TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10/01/20 - Enkyo lança pedra fundamental do projeto de expansão do Hospital Nipo Brasileiro em 2020
Em movimentada solenidade que contou com a participação de autoridades dos setores político, econômico, empresariais, membros da Diretoria e do Conselho de Administração , Superintendências , representantes da imprensa e colaboradores, a Beneficência Nipo- Brasileira de São Paulo (Enkyo) lançou no último dia 11 de dezembro de 2019, a pedra fundamental do Projeto de Expansão das estruturas operacionais e de atendimento do Hospital Nipo-Brasileiro(HNB).
Dentre as autoridades oficiais especialmente convidadas, participaram dessa solenidade , o Exmo. Sr. Embaixador do Japão no Brasil, Sr.Akira Yamada; e o Sr. Yasushi Noguchi, Cônsul Geral do Japão em São Paulo; e o Sr. Hiroshi Sato, Representante Chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), além dos Senhores Toshifumi Murata, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil; Renato Ishikawa, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (BUNKYO); . Yasuo Yamada, Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil; dos vereadores Aurélio Nomura, Masataka Ota, George Hato e Rodrigo H.Goulart, , além de diversos representantes da grande comunidade Nikkei do Perú.

Como representantes da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (ENKYO) e da Comissão Administrativa do Hospital Nipo-Brasileiro, também estiveram presentes os Senhores Akeo Uehara Yogui, Diretor-Presidente; Seichisti Saita, 1º Diretor Vice-Presidente; Kenji Inoue, 2º Diretor-Vice-Presidente; Akinori Sonoda, 3º Diretor Vice Presidente; Jun Suzaki, 4º Diretor Vice-Presidente; Sérgio Ocimoto Oda, 1º Diretor-Tesoureiro; Yoshiharu Kikuchi, Conselheiro Honorário; Marcelino Maezono, Subsecretário Geral; além de diversos representantes da
grande comunidade Nikkei do Perú.

O corpo diretor do Hospital Nipo-Brasileiro contou a presença do Dr. Walter Amauchi, Superintendente Geral; Dr. Sérgio Okamoto, Superintendente Técnico; Dr. Carlos Alberto Kendy Kumagai, Superintendente Clínico; Marcos Takano, Superintendente Administrativo- Financeiro; Gilmara Nogueira Távora, Superintendente de Enfermagem; Carlos Bestwina, Superintendente de T.I; e os Gerentes-Médicos, Dr. Antonio Lucas e Dr. Rodrigo Borsari.

SOLENIDADE

Abrindo a solenidade de lançamento da pedra fundamental da nova unidade, que teve como mestre de cerimônia Jun Suzaki, 4º Vice-Presidente da Enkyo, a Gerente de Hotelaria Enfª Cláudia Rodrigues Santos, falou em nome dos colaboradores, destacando o respeito e o equilíbrio como marca do atendimento humanizado oferecido historicamente pelo Hospital Nipo-Brasileiro e o alto nível de comprometimento de todos no esforço de superação de
desafios presentes e futuros.

Na sequência, falando em nome de todo o corpo clínico, Dr. Mauro Sakyama, destacou a condição do Hospital Nipo-Brasileiro como um corpo vivo, dinâmico e totalmente integrado que, com eficácia eficiência, prioriza seus objetivos na busca e conquista de uma maior fidelização, segurança e conforto de seus pacientes: “Assim como uma andorinha só não faz o verão, o corpo de colaboradores opera em perfeita sinergia e sintonia com esses objetivos que consagram cada vez mais a qualidade dos serviços e do atendimento que constituem hoje, sem dúvida alguma, o grande diferencial do Hospital Nipo-Brasileiro”, enfatizou ele.

Fazendo uma retrospectiva histórica da fundação do Hospital Nipo-Brasileiro, o Superintendente Geral, Dr. Walter Amauchi, destacou os fortes laços culturais e de origem que marcam as relações entre o Brasil e o Japão, desde a vinda pioneira dos 781 imigrantes japoneses a bordo do emblemático navio Kasato Marú, em 18 de junho de 1908, até os dias atuais.

Segundo ele, o projeto de construção do Hospital Nipo-Brasileiro somente tornou-se realidade, graças à união de esforços da comunidade Nikkei brasileira e, principalmente, ao apoio material e financeiro das entidades de fomento do governo japonês no Brasil, em especial, a JICA.

Na sequência, Dr. Walter Amauchi apresentou sob a forma de um time line, toda evolução estrutural e operacional do Hospital Nipo-Brasileiro, que completou 30 anos de atividades em 2018, até o momento atual, quando então ele apresentou a maquete do projeto da nova torre a ser erguida até 2022.

Concebido como um novo prédio de seis (6) andares a ser concluído em 2022 no terreno anexo à atual estrutura, à Rua Soldado João Pereira da Silva, Parque Novo Mundo, São Paulo- SP, essa nova unidade física praticamente aumentará em cerca de 50% a capacidade de atendimento do Hospital Nipo-Brasileiro, que passará a oferecer um total de 344 leitos operacionais.

Atualmente, segundo Dr. Walter Amauchi, o Hospital Nipo-Brasileiro oferece a seus clientes e usuários 243 leitos divididos em apartamentos e enfermarias; 2 UTI’s Geral, 1 UTI Neonatal e 1 UTI Coronariana; 1 Centro Cirúrgico com 9 salas dotadas com os mais modernos equipamentos e sistemas de gestão e controle operacional; 1 Centro de Trauma; 1 Centro da Mulher, dotado de mamógrafo digital; 1 Centro de Cuidados em AVC; 1 Núcleo de Saúde Integrativa; 55 consultórios ambulatoriais; 18 consultórios de Pronto Atendimento; Serviços Médico-hospitalares em mais de 30 especialidades; 23 leitos de UTI, 10 leitos de UCO; 17 leitos para neonatologia; e, em especial, um complexo de serviços de Maternidade, Pediatria e Berçário, considerados hoje uma referência nacional entro do Programa Parto Adequado implantado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de estimular o parto natural.

E finalizando, Dr. Walter Amauchi destacou a importância do intercâmbio permanente do Hospital Nipo-Brasileiro com hospitais e universidades japonesas que, inclusive, tem possibilitado a vinda de grandes especialistas japoneses nas diversas especialidades médicas como, por exemplo, na área de endoscopia avançada. Da mesma forma, destacou as conquistas em relação aos selos e certificações de qualidade tanto em nível nacional (ONA) quanto internacional (QMENTUM), bem como, a diferenciada presença da entidade no ranking da ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados,

EXPANSÃO

Atendendo o roteiro do cerimonial, o Diretor-Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (ENKYO), entidade mantenedora do Hospital Nipo-Brasileiro, o Sr. Akeo Uehara Yogui, expressou os sinceros agradecimentos à presença de todas as autoridades presentes na solenidade, em especial, do Exmo. Sr. Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Sr. Yasushi Noguchi.

Classificando o Projeto de Expansão do Hospital Nipo-Brasileiro como absolutamente necessário para atender a crescente demanda por serviços de saúde junto a toda comunidade Nikkei de São Paulo, confirmou a previsão de conclusão das obras previstas para 2022.

Citando a crescente verticalização dos serviços de saúde em todo País, Akeo Uehara Yogui destacou a necessidade de contínuos investimentos no processo de modernização do Hospital Nipo-Brasileiro, como um desafio permanente para atender com tecnologia, segurança e qualidade, a saúde dos pacientes.

Cumprimentando a Enkyo pela importante e decisiva iniciativa expressa pelo projeto de expansão do Hospital Nipo-Brasileiro, o Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (BUNKYO) e do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa, ratificou o diagnóstico do setor da saúde apresentado por Akeo Uehara Yogui, alertando sobre o contínuo assédio promovido pelos grupos operadores de planos de saúde no País, que vem
contribuindo negativamente no processo de verticalização que ameaça o poder de competição das pequenas e médias instituições médico-hospitalares.

Hiroshi Sato, Representante Chefe da Agência Internacional de Fomento do Japão (JICA), reiterou a importância da participação da entidade, que cedeu o terreno onde ele acabou erguido e inaugurado em 1988, como parte das comemorações dos 80 anos da imigração japonesa no Brasil. E finalizando, Hiroshi Sato manifestou o orgulho da JICA de ter participado dessa parceria que muito contribui para a saúde da comunidade Nikkei de todo o País.

Em seu breve discurso, o Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, lembrou a todos os presentes que a solenidade representava a sua segunda e grata presença no Hospital Nipo- Brasileiro, cuja qualidade de serviços é hoje reconhecida, para orgulho de toda comunidade Nikkei , como uma das melhores do País, conforme já indicado nos rankings das principais publicações de economia e negócios brasileiras.

Na sequência, o Embaixador Akira Yamada e o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, foram convidados pelo Diretor-Presidente da Enkyo, Akeo Uehara Yogui, para a solenidade oficial de lançamento da pedra fundamental do Projeto de Expansão do Hospital Nipo-Brasileiro, em cuja cápsula, estão depositados um exemplar do livro “Memória de 30 Anos do Hospital Nipo-Brasileiro – 1988-2018”, um Perfil Institucional e um Relatório de
Atividades de 2018, da Enkyo; e um exemplar da edição de 11 de dezembro de 2019, do jornal “O Estado de S. Paulo”.

E finalizando a solenidade, o Senhor Yoshiharu Kikuchi foi convidado para conduzir a típica e tradicional saudação japonesa de celebração, num brinde coletivo partilhado por todas as autoridades , convidados, diretores, superintendentes, gerentes e colaboradores presentes que, em uníssono, festejaram: Kampai!
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Prova para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Grupo de Indicadores de Enfermagem
10Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura

apmsompas