TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
04/09/14 - Com violenta repressão, UFPR privatiza Hospital de Clínicas, no Paraná
O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi entregue aos serviços privados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), nesta quinta-feira. A reitoria da UFPR recorreu ao uso da força policial e houve violenta repressão de manifestantes e conselheiros, com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
“O governo federal insiste no caminho da ilegalidade para enfrentar a crise dos hospitais universitários. Propositalmente, asfixia esses hospitais sem dar os recursos financeiros e pessoal para a sua recuperação, forçando as universidades a optarem pela privatização da gestão dessas unidades e a adesão à EBSERH”, lamentou o presidente do SINMED-RJ, Jorge Darze.

imagem


Docentes, técnico-administrativos e estudantes contrários à privatização do hospital se reuniam, no início da manhã, no Pátio da Reitoria para acompanhar a votação e pressionar os conselheiros em defesa da saúde e da educação públicas. Porém, segundo Adriana Dalagassa, diretora da Associação dos Professores da UFPR (Apufpr – Seção Sindical do ANDES-SN) e conselheira do Conselho Universitário, logo as portas de acesso ao prédio onde ocorreria a reunião do Conselho foram fechadas e um ônibus escoltado levou apenas os conselheiros que eram favoráveis à EBSERH.

A votação seria por teleconferência, no entanto, houve uma queda de luz, impossibilitando o sistema e fazendo com que a votação ocorresse por telefone. “Não existe votação a distância, muito menos por telefone”, afirma Adriana Dalagassa. A diretora da Apufpr ressalta ainda que a Seção Sindical, em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e com o Sindicato dos técnico-administrativos (Sinditest), está buscando formas de comprovar a ilegalidade da votação, barrando judicialmente a privatização do HC.

Assim que a votação terminou, foi decretada a adesão do Hospital de Clínicas da UFPR à EBSERH, por 31 votos favoráveis contra 9 contrários, em um universo de 63 conselheiros. Os manifestantes que continuavam do lado de fora do prédio da reitoria começaram a protestar e foram reprimidos com extrema violência pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar e pelo efetivo da PF. O estudante Nicolas Pacheco, que participava do ato, foi detido dentro da reitoria. Segundo relatos, o jovem foi puxado por um policial federal para o interior do prédio, e mantido como refém sem direito de advogado.


Avaliação

Para a diretoria da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSind) atitudes tomadas pela Reitoria, com o uso de forças policiais mais fortes dos que aquelas usadas na ditadura geram insegurança na comunidade acadêmica. "Não podemos voltar ao passado, quando a livre manifestação da comunidade acadêmica da UFPR era impedida com o uso da força", afirma o presidente da APUFPR-SSind, João Negrão.

Além disso, a realização da reunião do COUN por telefone para aprovação da entrega do HC à EBSERH traz grande dúvida sobre o futuro dos processos decisórios na UFPR. "Em um momento em que a sociedade exige cada vez mais transparência, a realização por telefone de uma sessão tão importante do Conselho Universitário coloca em risco o futuro dos processos democráticos na nossa instituição", complementa Negrão.


Fonte: SINMED/RJ e Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Novo : Desafios da Lei Geral de Proteção de Dados para a Área da Saúde
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas