Novaes MA

Rev. Adm. Saúde  Vol. 17,  Nº 67, Abr. – Jun. 2017 

http://dx.doi.org/10.23973/ras.67.36

 

RELATO DE CASO

 

Construção e implantação de grupo de estudo de indicadores de recursos humanos: uma experiência de benchmarking em saúde

Construction and implementation of a human resources indicators study group: a benchmarking experience in health

 

Maria Aparecida Novaes1

 

1. Administradora. Assistente técnica da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

 

 

 

RESUMO

O propósito deste relato é socializar informações relacionadas à constituição de um grupo de estudo de indicadores de recursos humanos e à implantação do Núcleo de Apoio à Gestão Hospitalar – Gestão de Pessoas (NAGEH Pessoas) do Programa CQH, como aprendizado organizacional, no compartilhamento de experiências e práticas, baseadas em dados, fatos e na orientação por processos, contribuindo para a gestão, gerando valor e melhoria contínua aos serviços de saúde.

O Programa CQH, apura indicadores hospitalares desde 1991 a partir dos dados e informações de aproximadamente 200 hospitais de São Paulo e de outros estados, de variados perfis e portes entre instituições públicas e privadas.

O NAGEH Pessoas teve início em novembro de 2013, decorrente de demanda originada em assembleia dos hospitais participantes do Programa CQH, com o desafio de ser relevante e adaptável.

Palavras-chave: Sistema de Indicadores. Indicadores de Recursos Humanos. Grupo de estudo em saúde. Benchmarking.

 

ABSTRACT

The purpose of this report is to share information about the development of a group to discuss Human Resources Indicators and the implementation of this area at the Hospitals, such as organizational learning, sharing experiences and practices, based on data, facts and guidance by processes, contributing to the management and generating value and continuous improvement of health services.

The Commitment to Hospital Quality Program (CQH) has been analyzing hospital indicators since 1991, based on data and information from approximately 200 registered hospitals in Brazil with different characteristics:  public/ private, general and specialized and number of beds. The Human Resources Management Committee (NAGEH – Human Management) has been creating in November 2013, due to the demand from Hospitals Commission members in the CQH Program, with the challenge of being relevant and adaptable.

Keywords: Indicator system. Human resource indicators. Healthcare discussing group, Benchmarking.

 

 

 

INTRODUÇÃO

O Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), inspirado em relatórios da Comissão Conjunta de Acreditação de Organizações de Saúde (CCAOS), norte-americana, inaugura suas atividades em 1991, resultado da análise das práticas desenvolvidas por entidades ligadas ao atendimento médico-hospitalar no Estado de São Paulo4.

O CQH é um programa de adesão voluntária, com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar, estimulando a autoavaliação, o aprimoramento dos processos, a mudança de comportamento e aprendizado organizacional.

Os grupos de estudos são os diferenciais do CQH. Formados por profissionais dos hospitais participantes do programa ou apenas interessados nos conteúdos, os grupos visam à troca de dados de resultados, passando antes pela criação, padronização e validação de indicadores. Atualmente, os grupos de estudos, denominados Núcleos de Apoio à Gestão Hospitalar (NAGEH) estão ativos nas áreas de enfermagem, hotelaria, infecção hospitalar, farmácia, nutrição, clientes, financeira, dados clínicos e gestão de pessoas, sendo este último, objeto deste relato.

 

O NAGEH PESSOAS

O NAGEH Pessoas é um grupo de estudo de participação voluntária, formado a partir da manifestação de interesse dos profissionais da área de gestão de pessoas de organizações e serviços de saúde, vinculados ao Programa CQH, ou não, e constituído a partir da assinatura do termo de adesão. Neste grupo, gestores e profissionais firmam o compromisso de participar das atividades relacionadas, assim como disponibilizar informações e dados da organização que representam visando à comparação entre seus pares.

Criado em novembro de 2013, o grupo tem por finalidade ser um espaço para troca de experiências, com estímulo ao aprendizado organizacional, à gestão baseada em dados e ao desenvolvimento do processo de benchmarking, para identificar, comparar, adequar e reproduzir as melhores práticas.

A metodologia adotada pressupõe encontros trimestrais, com duração de até 3 horas, presenciais e por meio de web conferência, com agenda prévia enviada por meio eletrônico, realizados no auditório da Associação Paulista de Medicina (APM) em São Paulo.

A sistemática adotada para a constituição do grupo de estudo e a implantação do NAGEH Pessoas pode ser vista no Quadro 1.

 

Quadro 1. Fases da constituição e implantação do NAGEH Pessoas

 

 

A IMPLANTAÇÃO DO NAGEH PESSOAS

O processo teve início com a sensibilização dos profissionais que demonstraram interesse em participar do grupo de estudo.

O primeiro contato fora formalizado por meio de mensagem de correio eletrônico (Figura 1). O convite incluiu a apresentação dos objetivos do grupo de estudo, e a partir de sua formação, identificar indicadores que instrumentalizem os gestores de pessoas para tomada de decisão e estimulo a boas práticas.

Figura 1. Convite para participação da primeira reunião

 

O primeiro encontro ocorreu em novembro de 2013 e participaram 49 profissionais da área de gestão de pessoas, representando 30 instituições, privadas e públicas, de São Paulo e de dois outros estados.

O encontro foi coordenado de modo a estabelecer uma prática de condução do grupo de estudo, considerando:

  • definição prévia de pauta e compromisso de envio antecipado por e-mail;
  • disponibilização de material de suporte e conteúdo relacionado ao desenvolvimento das atividades;
  • avaliação final e validação dos conteúdos discutidos em reunião;
  • elaboração e envio de ata a todos os participantes do grupo, por e-mail, para conferência e validação.

A demonstração de interesse em participar ocorreu por meio da assinatura do Termo de Participação no Grupo de Indicadores de Gestão de Pessoas5, apresentado na primeira reunião e entregue na segunda reunião, denominada “reunião de contrato”.

O motivo de denominá-la “reunião de contrato” decorre da necessidade de implicá-los na construção do grupo de estudos para:

  • desenvolver atividade voluntária,
  • disponibilizar informações visando à comparação entre hospitais associados ao CQH e ao grupo de estudos;
  • desenvolver treinamento e material para publicação,
  • revisar as fichas técnicas de indicadores,
  • dar consistência aos dados por meio de avaliação rotineira e revisão anual,
  • discutir rotineiramente os dados e indicadores.

Incluía-se, também, a expectativa do grupo ser reconhecido como espaço para troca de experiências entre unidades de saúde e profissionais da área, no tema: indicadores de gestão de pessoas.

Ao término do primeiro encontro foram validadas as propostas e elaborada a ata, antecipando convite para a “reunião de contrato” (Figura 2).

Figura 2. Ata da primeira reunião e convite para a “reunião de contrato”

 

ANÁLISE E SELEÇÃO DE INDICADORES

A análise e a seleção dos primeiros indicadores ocorreram durante os dois encontros iniciais do grupo de estudo, nos meses de novembro e dezembro de 2013.

Aos participantes foi entregue uma lista com 30 indicadores habituais da área de recursos humanos, agrupados segundo os eixos: a) sistema de trabalho, b) capacitação e desenvolvimento, e c) bem estar e saúde do trabalhador (Figura 3).

Para a escolha dos indicadores, os participantes foram organizados de maneira aleatória em cinco grupos, com até seis participantes. Com o material entregue, orientados e com atividades definidas, passaram a analisar em grupo e identificar os indicadores que fossem representativos ao grupo, para obtenção dos consensos necessários.

 

Figura 3. Relação de indicadores de recursos humanos – pesquisa bibliográfica

 

O exercício do consenso ocorreu na modalidade dialogada. Cada membro pode dispor do conhecimento teórico-prático sobre os indicadores de recursos humanos. Na apresentação dos grupos, o membro pode dispor dos consensos formados em relação ao conteúdo. Também, quando necessário, pode-se realizar pesquisa bibliográfica.

A apresentação dos grupos foi o disparador para a realização do consenso coletivo e que resultaria na definição das listas de indicadores de recursos humanos representativos deste grupo. Foi então acordado que seria feita votação, resultando no quadro abaixo (Figura 4).

 

Figura 4. Relação de indicadores de recursos humanos – exemplo do resultado do consenso de grupo

 

Identificados os indicadores representativos para o grupo de estudo, foram elaborados e entregues aos participantes, nova lista, resultado da apresentação dos subgrupos. Para a coordenação das atividades dos subgrupos, foram selecionados, entre os pares, aqueles que passariam a ser responsabilizados pela elaboração do relatório de consenso (Quadro 2), base para o desenvolvimento da ficha técnica, segundo os eixos: sistema de trabalho, capacitação e desenvolvimento, e bem estar e saúde do trabalhador. Sendo que o eixo sistema de trabalho foi subdivido em perfil demográfico, remuneração e benefícios, e recrutamento e seleção.

 

Quadro 2. Subgrupos formados, segundo os eixos: sistema de trabalho, capacitação e desenvolvimento, bem estar e saúde do trabalhador

Eixo

Coordenador e Instituição

Sistema de trabalho -

Perfil da força de trabalho

Eliana Lourenço

Hospital Maternidade Dr. Cristóvão da Gama

 

João Argetto

Fundação Centro Médico de Campinas

 

Sistema de trabalho -

Remuneração e benefícios

Mari Benedito

Associação dos Fornecedores de Cana

 

Sistema de trabalho:

recrutamento e seleção

Talita Tremi Pereira

Hospital Geral do Grajaú

 

Capacitação e desenvolvimento de RH

Amanda Leal

Hospital Geral de Itapecerica da Serra

 

Milene Facio

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - FMUSP

 

Bem estar e saúde do trabalhador

Andrea Zanaroli

Coordenadoria de Recursos Humanos - SES/SP

 

Evila Inse Cristófoli

Instituto de Infectologia Emílio Ribas

 

 

CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE INDICADORES

Os subgrupos, após análise da relação dos indicadores consideraram na sua escolha os seguintes critérios:

  • ser de relevância para a gestão de pessoas;
  • ser de fácil captação e mensuração; e,
  • ser factível à comparação, observado o perfil dos hospitais participantes.

 

Para a obtenção do consenso, os indicadores foram consolidados em uma nova lista com 16 indicadores pré-escolhidos a fim de que fossem apurados segundo os critérios de seleção (Figura 5).

 

Figura 5. Resumo dos subgrupos, segundo os eixos: sistema de trabalho, capacitação e desenvolvimento, e bem estar e saúde do trabalhador

 

Foram esgotadas todas as possibilidades com os grupos, na obtenção do consenso coletivo, abrindo possibilidade para inclusão de novos indicadores ou exclusão de outros. Assim finalizamos com uma lista de 10 indicadores (Quadro 3), agrupados segundo os eixos: sistema de trabalho, capacitação e desenvolvimento, e bem estar e saúde do trabalhador, para a sua apuração em campo. Os eixos são descritos a seguir.

Sistema de trabalho: perfil da força de trabalho. Neste bloco estão identificados os indicadores que caracterizam a força de trabalho, fundamentais para a compreensão dos resultados organizacionais. Tem por objetivo ajudar a compreender a força de trabalho, de modo a permitir o agrupamento de indicadores quantitativos que servirão de base para o cálculo de outros indicadores. São caracterizados aqui: gênero; faixa etária; escolaridade; tempo de permanência média na empresa; número de empregados por jornada de trabalho; número de empregados por categoria - médico, enfermeiro, enfermagem, administrativo e apoio assistencial; número de estagiários, aprimorandos e terceiros.

Sistema de trabalho: absenteísmo e rotatividade. Neste bloco estão identificados os indicadores responsáveis por medir o grau de ausência ao trabalho e volume de entradas e saídas de pessoal que, muitas vezes são realizados e controlados pelas empresas de forma rotineira e operacional, mas, também podem favorecer a análise do clima organizacional e podem apoiar na definição de ações estratégicas na atração e na retenção dos profissionais.

Sistema de trabalho: relação com os processos fim. Neste bloco estão identificados os indicadores que pretendem conhecer e acompanhar a relação entre o número de profissionais e o número de leitos ativos da unidade, por exemplo.

Sistema de trabalho: remuneração e benefícios. Neste bloco estão identificados os indicadores que referem ao investimento das empresas na força de trabalho, tanto como recursos humanos como nas relações de trabalho. Os indicadores são expressos em dinheiro, e permitirá, no conjunto de remuneração e benefícios analisar se são competitivos e interferem na capacidade de retenção dos profissionais.

Sistema de trabalho: recrutamento e seleção. Neste bloco estão identificados os indicadores que pretendem conhecer, acompanhar a evolução e comparar interna e externamente a eficácia dos processos de recrutamento e seleção.

Capacitação e desenvolvimento. Neste bloco serão identificados os indicadores referentes aos investimentos em desenvolvimento humano que, por sua vez, devem criar competência, agregar valor para os clientes, gerar novos negócios, e obter o retorno do investimento financeiro desejado.

Bem estar e saúde do trabalhador. Neste bloco encontram-se os indicadores que nos ajudarão na compreensão dos aspectos e fatores, capazes de dar visibilidade ao nível de qualidade do ambiente organizacional. São indicadores de abordagem mais ampla e menos operativa, refletem a ação da liderança e da percepção das pessoas no contexto organizacional.

  

Quadro 3. Indicadores validados para aplicação

Eixo

Indicador

Fórmula

Sistema de trabalho

1

Perfil da força de trabalho

Números absolutos ou percentuais

2

Taxa de absenteísmo

Número de horas/homem ausentes x 100 / Número de horas/homem trabalhadas

3

Taxa de rotatividade

(Número de admissões + desligamentos) /2 x 100 / Número de funcionários ativos no cadastro da instituição

4

Taxa de admissão

Número de admissões (no mês) x 100 / Número de funcionários (mês anterior)

5

Taxa de desligamento

Número de desligamentos (no mês) x 100 / Número de funcionários (mês anterior)

6

Índice de pessoal por leito

Número de funcionários contratados e de terceiros / Número de leitos ativos

7

Índice de preenchimento de vaga

Número de dias do processo 1 + Número de dias do processo 2 + ...../  Número de processos de recrutamento e seleção

8

Índice de utilização do plano de sucessão

Número de empregados promovidos ou deslocados a partir do plano de sucessão/ Vagas de liderança preenchidas  x 100

Capacitação e desenvolvimento

9

Índice de treinamento

(Número funcionários ouvintes no curso 1 x carga horária curso 1) + (Número funcionários ouvintes no curso 2 x carga horária curso 2) + ...+ .... + (Número funcionários ouvintes no curso n x carga horária curso n) x 1000 / Número de horas/homem trabalhadas

Bem estar e saúde do trabalhador

10

Taxa de acidente de trabalho

Número de acidentes de trabalho x 100 / número de funcionários ativos no cadastro do hospital

 

A partir da definição dos indicadores de recursos humanos selecionados, a coordenação do NAGEH Pessoas desenhou o layout para a ficha técnica de indicadores (Quadro 4), a ser utilizado como referência pelo grupo.

O layout de ficha técnica apresentado, teve por base o modelo proposto para os indicadores NAGEH de Enfermagem, constante em seu manual, editado em 2012.

 

Quadro 4. Layout da ficha técnica para construção de indicador

 

Número da ficha

 

Indica sua numeração sequencial

 

Critério

Define o eixo: sistema de trabalho, capacitação e desenvolvimento, e bem estar e saúde do trabalhador

Nome do indicador

Características que definem o indicador, a forma como ele se expressa, bem como sua delimitação em relação à forma, espaço e ao tempo

Objetivo

Justificativa para sua criação, motivo principal, mola propulsora

Fórmula

Método de calculo para a obtenção do indicador

Unidade

Definição se refere a uma taxa, um índice ou valor absoluto

Descrição

São informações agregadas para compreensão da fórmula e dos termos que a compõem

Abrangência

Representam a segmentação pelo qual o indicador será apresentado, conforme a necessidade pertinência das características que definem o indicador

Setor responsável pelos dados

Responsável ou unidade responsável pela elaboração e atualização do indicador

Metodologia de apuração

Forma de obtenção dos dados e como deverão ser tratados

Frequência

Número de vezes que o indicador será medido e analisado

Partes interessadas

Identificar setores da organização (“clientes”) que receberão o resultado obtido do indicador

Referência

Apontar referencial bibliográfico, quando for o caso, utilizado na construção do indicador

Observação

Apontar dados complementares

 

O conjunto de fichas técnicas produzidas passou a constituir o Manual de Indicadores de Pessoas (Recursos Humanos), editado em março de 2014, disponível no website www.cqh.org.br.

Após seis meses de implantação, e de acordo com o “contrato inicial”, foi realizada nova análise dos indicadores pré-escolhidos, quanto a sua manutenção e avaliação sobre sua aplicação em campo.

Foram mantidos os 10 indicadores, resultado do consenso coletivo e a eles incorporados mais 10 indicadores (Quadro 5).

 

Quadro 5. Novos indicadores selecionados e incluídos na 2ª revisão

Eixo

Indicador

Fórmula

Sistema de trabalho

1

Número de candidato por vaga

Total de candidatos / número de vagas ofertadas x 100

2

Índice de retenção

Medir o aproveitamento dos funcionários efetivados após período de experiência

3

Custo da força de trabalho

Custo da folha de pagamento (Salários + Encargos + Adicionais + Benefícios) / Receita Operacional Bruta

4

Custo da força de trabalho com benefícios

Custo mensal com benefícios / Número de empregado (s) beneficiado (s)

5

Índice de hora de treinamento por pessoa

Total de horas de treinamento / Número médio de funcionários

6

Índice de candidatos em relação ao número de admitidos

Número de colaboradores aprovados ao final do período de experiência / pelo número total de admissões efetuadas x 100.

Capacitação e Desenvolvimento

7

Índice de investimento em treinamento

Valor total de investimento em treinamento (custos direto e indireto)/ Valor da receita x 100

Bem Estar e Saúde do Trabalhador

8

Número de programas de qualidade de vida no trabalho implantados

Número de programas com mais de 6 meses de funcionamento/ número de programas criados no ano.

9

Taxa de realização de exames periódicos por ano

 

Número de funcionários que realizaram exame periódico x 100/ número de funcionários ativos no hospital

10

Taxa de afastamento pela Classificação Internacional de Doenças

Número de afastamentos por CID x 100/Número total de afastamentos

 

Além, de ser revista à ficha técnica do indicador “taxa de acidente de trabalho” (Figura 6), com a inclusão das seguintes segmentações:

  • Taxa de acidente de trabalho com e sem afastamento
  • Taxa de acidente de trabalho com material biológico e típico
  • Número de acidentes de trabalho com afastamento menor ou igual à 15 dias
  • Número de acidentes de trabalho com afastamento maior que 15 dias

 

Figura 6. Ficha técnica do indicador taxa de acidente de trabalho

As fichas técnicas dos 10 indicadores acima descritos foram construídas a partir da análise pelos subgrupos.

Quanto ao layout da ficha técnica de indicadores, foram inclusos os seguintes campos:

  • Interpretação: avaliação da interpretação da tendência ou do nível atual. Exemplo: maior-melhor ou menor-melhor.
  • Benchmarking: indica a unidade organizacional com a qual se pretende comparar o indicador. Pode ser interno ou externo.

O Quadro 6 mostra a ficha técnica revisada.

Vale ressaltar que a construção do indicador, mediante a padronização de uma ficha técnica, tem por finalidade garantir a comparabilidade. A clareza na descrição da fórmula de cálculo e na definição do método de apuração.

 

Quadro 6. Layout da ficha técnica de indicadores, após revisão

Número da ficha

Indica sua numeração sequencial

Interpretação-sentido

Avaliação da interpretação da tendência ou do nível atual. Exemplo: maior-melhor ou menor-melhor

Critério

Define o eixo: sistema de trabalho, capacitação e desenvolvimento, e bem estar e saúde do trabalhador

Tipo do indicador

Demográfico, financeiro ou de gestão

Nome do indicador

Características que definem o indicador, a forma como ele se expressa, bem como sua delimitação em relação à forma, espaço e ao tempo

Objetivo

Justificativa para sua criação, motivo principal, mola propulsora

Fórmula

Método de calculo para a obtenção do indicador.

Unidade

Definição se refere a uma taxa, um índice ou valor absoluto

Descrição

São informações agregadas para compreensão da fórmula e dos termos que a compõem

Abrangência

Representam a segmentação pelo qual o indicador será apresentado, conforme a necessidade pertinência das características que definem o indicador.

Setor responsável pelos dados

Responsável ou unidade responsável pela elaboração e atualização do indicador

Metodologia de apuração

Forma de obtenção dos dados e como deverão ser tratados

Frequência

Número de vezes que o indicador será medido e analisado

Partes interessadas

Identificar setores da organização (“clientes”) que receberão o resultado obtido do indicador

Referência

Apontar referencial bibliográfico, quando for o caso, utilizado na construção do indicador

Benchmarking

Indica a unidade organizacional com a qual se pretende comparar o indicador. Pode ser interno ou externo

Observação

 

 

A aplicação dos indicadores selecionados sucedeu o desenvolvimento de sistema informatizado de coleta e análise de dados (Figura 7) dos indicadores do grupo de estudo NAGEH Pessoas, segundo as subdivisões: perfil da força de trabalho, absenteísmo, rotatividade, recrutamento e seleção, capacitação e desenvolvimento, saúde ocupacional e qualidade de vida.

Para cada um dos indicadores foi identificada metodologia de apuração e fórmula a ser utilizada com descritores para coleta.

 

 

Figura 7. Página do sistema para consulta de estatística de indicadores

 

Após orientações, foi estabelecido cronograma para envio dos primeiros dados, por consenso do grupo, de acordo com Quadro 7 abaixo.

 

Quadro 7. Cronograma com definição do trimestre de avaliação e prazo para entrega

Trimestre de avaliação

Prazo de entrega

Mêses: 01, 02 e 03/(ano)

Até 15/04/(ano)

Mêses: 04, 05 e 06/(ano)

Até 15/07/(ano)

Mêses: 07, 08 e 09/(ano)

Até 15/10/(ano)

Mêses: 10, 11 e 12/(ano)

Até 15/01/(ano+1)

 

O monitoramento desta fase de implantação ocorreu seguindo a sistemática mostrada no Quadro 8.

 

Quadro 8. Fases finais da implantação do sistema de indicadores

 

Finalizada a etapa de coleta de dados, surgem os primeiros relatórios, resultado de estatísticas produzidas pelo próprio sistema de informações, apresentados na plenária do grupo de estudo, observada a agenda de reuniões estabelecida.

Os dados são apresentados, por meio de medianas e médias aritméticas (Figura 8). Conforme CQH (2007), a mediana tem como principal benefício à ausência de interferência de valores extremos, com boa representatividade da amostra.

 

 Figura 8. Layout do relatório do sistema de informações de indicadores

 

As medidas são dispostas e ordenadas pelo número de identificação dos serviços de saúde participantes e respondentes do indicador no mês; e são representados na forma de gráfico de barras, com identificação das medianas (Figura 9). 

 

Figura 9. Gráfico de barras do Indicador tempo de preenchimento de vaga – 12/2013 a 11/2016

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após três anos de implantação do grupo de estudo NAGEH Pessoas, é oportuno lembrar que trabalhar com indicadores promove a análise e revisão contínua dos processos de trabalho, isto é, a experiência aqui relatada traduz o envolvimento da equipe de profissionais de recursos humanos para além da obrigatoriedade da entrega de números institucionais.

Existem poucos trabalhos publicados que tratam da questão de implantação de indicadores de recursos humanos na área da saúde. Os conteúdos bibliográficos disponíveis referem-se aos indicadores mais tradicionais, como absenteísmo, rotatividade, homem/hora treinamento, com a finalidade de conceitua-los, descrever fórmulas e exemplifica-los.

O estímulo para a apresentação deste projeto está na possibilidade de buscar conhecer, analisar e avaliar os indicadores de recursos humanos, como ferramenta de melhoria contínua dos processos de trabalho da área e consequentemente dos serviços de saúde.

Contudo, não se teve aqui, a pretensão de esgotar o tema ou replicar conteúdos já existentes, mas sim estimular o desenvolvimento de outras frentes na busca de novas parcerias e novos ambientes de comparação.

 

REFERÊNCIAS

1. Yoshida, Winston Bonetti: Redação do relato de caso. J Vasc Bras 2007; 6(2):112-113. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/jvb/v6n2/v6n2a04.pdf [visto em junho 2017]

2. Graham, Andrew: Como escrever e usar relato de caso como aprendizado organizacional. 2010. Disponível em http://www.enap.gov.br/documents/586010/603692/livro_andrew_graham.pdf/23978315-5ae5-462c-9b6d-760e052590ec [visto em junho 2017]

3. Nascimento, Andrea: Núcleo de Apoio a Gestão Hospitalar [apresentação de slides]. São Paulo: CQH; c2015. Disponível em http://cqh.org.br/portal/pag/anexos/baixar.php?p_ndoc=115&p_nanexo=572 [visto em junho 2017]

4. CQH: O Programa CQH [página na internet]. São Paulo: CQH; c2017. Disponível http://www.cqh.org.br/portal/pag/area.php?p_narea=95 [visto em junho 2017]

5.  CQH: Termo de Participação no Grupo de Indicadores de Pessoas – Modelo CQH 20. São Paulo: CQH; c2013. Disponível em http://www.cqh.org.br/portal/pag/doc.php?p_ndoc=683 [visto em junho 2017]

6. CQH: Caderno de Indicadores CQH 2009. São Paulo: CQH; c2009. Disponível em  http://cqh.org.br/portal/pag/doc.php?p_ndoc=127 [visto em junho 2017]

7. CQH: Manual de Indicadores NAGEH Pessoas. São Paulo: CQH; c2014. Disponível em http://cqh.org.br/portal/pag/doc.php?p_ndoc=870 [visto em junho 2017]

8. FNQ: Gestão de Pessoas [e-book]. São Paulo: FNQ; c2014. Disponível em http://www.fnq.org.br/informe-se/noticias/faca-o-download-do-e-book-sobre-sistemas-de-gestao [visto em junho 2017]

9. CQH: Indicadores [página na internet]. São Paulo: CQH; c2017. Disponível em http://cqh.org.br/icqh/estat/ind/web.php/ [visto em junho 2017]

 

 

 

Recebido: 19 junho 2017. Publicado: 30 junho 2017

Correspondência: Maria Aparecida Novaes. E-mail: nageh.pessoas@apm.org.br

Conflito de Interesses: os autores não declararam conflito de interesses

 

 

© This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

 

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_______________________________________________

Revista de Administração em Saúde
ISSN 2526-3528 (online)

Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7o andar
CEP 01318-901 - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3188-4213 - E-mail: ras@apm.org.br