TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11/06/13 - Revista "História, Ciências, Saúde – Manguinhos' lança blog e páginas em redes sociais
A partir desta quinta-feira (6/6), a revista da Fiocruz "História, Ciências, Saúde – Manguinhos" lança mão das redes sociais para difundir seu conteúdo por novas fronteiras.
Leia a revista HCS Manguinhos no blog nova aba, Facebook nova aba; Twitter nova aba


No mesmo dia em que estreia uma página no Facebook e um perfil no Twitter, a revista lança seu blog. As páginas vão ampliar o alcance e as possibilidades de leitura dos textos publicados, agregando diferentes abordagens e pontos de vista, por meio de entrevistas com os autores e da troca de ideias com os leitores. Com linguagem mais leve, seus novos espaços de comunicação pretendem atrair pesquisadores, estudantes, professores, jornalistas e muitos outros interessados na história das ciências e da saúde. Além de fortalecer a presença em regiões de língua portuguesa e espanhola, HCS-Manguinhos quer aumentar sua visibilidade internacional. Tanto os perfis nas redes sociais quanto o blog terão versões em inglês.

"Tais braços online estimularão o acesso aos artigos, aumentarão seu impacto, inclusive nos indexadores internacionais. A produção de conteúdos na revista será dinamizada por sua capacidade maior de atrair colaboradores e como feedback das informações postas em circulação nas redes sociais. A maior interação com leitores e outros ‘pares’ há de gerar novos conhecimentos", afirma o editor científico da revista, Jaime Benchimol, em texto publicado no blog.

Um dos principais ganhos trazidos pelas novas ferramentas de comunicação em rede é o encurtamento do tempo que os artigos levam para chegar a pesquisadores de outros países e continentes, comenta a editora executiva de HCS-Manguinhos, Roberta Cardoso Cerqueira. "Nossa principal meta é induzir citação de artigos, atrair mais leitores que citem a revista e deem maior amplitude a nosso trabalho", acrescenta.

A nova investida da revista no mundo virtual tem o respaldo da Scielo, biblioteca digital que abriga uma coleção de periódicos científicos de primeira grandeza do Brasil, da América Latina e da Península Ibérica. A Scielo tem incentivado essas publicações a ingressarem nas redes sociais, de forma a ampliar os acessos a seus conteúdos. "A notável qualidade da pesquisa original que publica História, Ciências, Saúde – Manguinhos constitui uma fonte excepcional de conteúdos para tradução, transferência, adaptação e divulgação no blog; e a partir do blog para as diferentes instâncias de redes sociais. (...) Vemos a iniciativa como pioneira e com todas as condições e perspectivas de sucesso e, principalmente, como exemplo a ser seguido pelos outros periódicos Scielo", afirma o coordenador do Programa Scielo/Fapesp, Abel Packer, em entrevista ao blog.


Fonte: Fiocruz
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Novo : Desafios da Lei Geral de Proteção de Dados para a Área da Saúde
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas