TRANSLATE:
header_logo
Login
ESTRATÉGIAS E PLANOS
Exemplo de prática gerencial: ouvidoria e avaliação da satisfação do cliente
Hospital de médio porte relata prática de avaliação de atendimento e satisfação do cliente
Relato:

No hospital, as solicitações, reclamações e sugestões dos pacientes são tratadas pelo Setor de Relacionamento que as recebem pessoalmente, por e-mail ou por telefone. Após o registro documental da ocorrência, em sistema informatizado, são comunicados os gestores dos setores pertinentes que avaliarão, verificarão os fatos e necessariamente informarão das ações que estão sendo tomadas. Com a finalização da ocorrência dentro dos setores envolvidos, o Setor de Relacionamento entra em contato com o paciente, se for o caso, para confirmação de resposta e encerramento da ocorrência.

Para os pacientes que utilizam os serviços de centro cirúrgico, a ouvidora realiza uma pesquisa de "busca fonada", que tem por objetivo de avaliar o atendimento pós-operatório. As situações que podem ter ações imediatas são relatadas pelo próprio ouvidor ao setor responsável. Outras situações são tratadas pelo processo de rotina da ouvidoria.

O feedback da ouvidoria ao cliente tem o prazo máximo de sete dias, porém as situações consideradas emergenciais são priorizadas e resolvida imediatamente. As situações consideradas mais simples e de fácil resolução também são encaminhadas rapidamente para pronta resposta ao cliente. Esta prática contribui com a credibilidade e está alinhada aos objetivos estratégicos da instituição.

A satisfação do paciente ambulatorial e de centro de diagnósticos é avaliada através da realização diária de pesquisa de satisfação nos próprios setores de assistência. A pesquisa é aplicada por meio de entrevista individual feita por funcionário treinado para este fim. A avaliação é feita por amostragem e atinge de 5 a 20% dos pacientes, conforme setor.

Há também a opção para o paciente, do preenchimento espontâneo de ficha de avaliação do atendimento e depósito em urnas disponíveis nos setores.

Para os pacientes internados é oferecido na alta, formulário para avaliação da estada e atendimento.

Todos os dados de avaliação da satisfação irão compor base de dados informatizada de onde serão extraídas estatísticas estratificadas por setor, período, tipo de atendimento e outros.

Os dados gerenciais estatísticos referentes aos atendimentos de ouvidoria e avaliação da satisfação do cliente ficam disponíveis em sistema na intranet aos gestores do hospital e das áreas, sendo considerados nos planos e estratégias da instituição.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas