TRANSLATE:
header_logo
Login
ESTRATÉGIAS E PLANOS
Conheça melhor o Critério 2 do MEG - Estratégias e Planos
Usuários do portal FNQ querem saber mais informações sobre Estratégias e Planos, critério de excelência que vale até 60 pontos no PNQ.
Em enquete, a FNQ perguntou para os usuários sobre qual critério gostariam de obter mais informações. Estratégias e Planos foi o vencedor com 26,3%. Confira a lista com o resultado final da enquete.

- Estratégias e Planos - 26,3%
- Liderança - 25,4%
- Processos - 19,7%
- Informações e Conhecimento - 11,7%
- Pessoas - 7,6%
- Clientes - 6,4%
- Sociedade - 3,2%


Entenda o critério

imagem


No atual cenário em que vivemos, a estratégia se torna o elemento chave para a criação de diferenciais competitivos que contribuem para a criação de valor para as partes interessadas. Estratégia é: “Caminho escolhido para concentrar esforços no sentido de alcançar os objetivos da organização e realizar sua visão de futuro”, de acordo com o glossário dos Critérios de Excelência (FNQ – 19ª Edição).

Pode-se dizer que o Critério Estratégias e Planos traduz, primordialmente, o fundamento da excelência Visão de futuro, uma vez que determina os elementos de análise do ambiente externo onde a organização efetuará as suas transações.

O Critério de Excelência Estratégias e Planos aborda os processos gerenciais para lidar com estratégias e planos da organização. Ou seja, são avaliadas as metodologias usadas para a definição da estratégia e planejamento. Para isso, está separado em dois temas principais: Formulação das Estratégias e Implementação das Estratégias, cada um vale até 30 pontos para o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). Lembrando que, ao se candidatar para a premiação, é necessário descrever como é feito o processo de formulação e implementação das estratégias e planos, e não os resultados e a estratégia em si.

Para o primeiro item, são avaliados: as metodologias usadas para as análises de macroambientes e o setor de atuação da organização, o mercado de atuação, o ambiente interno, a definição das estratégias e o modelo de negócio.

Já no segundo, são avaliadas: as metodologias de definição de indicadores, metas e planos de ação, o desdobramento das metas e dos planos de ação, a comunicação das estratégias, metas e planos de ação e o monitoramento da implementação dos planos de ação.

Ao montar o seu Planejamento Estratégico, você deve responder às seguintes perguntas:

- Onde estamos?
- Onde queremos estar?
- Como poderemos chegar lá?
- Qual o melhor caminho?
- Como assegurar que chegaremos?


Fonte: website FNQ
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas