TRANSLATE:
header_logo
Login
ARTIGOS :: ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
CORAGEM
Para entender mais sobre a coragem é preciso, antes, entender mais de valores.
Tem muita coisa antes de todas as coisas, e isso significa que todas as coisas se relacionam de alguma maneira. Com a coragem, é igual. Valor vem de riqueza, boa saúde e força. Uma pessoa que age baseada em valores, age com bravura, firmeza e demonstra boa saúde, saúde esta da alma e do corpo, por meio de suas mais variadas qualidades humanas, as tais riquezas.
O combustível, neste caso, passa a ser a virtude, que também tem origem na força moral, porém agrega o significado de “vir” ou “uihro”, que é “homem livre”. Um recado sobre a liberdade de se viver uma vida baseada em valores, ou uma espécie de condição: para exercer a plenitude das qualidades humanas, é preciso liberdade. Não ser livre, neste caso, pode se referir ao que não é uma qualidade moral ou ao que não é determinado por si próprio, ou seja, àquilo que nos prende.
Gosto de um significado para liberdade que a define como o “poder de determinar a si mesmo”, bem coerente com esta reflexão, pois para isso é preciso se livrar da cilada de deixar o outro nos “determinar” ou, até mesmo, do comportamento de “dar ao outro este poder”, o que nos torna vítima do mundo e das pessoas. Li outro dia que “não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.” Essa verdade, a qual se refere o texto incita essência, pois viver em verdade é viver a sua verdade, aquela que sente, pensa e coloca em ação.
E finalmente, para viver a verdade é preciso coragem. Não aquela coragem dos grandes filmes de Hollywood, que está mais pra bravura e destemor. Para entender a verdade da coragem, é preciso entender que sua origem é antiga e, naquela época, acreditava-se que o coração do homem era o centro de todas as coisas, não o cérebro. Coragem, então, vem de “cor” e é a qualidade humana daquele que tem como sede dos seus sentimentos o coração, ou seja, o lugar certo, que origina todas as coisas, o lugar da verdade.
E é no coração, o lugar das emoções, dos sentimentos, das virtudes, dos valores e da própria vida, que moram todas as qualidades humanas. Coragem, em resumo, não é agir com o coração, mas colocar tudo o que tem de melhor dentro dele em prol da vida. Para viver valores e virtudes é preciso coragem, para viver a verdade e, com ela a liberdade é preciso coragem e, mais do que isso, é preciso coragem para descobrir a verdade de si mesmo, sua essência, que mora na sede da vida, o coração.
Fonte:- Portal Consense
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas