TRANSLATE:
header_logo
Login
ARTIGOS :: ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
MINDFULNESS
Treine mindfulness no dia a dia
A palavra Mindfulness significa ‘atenção plena’ e descreve um estado de consciência no qual é alcançada a capacidade de estar focado no momento presente, com atenção plena no que está sendo realizado.
O crescimento da procura por este treinamento está relacionado ao aumento da lista de dificuldades atribuídas ao hábito de não estar presente, tais como: agitação e ansiedade, dificuldade de relaxar, de aprender coisas novas ou de mudar o mindset, muito cansaço e até sensação de esgotamento.
A professora Fernanda Neis, que é diretora do DeROSE Method Tribeca, em New York, e consultora em mindfulness e meditação, explica que “menos de 4% das nossas ações cotidianas são conscientes, portanto, mindfulness é a chave para desfrutar cada momento e atingir a alta performance”. Segundo Fernanda, a maior parte deste treinamento requer a orientação direta de um professor, mas algumas dicas são muito simples e podem já ser colocadas em prática no dia-a-dia por qualquer pessoa.
“Desenvolver o novo hábito de estar presente, substitui as tão conhecidas sensações de agitação que surgem quando as pessoas se preocupam muito com o futuro ou vivem continuamente no passado”, destaca a especialista Fernanda Neis.
É possível começar um treino de mindfulness de várias maneiras. Acompanhe 3 dicas de treinamentos simples, que podem ser feitos agora mesmo:
1 – Utilize as atividades diárias para treinar mindfulness e concentre-se melhor nos cinco sentidos. Por exemplo: se estiver fazendo uma refeição, desligue a TV e deixe o celular de lado para prestar mais atenção ao sabor e textura dos alimentos. Aqui treinando mindfulness com os sentidos paladar, tato, visão e olfato.
2 – Quando estiver organizando sua mesa de trabalho perceba não apenas a arrumação, mas o contato de suas mãos com os objetos, dentre outras possibilidades que, ao serem exercitadas, colocam o momento presente em evidência.
3 – No meio da tarde tire 2 minutos (isso mesmo! só dois minutos) para fazer respiração ritmada. A respiração está diretamente ligada a um de nossos principais instintos: a sobrevivência. Por isso, ao aprender a fazer gestão respiratória, conseguimos atuar na gestão das nossas emoções. Sente-se na cadeira do escritório e conte 6 segundos para encher os pulmões de ar e 6 segundos para soltar o ar. Repita isso por dois minutos e está feito o treino.
Fonte:- Redação P&N
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas