TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/07/17 - Recuperações administrativa, financeira e do patrimônio marcam atual gestão da APM
Ao longo dos últimos seis anos, a Associação Paulista de Medicina passou por profundas melhorias em sua gestão administrativa, que resultaram no aperfeiçoamento dos serviços para os associados, ampliação da receita, otimização dos gastos e recuperação do patrimônio, além da construção do edifício no terreno do antigo estacionamento da entidade.
O presidente Florisval Meinão fez uma análise dessas conquistas na última terça-feira (27/06) para os colaboradores da APM.

imagem


A recuperação administrativo-financeira e patrimonial foi o primeiro ponto destacado. “Quando iniciamos a nossa gestão em 2011, estávamos muito longe de atender as expectativas dos associados. Tínhamos muitas dificuldades internas, com uma administração onerosa, burocrática e pouco produtiva, além de sérios problemas financeiros, pois a APM gastava 98% do que arrecadava, com projetos não concluídos”, relembrou Meinão.

A primeira iniciativa tomada pela diretoria foi trabalhar com um novo modelo de gestão, que otimizou os recursos, tanto pelo aumento das receitas quanto pela redução das despesas. Em 2011, a APM tinha 48,8% de despesas operacionais, 50,1% de receitas e apenas 1,1% de investimentos. Em 2017, com receita de 51,8%, as despesas chegaram a 35,2% e os investimentos em 5,8%.

“Hoje, os projetos, que são importantes para a representação do médico, têm um orçamento à parte, de 7,2%. E a grande maioria depende do trabalho conjunto de todas as áreas da APM, além de termos uma auditoria interna que acompanha sua evolução, até a conclusão final. Com isso, deixamos de fazer projetos inviáveis e trouxemos sinergia entre os departamentos”, explicou o presidente da entidade.

Neste ano, dentre os projetos realizados e em andamento, destacam-se os Congressos Paulista de Neurologia e do Sono; o Idoso Bem Cuidado; a valorização patrimonial das sedes social e campestre da APM, além de suas Regionais; a construção do novo edifício (no antigo estacionamento da entidade); maior integração com as sociedades de especialidades; o programa de treinamento para os colaboradores das Regionais; a modernização do parque tecnológico; e a aproximação com o médico jovem, para atender as demandas específicas.

“Quando organizamos um curso científico, por exemplo, o médico espera se atualizar profissionalmente. Agora que estamos construindo o novo edifício, esperamos que a Associação tenha outras fontes de renda para manter a entidade e não exigir muito da contribuição associativa do médico. Quando estimulamos o crescimento e a melhoria das Regionais, esperamos representar a classe médica em todos os locais do estado de São Paulo. Cada ato que fazemos aqui, por mais simples que seja, jamais pode se desvincular do propósito básico da APM: representar os interesses da classe médica em todos os contextos sociais e oferecer diversos benefícios aos associados”, finalizou Meinão.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas