TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
15/06/18 - Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Após 27 anos, médico e administrador deixará a coordenação do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar
imagem


No dia 8 de junho, a Associação Paulista de Medicina prestou uma justa homenagem ao médico Haino Burmester, um dos idealizadores do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Após 27 anos de atividades, ele deixa a coordenação do CQH, repassando-a a Milton Massayuki Osaki, presidente da Sociedade Médica Paulista de Administração em Saúde (Sompas).

Para José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM, uma profissão é grande e tem valor a partir do valor daqueles que a compõe. “Isso que a confere grandeza. A profissão tem valor pela capacidade de seus membros produzirem. A profissão tem valor a partir da capacidade dos membros se organizarem, pois podem ser brilhantes individualmente, mas juntos têm mais forças. O CQH nos deu esse exemplo, inspirado na figura do caríssimo Haino”, declarou.

Burmester, por sua vez, fez questão de estender o reconhecimento. “Só posso agradecer pela homenagem, que não considero apenas para mim, mas para as mais de cem pessoas – de todas as áreas e profissões – que deram seu tempo e trabalharam voluntariamente no CQH, realizando contribuições cidadãs, como deve ser uma sociedade organizada.”

O personagem do dia também fez questão de agradecer à APM, lugar em que foi criado o Programa CQH, em 1991: “Não poderíamos ter toda essa trajetória sem a aquiescência da Associação, sem este apoio. Temos que agradecer aos médicos que aqui estão e a todas as diretorias da APM que nos deram amparo”.

Nesse sentido, Milton Osaki agradeceu nominalmente os presidentes da APM que estiveram à frente da entidade no período de atividade do CQH, sendo eles: Celso de Campos Guerra, José Knoplich, Eleuses Paiva, Jorge Machado Curi, Florisval Meinão e José Luiz Gomes do Amaral. Também congratulou Burmester: “O Haino foi pioneiro e batalhou muito para chegarmos até aqui. Tenho gratidão por esses 27 anos de sua atuação”.

“Recebemos a notícia da transferência da coordenação para o Milton com sobressalto, porque Haino e CQH estão incorporados. Ocorreu-nos agradecer, portanto, por todo o trabalho feito por nós, pela profissão e pela população assistida. Parabenizo o Haino pelo trabalho e deixo a APM à disposição do Milton, como sempre. É um privilégio termos o Programa CQH aqui. Por isso, deixamos claro à sociedade esse apreço com essa justa homenagem. É um prazer, uma satisfação e um privilégio para a Associação”, finalizou Amaral.


O homenageado

Formado pela Universidade Federal do Paraná, Haino Burmester dedica-se, desde 1976, à gestão de serviços de Saúde como executivo, professor e consultor. Foi superintendente geral do Hospital Sepaco, diretor médico do Hospital Sírio-Libanês, chefe de gabinete da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor do PROAHSA/HCFMUSP, entre outros exemplos. Desde 1999, é professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo/FGV.

Consultor da Organização Mundial da Saúde na África e da Organização Pan-Americana da Saúde na Colômbia e em Trinidad e Tobago, também lecionou cursos de gestão e qualidade em Saúde na Colômbia, Angola, Guiné-Bissau, Trinidad e Tobago e Equador e em vários estados brasileiros. Foi coordenador do Comitê Saúde da Fundação Nacional de Qualidade e membro indicado pelo Governo brasileiro para participar do Projeto Brasil-França para a melhoria da gestão hospitalar no Brasil.

imagem



CQH

Programa de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar. Entre suas ações estão a implantação de um modelo de gestão nas unidades de Saúde, a manutenção de um banco de dados com indicadores de qualidade dos hospitais, a promoção de cursos e treinamentos, a avaliação e certificação dos hospitais e o Prêmio Nacional da Qualidade.


Fotos: Marina Bustos - APM - 11/06/2018
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas