TRANSLATE:
header_logo
Login
ESTRATÉGIAS E PLANOS
Indicador da FNQ mede a maturidade da gestão das empresas
Numa escala de 0 a 100, o nível mediano de aderência das organizações ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) foi de 53 pontos, em 2011, o maior índice já registrado desde 1999, ano de início da apuração.
O Indicador Nacional de Maturidade da Gestão (INMG), metodologia inédita criada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), revela que a qualidade da gestão das empresas brasileiras vem apresentando uma evolução crescente, nos últimos quatro anos. A partir da análise do desempenho das candidatas ao Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), o levantamento mostrou que, numa escala de 0 a 100, o nível mediano de aderência das organizações ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) foi de 53 pontos, em 2011, o maior índice já registrado desde 1999, ano de início da apuração. O valor é 10,4% superior ao registrado em 2010, mais de 20% em comparação com 2009 e 47,2% maior que o primeiro dado coletado, há 13 anos.

imagem


Entre as 41 organizações analisadas em 2011, os aspectos da gestão com boas práticas e maior índice de maturidade são a estruturação de ações voltadas à satisfação de clientes e de programas de motivação dos colaboradores, com IMNG de 63 e 62 pontos, respectivamente. Em seguida está a definição de estratégias e planos a curto e longo prazos, a forma de atuação e o engajamento da liderança, além do gerenciamento de informações e conhecimento, todos com INMG de 60 pontos.

imagem
Evolução por critério nos últimos 3 anos


Entre as áreas que ainda precisam ser aprimoradas estão a conquista por melhores resultados (43 pontos), a otimização de processos (58 pontos) e o desenvolvimento de projetos que visam ao bem-estar e qualidade de vida da sociedade (55 pontos).



Fonte: FNQ - Notícias
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas