas e b) realizar a
capacitação de 15 gestores do HRQ por meio da prática dos fundamentos e
critérios do programa.
Os 15 gestores do HRQ selecionados para os treinamentos eram divididos
em 5 médicos, 5 enfermeiras e 5 gestores administrativos. Na Tabela 2 constam os nomes e os setores
dos participantes.
Tabela 2. Nomes
e setores de trabalho dos 15 gestores do HRQ selecionados para a capacitação.
Nome do gestor |
Setor de trabalho |
Dra. Ana Virginia Acifuina Arriaga |
Clínica médica |
Dra. Ligia Raquel Terre Prado |
Pediatria |
Dr. Joaquim Palma Canizales |
Anestesiologia |
Dra. Karen del Rosario
Barrientos Trujillo |
Ginecologia/obstetrícia |
Dr. Hector Anotnio
Gonzalez Cajas |
Epidemiologia |
EP Cláudia Yaneth Pineda
Rodas |
Enfermagem – centro cirúrgico |
EP Basilia Noemi Bala Lopez |
Enfermagem – coordenação |
EP Sandra Patricia Lopez Soto |
Enfermagem – emergência |
EP Edilia Yesenia Curruchiche Lopez |
Enfermagem - UTI |
Cristian Leonel Gonzales Sapon |
SAME |
Valeska Gabriela Mendez Estrada |
Contabilidade |
Eva Maribel Sapon Herrera |
Gestão de pessoas |
Ileana Maribel Noriega Lainez |
Farmácia |
Javier Francisco Barrios Cifuentes |
Radiologia |
Maria Angelica Tiquiran Ramirez |
Enfermagem – Coordenadora do Projeto no HRQ |
O modelo CQH de gestão hospitalar é um conjunto de fundamentos e
critérios que permitem avaliar a qualidade do atendimento médico-hospitalar,
baseado no registro, na análise de dados, na aferição da adequação dos serviços
em conformidades com as suas normas e critérios.
O Programa CQH foi inspirado nos trabalhos da Comissão Conjunta de
Acreditação de Organização de Saúde (CCOS) dos EUA nos anos 1989 e 1990. Desde
1991, está estabelecida na sede da Associação Paulista de Medicina e trata-se
de uma atividade de responsabilidade social desta entidade. O CQH é um programa
de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da
qualidade hospitalar. Estimula a autoavaliação das instituições hospitalares
estabelecendo um componente educacional muito importante, que é o incentivo à
mudança de atitude e de comportamento. Preconiza o trabalho coletivo,
envolvendo grupos multidisciplinares no aprimoramento dos processos de
atendimento. A missão do programa é contribuir para a melhoria contínua da qualidade
do atendimento nos serviços de saúde mediante metodologia específica,
estimulando a melhoria contínua da qualidade de produtos e serviços,
estabelecendo amplo entendimento dos requisitos de excelência e desempenho.
As capacitações foram desenvolvidas por especialistas em administração
hospitalar e de sistemas de saúde coordenados pelo PROAHSA 2.
O PROAHSA é formado a partir de um convênio entre o Hospital das
Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a Escola de
Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e a Faculdade
de Medicina da Universidade de São Paulo. Os principais objetivos deste
programa são: desenvolvimento de programas de ensino, pesquisa, preparação de
publicações e assistência técnica, no campo da administração hospitalar e de sistemas
de saúde.
Os trabalhos desenvolvidos foram patrocinados pela Japan International Cooperation Agency (JICA)3.
A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da
Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), programa que apóia o
crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento, com
o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade
internacional. Com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países,
a JICA presta assistência a mais de150 países no mundo todo.
Avaliações no
Hospital Regional de Quiché
Foram realizadas cinco avaliações no HRQ com base no roteiro de
avaliação de 100 pontos do Programa CQH. Uma das avaliações (a primeira)
decorreu na forma de autoavaliação.
O roteiro de avaliação de 100 pontos tem como base os critérios que
compõem o Modelo CQH de gestão hospitalar. O resultado da avaliação decorre do
apontamento entre duas opções de resposta: sim (s) e não (n). No caso do
hospital não oferecer o serviço, a condição será “não se aplica” (na). Os
campos dos subitens deverão ser preenchidos com sim (s), não (n) ou não se
aplica (na).
Assim, exemplificando, no critério Liderança a avaliação realiza-se
através dos questionamentos:
1. O hospital tem organograma formalmente descrito e representativo da
realidade organizacional? (s) (n)
2. O hospital tem valores e conceitos organizacionais formalmente
definidos (missão, visão e políticas organizacionais)? (s) (n)
3. Os valores e conceitos organizacionais são de conhecimento das
pessoas que compõem a força de trabalho e outras partes interessadas, quando
pertinente? (s) (n)
A positividade ao questionamento traduz-se em pontuação.
A Tabela 3 demonstra a
pontuação máxima possível por critério.
Tabela 3.
Critérios do Roteiro de Avalição do Programa CQH e respectivas pontuações.
Critério |
Pontuação Máxima |
P. Perfil |
5 |
I. Liderança |
10 |
1.1 Governabilidade Corporativa |
3 |
1.2 Exercício de Liderança e Promoção da Cultura de Excelência |
4 |
1.3 Análise de Desempenho do Hospital |
3 |
II. Estratégias e Planos |
4 |
2.1 Formulação de Estratégias |
2 |
2.2 Implementação de Estratégias |
2 |
III. Clientes |
5 |
3.1 Imagem e Conhecimento do Mercado |
3 |
3.2 Relação com os Clientes |
2 |
IV. Sociedade |
5 |
4.1 Responsabilidade Sócio Ambiental |
3 |
4.2 Desenvolvimento Social |
2 |
V. Informações e Conhecimentos |
10 |
5.1 Informação do Hospital |
5 |
5.2 Informação Comparativa |
4 |
5.3 Ativos Intangíveis e Conhecimento Organizacional |
1 |
VI. Pessoas |
10 |
6.1 Sistema de Trabalho |
3 |
6.2 Capacitação e Desenvolvimento |
4 |
6.3 Qualidade de Vida |
3 |
VII. Processos |
11 |
7.1 Processos Principais do Negócio e Processos de Apoio |
6 |
7.2 Processo de Relação com os Fornecedores |
2 |
7.3 Processo Econômico Financeiro |
3 |
VIII. Resultados |
40 |
8.1 Resultados Econômico Financeiros |
8 |
8.2 Resultados Relativos a Clientes e Mercado |
10 |
8.3 Resultados Relativos à Sociedade |
2 |
8.4 Resultados Relativos a Pessoas |
8 |
8.5 Resultados dos Processos Principais do Negocio e dos Processos de
Apoio |
10 |
8.6 Resultados Relativos com os Fornecedores |
2 |
Total |
100 |
Resultados das
Avaliações
Como inicio das atividades do projeto orientou-se a realização de autoavaliação
pelos 15 gestores do HRQ. Esta atividade foi desenvolvida em outubro de 2013 e o
resultado foi de 77,04 pontos.
Em julho de 2014, ocorreu a primeira avaliação do HRQ realizada pelas
avaliadoras do Programa CQH, Neuza K.Uchiyama e Cibelle Naves. Nesta avaliação,
o Hospital Regional de Quiché obteve 49,18 pontos.
As mesmas avaliadoras que realizaram a primeira avaliação desenvolveram
em julho de 2015 a segunda avaliação. Nesta avaliação o HRQ obteve o resultado
de 64,57 pontos.
Em fevereiro de 2016, foi realizada a terceira avaliação ao HRQ pelas
avaliadoras Cibelle Naves e Isabel Dias, com resultado de 59,21 pontos.
Em junho de 2016 as avaliadoras Neuza K. Uchiyama e Cibelle Naves realizaram
a quarta avaliação e o Hospital Regional de Quiché obteve o resultado de 60,80
pontos.
A Tabela 4 apresenta
todos os resultados das avaliações realizadas no HRQ.
Tabela 4. Pontuações
das avaliações feitas no HRQ.
Critério |
|
Pontuação Máxima |
Auto avaliação Outubro 2013 |
Primeira Avaliação Julho 2014 |
Segunda Avaliação Julho 2015 |
Terceira Avaliação Fevereiro 2016 |
Quarta Avaliação Junho 2016 |
Perfil |
P |
5 |
3,86 |
2,27 |
2,84 |
2.73 |
3.07 |
Liderança |
1.1 |
10 |
2,31 |
2,00 |
2,54 |
2,31 |
2.54 |
1.2 |
4,00 |
2,67 |
2,80 |
2,40 |
2.40 |
||
1.3 |
3,00 |
1,88 |
2,67 |
2,67 |
2,67 |
||
Estratégias e Planos |
2.1 |
4 |
1,50 |
1,71 |
2,00 |
1,75 |
2,00 |
2.2 |
1,60 |
0,22 |
0,00 |
0,20 |
0,00 |
||
Clientes |
3.1 |
5 |
3,00 |
2,00 |
2,40 |
2,40 |
2,70 |
3.2 |
1,78 |
1,50 |
1,78 |
1,78 |
1,78 |
||
Sociedade |
4.1 |
5 |
2,67 |
2,25 |
2,33 |
2,33 |
2,33 |
4.2 |
2,00 |
2,00 |
2,00 |
2,00 |
2,00 |
||
Informações e Conhecimentos |
5.1 |
10 |
5,00 |
4,29 |
4,09 |
4,09 |
4,32 |
5.2 |
4,00 |
1,33 |
4,00 |
4,00 |
4,00 |
||
5.3 |
0,67 |
0,38 |
0,44 |
0,56 |
0,89 |
||
Pessoas |
6.1 |
10 |
2,70 |
2,33 |
2,40 |
1,80 |
2,10 |
6.2 |
4,00 |
2,80 |
3,27 |
2,55 |
2,91 |
||
6.3 |
1,80 |
0,32 |
1,50 |
1,35 |
0,90 |
||
Processos |
7.1 |
11 |
5,26 |
3,80 |
4,09 |
4,38 |
4,25 |
7.2 |
1,43 |
0,33 |
1,43 |
1,33 |
1,67 |
||
7.3 |
2,54 |
2,25 |
2,08 |
2,31 |
1,85 |
||
Resultados |
8.1 |
40 |
2,67 |
5,33 |
5,33 |
2,67 |
2,67 |
8.2 |
8,33 |
1,67 |
5,00 |
3,33 |
5,00 |
||
8.3 |
1,43 |
1,14 |
1,43 |
1,14 |
1,71 |
||
8.4 |
4,00 |
1,00 |
1,00 |
2,00 |
1,00 |
||
8.5 |
7,50 |
3,75 |
7,14 |
7,14 |
5,71 |
||
8.6 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,00 |
0,33 |
||
Total |
|
100 |
77,04 |
49,22 |
64,57 |
59,21 |
60,80 |
O resultado de 77,04 pontos da autoavaliação não traduzia a qualidade do
atendimento médico-hospitalar observada no HRQ e estava associado à incompreensão
da metodologia.
O resultado da primeira avaliação do Hospital Regional de Quiché de
49,22 pontos demonstrou o real nível de qualidade observado na instituição.
Eram evidentes as oportunidades de melhoria nos processos de gestão, atendimento
médico-hospitalar e estrutura física.
Da primeira avaliação para a avaliação seguinte observou-se expressivo
aumento de 31% dos pontos. Credita-se o incremento da pontuação ao treinamento
realizado em setembro de 2014. Foram perceptíveis as melhoras nos processos de
gestão e nas instalações físicas com consequente melhora na assistência. Ocorreram
melhoras visíveis na limpeza com a ocorrência de reformas físicas (UTI e
enfermarias). Houve também construção de espaço físico para alojar familiares
dos pacientes.
O
resultado da terceira avaliação mostrou decréscimo
de 8,31% na
pontuação em relação à
avaliação anterior. Esta queda no resultado é
explicada
pela nota zero observada no critério Resultados relacionado ao
subcritério Fornecedores.
Este retrocesso pode ser associado à irregularidade e
inconstância nos trabalhos
de consolidação do modelo neste período. O fato da
instituição não apresentar
conformidade em um item que na avaliação anterior havia
apresentado
conformidade demonstrou instabilidade nos trabalhos de
consolidação do modelo. Esta
queda na pontuação pode ainda ser explicada pela
dificuldade observada neste
período de interação entre alguns gestores
participantes do projeto. Verificou-se
falha no entrosamento entre alguns gestores que afetou o desempenho das
tarefas
do projeto. Este desencontro culminou com a vinda de apenas 10 gestores
para a terceira
capacitação.
Na quarta e última avaliação ocorrida em Junho de 2016 a marca atingida
foi de 60,80 pontos, verificando-se aumento de 2,68% em relação à terceira
avaliação. Este resultado pode ser creditado ao retorno de constância no
desenvolvimento dos trabalhos de consolidação do modelo e também a melhor
compreensão e aplicação efetiva dos conceitos do Modelo CQH. Outra explicação para
a melhora do resultado está relacionada ao trabalho realizado em fevereiro de 2016
com a ida de dois especialistas do PROAHSA, Antonio Carlos da Silva e Isabel
Dias, que realizaram trabalho de diagnóstico situacional do HRQ. Sobre as
oportunidades de melhoria verificadas, desenvolveram-se ações na metodologia
QUICK WIN.
Capacitação dos
15 gestores do HRQ
A primeira capacitação ocorreu no período de 1 a 13 de setembro de 2014
em São Paulo.
Neste primeiro treinamento o objetivo principal foi apresentar o modelo
de gestão do programa CQH. Enfatizaram-se os fundamentos e critérios do modelo
de gestão considerando-se os resultados observados na autoavaliação realizada
em outubro de 2013 e na avaliação feita em julho de 2014.
Nesta primeira capacitação foram também realizadas visitas aos hospitais
do Programa CQH detentores do selo de conformidade para compreensão da prática
dos critérios.
Como percalço durante o primeiro treinamento, pode ser registrada a
comunicação do afastamento do Dr. Guilhermo Crocker Cordóva da direção geral do
Hospital Regional de Quiché por decisão governamental. Este dirigente foi o
incentivador da implantação do projeto. Este episódio marcou os ânimos dos
participantes.
Durante o transcorrer do primeiro treinamento os gestores do HRQ foram
recebidos na Associação Paulista de Medicina pelo presidente da instituição,
Dr. Florisval Meinão.
Na Tabela 5 segue a
programação e cronograma do treinamento.
Tabela 5.
Cronograma da primeira capacitação realizada de 1 a 13 de setembro de 2014.
Data |
Horário |
Atividade |
Local |
Palestrante |
01/09 |
09:00 -12:00 |
Apresentação do programa de visita e do Projeto |
Hotel Nikkey-SP |
Haino Burmester |
|
14:00 - 17:00 |
Apresentação do Modelo de Gestão |
Hotel Nikkey -SP |
Ivana Mara Rodrigues da Silva |
02/09 |
09:00 - 12:00 |
Liderança |
Hotel Nikkey-SP |
Haino Burmester |
|
14:00 - 17:00 |
Planejamento Estratégico |
Hotel Nikkey-SP |
Fabio Pacheco Muniz de Souza e Castro |
03/09 |
09:00 - 12:00 |
Clientes e Sociedade |
Hotel Nikkey-SP |
José Agenor Mei Silveira |
|
14:00 - 17:00 |
Informação e Conhecimento |
Hotel Nikkey-SP |
Haino Burmester |
04/09 |
09:00 - 12:00 |
Informação e Conhecimento |
Hotel Nikkey-SP |
Marco Antonio Gutierrez |
|
14:00 - 17:00 |
Gestão de Pessoas |
Hotel Nikkey-SP |
Maria Aparecida Novaes |
05/09 |
09:00 - 12:00 |
Gestão de Processos |
Hotel Nikkey-SP |
Marcelo Marinho Aidar |
|
14:00 - 17:00 |
Visita |
Hospital Santa Cruz-SP |
|
06/09 |
|
Programação livre |
|
|
07/09 |
|
Programação livre |
|
|
08 e 09/09 |
08:30-17:30 |
Curso Implantando o Modelo de Excelência de Gestão no Setor Saúde |
Hospital Policlin 9 de Julho – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS |
Neusa Kyoko S. Uchiyama e Cibelle Naves de Oliveira |
10/09 |
08:30 - 17:30 |
Visita |
Hospital Policlin 9 de Julho – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS |
Neusa Kyoko S. Uchiyama e Cibelle Naves de Oliveira |
11/09 |
09:00 - 12:00 |
Visita |
Instituto do Coração do HCFMUSP-SÃO PAULO |
Marco Antonio Gutierrez |
|
14:00 – 17:00 |
Visita |
Instituto do Coração do HCFMUSP-SÃO PAULO |
Marco Antonio Gutierrez |
12/09 |
09:00 – 12:00 |
Visita |
Fundação Nacional da Qualidade-SÃO PAULO |
Jairo Martins |
15:00 – 19:00 |
Visita |
Hospital Vera Cruz de Campinas-CAMPINAS |
Claudia Matias |
|
13/09 |
|
Programação livre |
|
|
A segunda capacitação ocorreu em São Paulo no período de 8 a 18 de setembro
de 2015.
Neste treinamento, além do reforço sobre os conceitos do Programa CQH,
focaram-se os conceitos teóricos do Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS) 5.
Foram desenvolvidas aulas para o preparo do relatório de gestão do PNGS.
Os gestores do HRQ foram treinados também para o uso de ferramentas de
gestão como indicadores de desempenho para gestão de processos, pessoas,
segurança do paciente e infecção hospitalar.
Foram ainda realizadas visitas a Hospitais do Programa CQH portadores do
selo de conformidade.
A Tabela 6 detalha o cronograma e programação do segundo treinamento.
Tabela 6.
Cronograma da segunda capacitação realizada de 8 a 18 de setembro de 2015.
A terceira capacitação ocorreu entre 6 a 19 de março de 2016 em São
Paulo.
Neste período de treinamento, os gestores do Hospital Regional de Quiché
realizaram capacitação prática em três hospitais relacionados ao programa CQH.
As práticas ocorreram de acordo com a formação profissional dos
gestores. Assim, a gestora de pessoas do HRQ realizou treinamento no setor de
gestão de pessoas. Os demais gestores realizaram treinamentos respeitando esta
metodologia.
A Tabela 7 detalha a
programação desenvolvida.
Tabela 7.
Cronograma da terceira capacitação realizada de 6 a 19 de março 2016.
Diagnóstico situacional
Na primeira semana de fevereiro de 2016, realizou-se diagnóstico
situacional no HRQ conduzido pelos avaliadores Antônio Carlos da Silva e Isabel
Dias.
Das oportunidades de melhoria detectadas por este trabalho, criou-se um
plano de melhorias em curto prazo (quick win).
O quick win é uma ferramenta que tem como objetivo a obtenção de ganhos
rápidos de forma organizada. Foi sugerida a melhora da estrutura da limpeza,
higiene e organização nas áreas assistenciais (enfermarias).
Disseminação do
Programa CQH
A disseminação do Programa CQH iniciou-se em 2015 através de
apresentações teóricas para os hospitais das cidades de Nebaj, Joyabaj,
Uspatan, Totonicapan e Solola pelos 15 gestores do Hospital Regional de Quiché.
Estes hospitais são de complexidade secundária e tem como referência o Hospital
Regional de Quiché para o encaminhamento de complexidades clinico-cirúrgicas.
As apresentações do Programa CQH nestes hospitais tiveram o apoio e
patrocínio do Ministério da Saúde da Guatemala e foram acompanhadas por
representante do órgão, Dr. Mario Gatica, vindo da capital do país.
No dia 12 de março, em reunião com a Dra. Miriam Segura, diretora do
hospital e chefes dos serviços ocorreu apresentação do Programa CQH ao Hospital
de Nebaj. Nesta data foi entregue também o roteiro de avaliação.
Nos dias 20, 26 de março ocorreram reuniões nos hospitais de Joyabaj e
Uspatán respectivamente. Nestas oportunidades, com a participação dos diretores
das unidades e gestores foram também realizadas apresentações do Programa CQH e
materiais foram entregues.
No dia 16 de abril, foram realizadas reuniões nos hospitais de
Totonicapan e Sololá, onde ocorreram os processos acima relatados.
Nos hospitais de Nebaj, Totonicapan e Uspatan foram realizadas
avaliações nos dias 7 de maio, 15 de julho e 30 de setembro, respectivamente.
No hospital de Totonicapan, foi realizada em 28 de julho, a única
reunião de consenso das avaliações realizadas nos cinco hospitais.
A Tabela 8 mostra resumo das
atividades com o objetivo de disseminação do Programa CQH, conduzidas pelos 15
gestores do HRQ.
Tabela 8.
Cronograma da disseminação do Programa CQH em cinco hospitais da Guatemala.
Data |
Local |
Participantes |
Atividades |
12/03/15 |
Hospital de Nebaj |
Dra. Miriam Segura, diretora do
hospital e chefes de serviço (total de 22 participantes) |
Apresentação teórica do Modelo CQH
Entrega do Roteiro de Avaliação
CQH |
20/03/15 |
Hospital de Joyabaj |
Dra. Marina Méndez, diretora do
hospital e chefes de serviço (20 participantes) |
idem |
26/03/15 |
Hospital de Uspantán |
Dr. Julio López, Vice- diretor do
hospital e chefes de serviço (24 participantes) |
idem |
16/04/15 |
Hospital de Totonicapán |
Dr. German Aguilar Alvarado,
diretor do hospital e chefes de serviço (37 participantes) |
idem |
16/04/15 |
Hospital de Sololá |
Dra. Sheily Laparra, diretora do
hospital e chefes de serviço (26 participantes) |
idem |
07/05/15 |
Hospital de Nebaj |
Dra. Miriam Segura, diretora do
hospital e chefes de serviço |
Segunda reunião e realização de avaliação |
15/07/15 |
Hospital de Totonicapan |
Dr. German Aguilar
Alvarado, diretor do Hospital e chefes de serviço |
Segunda reunião e realização de avaliação |
30/09/15 |
Hospital de Uspantán |
Dr. Julio López, vice- diretor do
hospital e chefes de serviço |
Segunda reunião e realização de avaliação |
28/07/15 |
Hospital de Totonicapán |
Três representantes do Hospital de Totonicapán |
Reunião de consenso da primeira avaliação |
RESULTADOS
No dia 27 de julho de 2016, ocorreu a cerimônia de encerramento do
projeto “Fortalecimento de Capacidades para o Manejo de Sistemas de Gestão
Hospitalar” no Hospital Regional de Quiché. O evento foi realizado no salão
nobre do HRQ e contou com participação de autoridades do governo da Guatemala,
Japão e do Brasil.
Como
resultados do projeto 6, pode-se apontar os seguintes benefícios ao
Hospital Regional de Quiché:
Benefícios qualitativos:
- Maior participação e aproximação da direção do HRQ com
os trabalhadores e usuários do hospital
- Melhoria e aprofundamento de relacionamento do HRQ com
o governo central
- Reconhecimento pelo Ministério de Saúde da Guatemala
da evolução da qualidade médico-hospitalar do HRQ
- Acreditação como Hospital Amigo de Lactância Materna.
Benefícios quantitativos:
- Melhoria da infraestrutura com a construção de novas
edificações (UTI e alojamento para acompanhantes)
- Melhoria da infraestrutura com construção
de refeitório para os trabalhadores do hospital
- Melhoria da infraestrutura com reformas de edificação
(enfermaria feminina)
Valorização de profissionais:
- Construção de refeitório para
trabalhadores
Valorização de clientes e responsabilidade social:
- Preocupação em preservar os padrões culturais: a) introdução
de práticas como o parto vertical, com o uso da roupa colorida da etnia e o
acompanhamento do marido; b) prescrição do chá IXBUT - típico na comunidade e
de reconhecida eficácia para melhoria do aleitamento; c) atendimento
ambulatorial em idioma quiche; d) sinalização/comunicação visual em idioma
Quiché e d) implantação de pesquisas de satisfação em idioma Quiché
- Realização de campanhas de conscientização junto à
população escolar para doação de sangue
- Melhoria do banco de leite materno com a introdução de
processo de pasteurização
- Compreensão e protagonismo do HRQ na realidade social
local com a implantação de sistema de Atenção Individualizada a Vítimas de
Violência Sexual
Melhoria dos processos de gestão:
-
Melhoria da qualidade dos registros de reuniões
-
Desenvolvimento e implantação de procedimentos
operacionais padronizados (POPs)
-
Adesão a protocolos da OMS
- Iniciativa em se adequar às normas de controle de
radiação, mesmo não havendo legislação vigente no país
- Primeiro hospital da Guatemala a contar com
incinerador de lixo hospitalar
A evolução dos trabalhos do projeto
“Fortalecimento de Capacidades para o Manejo de Sistemas de Gestão Hospitalar” não
ocorreu sem sobressaltos. A substituição
do diretor geral do HRQ, Guilhermo Crocker Cordóva, durante a realização do
primeiro treinamento causou apreensão quanto à continuidade do projeto. Mas o
envolvimento do novo diretor, Dr. Salomon Delgado, nos trabalhos possibilitou o
prosseguimento do projeto e os resultados obtidos.
As três substituições de ministros da saúde da
Guatemala durante o transcorrer do projeto também causaram dúvidas quanto à manutenção
dos trabalhos. O projeto iniciou-se na gestão do Dr. Jorge Alejandro
Villavicencio, que foi seguido pelos Drs. Luis Enrique Monterroso e Mariano
Rayo. O final do projeto ocorreu durante a gestão da Dra. Lucrecia Mack. Em
relação ao Ministério da Saúde da Guatemala, pôde-se observar apoio para o
desenvolvimento do projeto. Muitas atividades do projeto contaram com a
participação de representante do Ministério da Saúde.
Os resultados da disseminação do Programa CQH para cinco outros
hospitais da Guatemala foram aquém do esperado. O desencontro nos trabalhos, observado
entre a primeira e a segunda avaliação, somado à diminuição do número de
gestores envolvidos no projeto afetou o cronograma planejado para os trabalhos,
com prejuízo maior no desenvolvimento dos trabalhos para a disseminação do
modelo CQH aos cinco hospitais.
Os gastos com as ações do projeto exigiram o dispêndio de ¥ 25.332.000, cerca de US$ 250.000, pelo Governo Japonês. Este montante foi
utilizado para despesas de viagem, hospedagem e alimentação dos participantes.
Neste montante estão inclusos ainda despesas de tradução de livros e manuais de
treinamento doados pelo Programa CQH e PROAHSA.
A contraparte guatemalteca foi na ordem de 386.982 quetzales, cerca
de US$ 48.000, para aquisição de equipamentos de informática e despesas de
viagem para a disseminação do Programa CQH para os hospitais de outras cidades.
Os voluntários do PROAHSA e o CQH doaram cerca de 720 horas entre
planejamento, treinamento, monitoramento de visitas hospitalares e realização
de avaliações ao HRQ.
A metodologia de relacionamento entre as entidades participantes foi
realizada através de entendimento direto com a JICA, por meio dos escritórios
do Brasil e da Guatemala, sob a supervisão do PROAHSA e CQH.
O governo japonês aprovou o prosseguimento dos trabalhos para a melhoria
da gestão hospitalar do Hospital Regional de Quiché até o ano de 2020. Para a continuidade das ações, existe orçamento de US$ 1.000.000.
O prosseguimento dos trabalhos passará a ocorrer por meio de projeto
tripartite governamental. Assim, ocorrerá o envolvimento da Agência Brasileira
de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, como órgão
coordenador pelo lado brasileiro.
CONCLUSÃO
Após dois anos de desenvolvimento do projeto, o Hospital Regional de
Quiché tem ainda caminho a percorrer para atendimento aos requisitos de
excelência e desempenho.
Porém, é inegável a evolução positiva observada na gestão do hospital.
Os resultados deste projeto permitem visibilizar a validade da
implantação de um modelo de gestão para a melhoria da qualidade hospitalar. O
projeto permitiu ao HRQ conhecer, avaliar seus processos de gestão e, por meio
destas avaliações, buscar a melhoria contínua de seus serviços.
Apesar do resultado relacionado à disseminação do Programa CQH para outros
cinco hospitais da Guatemala ter sido comprometido, espera-se que os resultados
positivos observados no HRQ sensibilizem outros hospitais a implantar o
Programa CQH, a fim de obter melhoria da qualidade.
A parceria entre o PROAHSA, cedendo especialistas em administração hospitalar
para as capacitações, e o CQH, compartilhando o modelo de gestão,
possibilitaram os resultados obtidos.
O patrocínio pela agência de cooperação do governo japonês (JICA)
arcando com os custos de viagem, hospedagem e alimentação viabilizou a
consecução dos trabalhos desenvolvidos no Brasil e na Guatemala.
Conclui-se pela importância de projetos desta natureza ao observar-se a
evolução positiva do HRQ. Ao cabo de dois anos de desenvolvimento do projeto, o
HRQ assumiu protagonismo dentre os hospitais públicos da Guatemala.
REFERÊNCIAS
1.
CQH: Faça Parte [página na Internet]. São Paulo: Programa CQH; c2006-2017
[visto em 2017 março 03]. Disponível em: http://cqh.org.br/portal/pag/area.php?p_narea=97
2. Hospital das Clínicas: Home
PROAHSA. São Paulo: HCFMUSP; c1997 [visto em 2017 março 03]. Disponível em http://hcnet.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=418:proahsa-menu&catid=20:conteudo
3. JICA Representação no
Brasil: Sobre. São Paulo: JICA; c2017 [visto em 2017 março 03]. Disponível em: https://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/about/index.html
4.
Becerril-Montekio
Víctor, López-Dávila Luis. Sistema de salud de Guatemala. Salud pública
Méx [revista na Internet]. 2011 Ene [citado 2017
Abr 11] ; 53( Suppl 2 ): s197-s197. Disponible en:
http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0036-36342011000800015&lng=es
5. FNQ: Melhores em Gestão. São
Paulo: FNQ; c2015 [visto em 2017 abril 10]. Disponível em http://www.fnq.org.br/avalie-se/melhores_em_gestao
6.
JICA. Informe de Finalización del
Proyecto Fortalecimiento de Capacidades en el Manejo de Sistemas en Gestión
Hospitalaria - Periodo: Julio 2014 – Julio 2016; 2016
Recebido: 10/04/2017; Publicado: 17/04/2017
Correspondência: Milton Osaki. E-mail:
m.osaki@yahoo.com.br
Conflito de Interesses: o autor não declarou
conflito de intereses
© This is an Open Access article distributed
under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits
unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the
original work is properly cited.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
_______________________________________________
Revista de Administração em Saúde
ISSN 2526-3528 (online)
Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7o andar
CEP 01318-901 - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3188-4213 - E-mail: ras@apm.org.br