TRANSLATE:
header_logo
Login
INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS
Aprenda a planejar TI com base em cenários futuros
Departamentos de TI que acrescentam valor ao negócio estabelecem suas metas com base no longo prazo
Boa parte do planejamento em TI é feita com base no estudo dos sistemas que a empresa tem agora, e em melhorias incrementais nos mesmos. Sob esse aspecto, os planos para o futuro nada mais são do que uma extrapolação do passado.

Os melhores departamentos de TI – aqueles que se destacam por acrescentar valor ao negócio – seguem outro caminho. Eles começam olhando para frente, com o intuito descobrir quais as tecnologias que poderão acrescentar mais valor à companhia, independentemente do parque instalado atual.

Ninguém pode prever que tecnologias ou fornecedores serão os grandes vitoriosos. Mas, se você esperar que uma tecnologia seja testada e aprovada antes de usá-la, seus concorrentes já o terão feito e tirado vantagem delas quando você decidir agir.

Para que a TI possa oferecer valor futuro, o CIO precisa tornar-se um líder na adoção e no uso de novas tecnologias.


Use sua imaginação

Para inserir criar uma equipe vencedora, o líder da área de TI precisa começar mudando seu conceito de planejamento. Ele deve concentrar o foco em tecnologias e aplicações capazes de colocar a empresa na rota do crescimento, do desempenho e do aumento de valor.

Em vez de captar “tendências” para o futuro, o melhor é desenvolver cenários sobre como os melhores e mais eficazes departamentos de TI do mercado serão em 2015. Esse ambiente futuro é que deve guiar o planejamento e os investimentos.

O planejamento ativo de cenários pode ajudar o CIO a sair da posição de técnico para se tornar um verdadeiro líder na organização, colaborando com o valor do negócio. Isso exige, no entanto, que ele considere as seguintes perguntas: Qual o orçamento atual para os ERP? Quanto dinheiro será destinado à compra de PCs e servidores? E qual a fatia para o desenvolvimento web?

Olhando para frente, dá para notar que o mercado se move rapidamente para a computação em nuvem e para o uso abrangente de aparelhos móveis, como smartphones e tablets. O CIO deve usar informação de mercado para vislumbrar como essas tecnologias o levarão a uma posição de liderança, em vez de apoiar-se em decisões antigas para conduzir seus planos.


Fonte: CIO - por Adam Hartung, membro da diretoria da Lake Forest Graduate School of Management
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas