TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/11/17 - CÂMARA DOS DEPUTADOS HOMENAGEIA SANTAS CASA E HOSPITAIS SEM FINS LUCRATIVOS
Sessão solene será realizada nesta quinta-feira (09/11/17) e reconhece a importância da atuação do setor filantrópico na Saúde
A Câmara dos Deputados realiza, nesta quinta-feira, dia 09 de novembro de 2017, uma sessão solene em homenagem às santas casas e hospitais sem fins lucrativos, que atuam como parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, que acontece no Plenário Ulysses Guimarães, às 10h, celebra, ainda, o aniversário de 54 aos da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), entidade representativa do setor filantrópico da Saúde.

A sessão solene será acompanhada pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e da CMB, Edson Rogatti. A reunião é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Professor Victorio Galli (PSC-MT) e pelo presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, deputado Antonio Brito (PSD-BA).

Para o presidente da CMB, Edson Rogatti, o momento será importante para fortalecer o relacionamento com os parlamentares, consolidar a importância do setor filantrópico na Saúde e reconhecer o trabalho que a CMB vem realizando pelo segmento há mais de 50 anos. “Esperamos contar com a presença de todas as Federações e representantes dos hospitais, para agradecermos e mostrarmos que o SUS se sustenta pela atuação das santas casas”, afirmou Rogatti.


Sobre a CMB

A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) é uma associação sem fins lucrativos ou econômicos, fundada no dia 10 de novembro de 1963, e sede em Brasília. A entidade é um órgão de união, integração e de representação das Federações de Misericórdias constituídas nos respectivos Estados, bem como das Santas Casas, Entidades e Hospitais Beneficentes. Atualmente, a CMB é composta por 16 Federações Estaduais, e representa cerca de 2.000 hospitais sem fins lucrativos em todo o país.


ATUAÇÃO NO SUS

Responsáveis por mais de 50,5% dos atendimentos ambulatoriais e internações hospitalares realizadas no SUS e por representarem 43,1% dos leitos hospitalares existentes no País, muitas vezes constituindo-se em Centros Regionais de Referência e Excelência Médica, as Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos respondem por 60% dos todos os transplantes e tratamentos oncológicos realizados no Brasil.

A dimensão do segmento pode ser estimada pelos seguintes números:

• 2.000 hospitais.
• 174.416 leitos - 43,1% do total Brasil.
• 130.836 leitos SUS – 38,8% do total SUS.
• 480.000 empregos diretos.
• 140.000 médicos autônomos.
• 219.843.136 atendimentos ambulatoriais e internações

Fonte: Ministério da Saúde – Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), 2015-2016
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas