TRANSLATE:
header_logo
Login
LIDERANÇA
A liderança como fator chave para o sucesso da sua empresa
Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)
A trajetória em busca da excelência da gestão é um processo evolutivo, que exige tempo, atitude e disposição por parte das organizações uma vez que são organismos vivos, em transformação e sofrem impactos das mudanças externas.

Mas qual seria o ponto inicial desta trajetória? De acordo com os critérios disseminados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e que compõem o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), a liderança. É por meio dela, aliada à ética e à governança, que as organizações conseguem trilhar o caminho da excelência da gestão, contribuindo, de forma direta e decisiva, para que as empresas se tornem sustentáveis, atinjam seus resultados e gerem valor à sociedade.

Uma organização que deseja crescer de forma perene e sistêmica precisa exercitar a liderança diariamente e a comunicação, neste sentido, tem papel fundamental, uma vez que permite a integração de todas as partes do processo. A partir dela valores e conceitos de ética serão disseminados, gerando o engajamento de colaboradores e a estruturação de práticas de gestão e das condições necessárias à busca da excelência.

Com foco na realidade das Micro e Pequenas Empresas (MPE), a FNQ elaborou uma série de premissas que podem nortear os gestores na construção de práticas que incentivam a liderança e a sua inserção no programa de gestão da empresa:

- construir a missão da empresa e disseminá-la aos seus colaboradores;

- verificar de que forma a ética é praticada e incentivada pelos dirigentes nas relações internas e externas, como no tratamento com clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade, entre outros. É fundamental estabelecer princípios para promover e assegurar o comportamento ético nas relações;

- líderes e gestores devem analisar constantemente o desempenho da sua empresa para garantir que seus objetivos e metas sejam cumpridos. A análise deve ser realizada de forma sistêmica e relacionada a aspectos financeiros, de produção, de vendas, de clientes, de colaboradores e de fornecedores.

- as metas, os objetivos, as estratégias e os resultados precisam ser compartilhados com os colaboradores para que o grupo possa buscar os mesmos ideais. Sabe-se que, quando os colaboradores da empresa entendem os objetivos e acompanham os resultados, o nível de produtividade e comprometimento aumenta.

- é função da liderança formar e desenvolver novos líderes, de forma estruturada, evitando preferências pessoais. O crescimento da empresa e a capacidade e as competências gerenciais estão diretamente ligados aos investimentos no desenvolvimento de gestores e na liderança.

- analisar cenários e antecipar-se às tendências auxiliam no crescimento das empresas e no processo de construção da inovação. É importante buscar informações e conhecimento, assim como criar parcerias que possam promover a cultura de inovação, de melhoria e de excelência. A liderança deve apoiar o desenvolvimento de um ambiente propício ao incentivo e à troca de ideias.


Fonte: FNQ
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas