TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12/05/20 - COVID-19: Notas técnicas orientam profissionais de saúde no cuidado à saúde das mulheres
Orientações poderão ser modificadas à medida que novos dados forem publicados.
Para apoiar os serviços de saúde no cuidado à saúde das mulheres no contexto da pandemia da COVID-19, o Ministério da Saúde desenvolveu uma série de notas técnicas voltadas a gestores e profissionais de saúde com orientações para a assistência à saúde dessa população.

Nesse cenário, a pasta sugere que sejam mantidas intensa vigilância e medidas de precaução em relação às mulheres, em especial às gestantes e puérperas pelos potenciais riscos a que estão expostas neste momento.

Por meio da Nota Técnica nº 7, o MS traz orientações a serem adotadas na atenção à saúde das gestantes no contexto da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), inclusive com recomendações às gestantes que são profissionais de saúde.

Na Nota Técnica nº 9, os serviços são orientados a realizarem triagem em toda parturiente e seu acompanhante para casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 antes da sua admissão no serviço obstétrico, como também são apresentadas as situações e condições necessárias para permissão da participação do acompanhante. O documento informa, ainda, que todas as visitas devem ser temporariamente suspensas, visando à proteção de todos.

Com relação aos atendimentos ambulatoriais rotineiros durante o período de risco de transmissibilidade da COVID-19, a Nota Técnica nº 10 orienta que, a depender de critérios de logística local, os serviços de saúde devem oferecer triagem diferenciada para pacientes com sintomas ou sinais sugestivos da doença, com manejo conforme sintomas e sinais de gravidade, além de recomendar isolamento domiciliar por 14 dias aos pacientes com quadros leves da infecção e seus contatos domiciliares. Nesses casos, quando possível, é recomendado o reagendamento de consultas para período posterior ao isolamento domiciliar.

Para melhor compreensão acerca dos riscos às gestantes e puérperas diante da pandemia da COVID-19, a Nota Técnica nº 12 apresenta aos gestores e profissionais de saúde as evidências disponíveis, sugerindo, assim, medidas protetivas.

Já a Nota Técnica nº13 apresenta recomendações aos profissionais de saúde acerca da atenção puerperal, alta segura e contracepção durante a pandemia.

Os documentos foram produzidos com base em evidências científicas disponíveis, com orientações que poderão ser modificadas à medida que novos dados forem publicados.

Confira as produções do Ministério da Saúde dedicadas à atenção das mulheres no contexto da pandemia da COVID-19:


NOTA TÉCNICA Nº 7/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS

NOTA TÉCNICA Nº 9/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS

NOTA TÉCNICA Nº 10/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS

NOTA TÉCNICA Nº 12/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS

NOTA TÉCNICA Nº 13/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Prova para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Grupo de Indicadores de Enfermagem
10Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura

apmsompas