TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
06/12/17 - TRABALHADOR BRASILEIRO QUER MAS RECONHECIMENTO
Não necessariamente pecuniário
A redução do índice de desemprego e o cenário otimista para a recuperação econômica do Brasil nos últimos meses está contribuindo para motivar ambientes de trabalho por todo o país. O último resultado do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) subiu para 6,9 pontos (numa escala de 0 a 10) no período de junho a agosto, ou 1,1 ponto sobre o trimestre anterior. Esse resultado positivo traz uma valiosa reflexão sobre a importância da qualidade de vida para o engajamento das equipes e aumento da produtividade das organizações como um fator-chave para a recuperação da economia brasileira.

O índice é baseado no conceito, desenvolvido pela Sodexo, das seis dimensões da qualidade de vida: Facilidade e Eficiência, Reconhecimento, Interação Social, Crescimento Pessoal, Ambiente Físico e Saúde e Bem-estar. O levantamento desse trimestre – que teve a participação de 2.910 pessoas de todo o país – aponta que apesar da melhora de 1,1 pontos, os trabalhadores indicam menos satisfação com os bônus ou benefícios que recebem além do salário.

Para os entrevistados, os pontos que se destacam positivamente são a facilidade e eficiência proporcionadas pela organização para desempenhar as atividades do dia a dia (7,23) e as interações sociais com colegas de trabalho (7,43). Já os itens com notas mais baixas são as questões ligadas a reconhecimento (6,39) e saúde e bem-estar (6,71).

A área de atuação com maior índice de satisfação percebida é a de Distribuição e Logística, e a de menor índice é a área Jurídica, com apenas 5,87 na escala que vai de 0 a 10. Quando verificado o grau de instrução dos entrevistados, os funcionários com ensino fundamental completo apresentam o maior índice (8,34) e os que possuem pós-graduação, o menor (7,28).
“Por meio dos resultados deste período, podemos concluir que as empresas estão investindo mais nas dimensões materiais, como por exemplo os recursos tecnológicos oferecidos aos trabalhadores. Já as ações de reconhecimento, ou seja, iniciativas da empresa que têm por objetivo valorizar e recompensar as pessoas, precisam aumentar sua presença na agenda das empresas, pois impactam diretamente na produtividade dos colaboradores e consequentemente nos resultados das companhias”, comenta Fernando Cosenza, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos.


Fonte:- PN News
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas