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GESTÃO DE PESSOAS
Seis dicas para melhorar o desempenho de sua equipe
As empresas têm buscado, cada vez mais, melhores práticas de gestão de pessoas, tendo em vista capacitar os colaboradores para que melhorem suas habilidades e competências, além de promover ações pensando na qualidade de vida e na promoção de uma ambiente favorável ao aprendizado. As organizações que possuem práticas que visam o desenvolvimento humano conseguem aumento da motivação da força de trabalho, e consequentemente, melhores resultados.
Segundo Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a valorização dos colaborares é uma importante forma para assegurar a excelência e a qualidade na gestão de uma organização “Hoje, é fundamental estabelecer relações com colaboradores e criar condições para que elas realizem o trabalho de forma humana, aumentando a sua produtividade e o seu comprometimento com as atividades que realizam”, destaca Martins.

Pensando nisso, a FNQ desenvolveu seis importantes dicas para implantar um programa eficiente de gestão de pessoas. As dicas são baseadas no critério Pessoas, um dos 8 conceitos que embasam o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela FNQ para empresas dos mais diversos portes e setores.

Defina a função de cada colaborador
Aponte claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, pontuando a participação de cada um e promovendo a sinergia do trabalho em equipe. Procure estabelecer e implantar um plano de cargos e salários e um programa de metas para o colaborador, com base no plano estratégico da organização e nas competências de cada pessoa. Assim é possível definir qual a participação de cada um nas estratégias gerais da empresa. Destaque a incentive a autonomia dos seus colaboradores. Essa atitude auxilia na melhoria da motivação, no cumprimento de metas e nos resultados. Promova feedbacks constantes e sistematize os processos de avaliação.

Capacitação e desenvolvimento
Investir nas habilidades e conhecimentos dos colaboradores e entender as suas competências auxilia no desenvolvimento de suas atividades diárias, como forma de garantir a eficiência e o bom trabalho em equipe. Promova programas de capacitação com base em um plano de carreiras e nas metas estipuladas pela organização. Incentive a busca pela constante capacitação e reciclagem do colaborador.

Contratação ou promoção?
A contratação de novos colaboradores tem o objetivo de compor o quadro de funcionários com profissionais qualificados para o desempenho de funções que estão em aberto. Fique a vontade em considerar as oportunidades para desenvolvimento de membros da equipe atual, promovendo então, a inserção de novas pessoas para o exercício das funções. Mas se for preciso contratar, tente levar em conta as necessidades para o cargo e para a maioria das funções previamente definidas.

Bem-estar e qualidade de vida
Procure identificar, por meio de uma pesquisa de clima organizacional, os fatores que afetam o bem-estar, a motivação e a satisfação dos colaboradores. O completo entendimento do seu quadro de colaboradores é fundamental para que sejam desenvolvidos programas com foco na qualidade de vida e cidadania que estejam de acordo com as necessidades do colaborador e com as estratégias da empresa . As atividades, posteriormente desenvolvidas, auxiliam no aumento da produtividade, criando forças para busca por resultados.

Abra canais de comunicação para melhorar a sinergia do grupo
Comunicar-se com clareza é o que garante ao grupo total assimilação dos valores e princípios da organização. Sendo assim, é importante ouvir o que cada um tem a dizer. Procure estabelecer uma relação de confiança entre a liderança e o grupo e implante canais de comunicação entre a empresa e organização, sempre com base em relações de confiança e ética. A comunicação interna das estratégias, metas e seus indicadores e planos de ação é vital para o engajamento das pessoas na causa comum.

Remuneração, reconhecimentos e incentivos
Utilizar práticas de remuneração, reconhecimento e incentivos estimulam a organização para o alcance de metas e são importantes alavancadores da motivação dos colaboradores. Os ajustes salariais alinhados ao plano de carreira de carreira servem como prova do reconhecimento dos funcionários, estimulando-os a apresentar contribuições significativas à organização permanentemente.

Fonte: FNQ
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