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29/01/18 - Sete características que todo líder deve desenvolver
Consultor de RH indica o que é preciso reunir para extrair o melhor do time e gerar bons resultados para os negócios
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O líder é o ponto de equilíbrio nas empresas, além de peça-chave para fazer a diferença e buscar resultados. Mais do que ninguém, ele deve acreditar no potencial da companhia e de sua equipe. Contudo, muitos talentos que são alçados ao papel de líderes não conseguem desenvolvê-lo adequadamente, por inabilidade ou despreparo.

Candidatos à líderes devem reunir características facilmente identificadas e potencializadas, na opinião de Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor-executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.

Desenvolver essas competências torna-se fundamental para o sucesso de um líder, o resultado da empresa e o aumento de sua empregabilidade.

O especialista destaca sete pontos fundamentais para atingir este objetivo:


1. Tenha paixão

O primeiro diferencial é que o líder deve ser um apaixonado pelo que faz. Se isso não ocorre, passa a ser mais difícil inspirar e entusiasmar o time. Tenha em mente que fazer o que ama e amar o que faz são requisitos indispensáveis;


2. Inspire confiança

Um líder deve ser um profissional em que as pessoas confiem, por isso deve ser sincero. Também é importante que demonstre maturidade com base em experiências passadas e teóricas.


3. Busque aprimoramento constante
O conhecimento do que faz e a curiosidade de estar buscando coisas novas é fundamental. O líder deve ser a base de informações e alternativas, deve estar sempre se aprimorando e reciclando, para não correr o risco de virar uma liderança que não é muito respeitada;


4. Arrisque-se

Saber se arriscar é imprescindível, por isso é fundamental que se tenha audácia quando necessário e saiba posicionar sua opinião. Também é necessário assumir suas responsabilidade e culpas;


5. Busque conhecer melhor seus comportamentos e reações

Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais, pois só olhando para dentro de si, o líder saberá como agir com os parceiros e os seus limites.


6. Seja resiliente

Ter resiliência é fundamental, pois é necessário estar pronto para mudar de rota sem perder a serenidade e o foco, conduzindo sua equipe nas mudanças que o mercado impõe.


7. Comunique-se melhor

Se comunicar bem é fundamental. Hoje, um dos grandes erros de um líder é não saber deixar claro para equipe os caminhos tomados e os motivos que levaram a eles. É preciso saber falar, fazer reuniões e convencer.


Fonte: CIO.com.br
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