TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
29/01/18 - Saiba como estruturar os processos da sua organização
Definir a cadeia de valor do negócio é o primeiro passo. Siga a série da FNQ
Hoje, daremos início a uma série de conteúdos sobre a importância da estruturação de processos de uma organização. Vamos começar?

De acordo com as boas práticas de gestão, a estruturação de processos compreende quatro etapas:

1. estruturação da cadeia de valor;
2. desdobramento da cadeia de valor;
3. avaliação da maturidade de processos;
4. priorização dos processos.


Para dar início à série, abordaremos o tema “Estruturação da cadeia de valor”.

Processos são um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Ou seja, é um conjunto de atividades preestabelecidas que, executadas em uma sequência determinada, conduzirão a um resultado esperado, o qual assegure o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas.


Estruturação de processos dentro do MEG

A gestão de processos é de tal importância para o funcionamento da organização que, na 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão®, dedicamos um Fundamento da Excelência em Gestão para debater seu papel dentro das empresas.

O Fundamento “Orientação por Processos” trata de assuntos como a gestão por processos, incluindo sua modelagem, projeto, gerenciamento e análise da estrutura organizacional.

De acordo com este Fundamento, uma organização é um conjunto de processos que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à eficiência e à eficácia das atividades de forma a agregar valor para a empresa e as partes interessadas. Os resultados são consequência da boa gestão.


Estruturação de processos: cadeia de valor

A primeira etapa consiste em estruturar a cadeia de valor da organização, também chamada de cadeia de processos. Ela deve refletir a forma como a empresa organiza os seus diversos macroprocessos com o objetivo de criar valor para as partes interessadas e assegurar seu posicionamento estratégico atual.

Para construí-la, deve-se promover o entendimento básico do negócio e da organização por meio da identificação do fluxo de valor, das partes interessadas e das suas necessidades, da estrutura organizacional e dos objetivos estratégicos da empresa. Isso significa que a cadeia de valor deve estar refletida nas atividades diárias da empresa.

De acordo com os teóricos da administração Andy e Murrey, existem quatro tipos de processos que são comuns a qualquer tipo de organização, independentemente de seu porte ou setor, que agregam valor aos negócios, são eles:

- inovação (pesquisa e desenvolvimento);
- comercialização (marketing, vendas e pós-vendas);
- manufatura (produção);
- entrega (atendimento no local, na quantidade e no prazo certo).

Baseado nesta visão, entendemos que a cadeia de valor de uma empresa pode ser organizada de acordo com o diagrama abaixo. Neste modelo, os processos são estruturados em sistemas, que interagem entre si, captando insights do ambiente externo, com o objetivo final de atender às expectativas dos clientes.

imagem



Capacitação

Para saber mais sobre o tema, conheça o nosso curso “Estruturação e melhoria de processos”. A capacitação possibilita que os participantes direcionem suas atividades organizacionais de forma assertiva, desenvolvendo bases conceituais e a visão sistêmica necessárias para estruturar ou melhorar os processos dentro de uma empresa.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas