TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23/03/17 - CQH: Assembleia aborda bem-estar e comportamento em Saúde
Para apresentar os recursos humanizados utilizados no Coach em Saúde, que auxiliam no processo de melhoria terapêutica de pacientes, o Programa Compromisso com Qualidade Hospitalar realizou a Assembleia “Bem-estar e comportamento: como realizar escolhas saudáveis”, na última sexta-feira (10), na sede estadual da Associação Paulista de Medicina.
A palestrante Daniele Kallas, especialista em Fisiologia do Exercício, com certificação internacional em Coaching de Saúde e Bem-Estar pela Wellcoaches School of Coaches, apresentou porcentagens de pacientes que não dão andamento ao tratamento.

imagem


De acordo com estudos, entre 50% e 60% não seguem recomendações associadas a mudanças no estilo de vida, 80% não param de fumar e apenas 65% a 75% aceitam orientações pós-cirúrgicas cardiológicas. “Parece que às vezes não usamos a linguagem eficaz. Com isso, não temos a efetividade em tratamentos que gostaríamos”, avalia Daniele, que estuda há sete anos esses comportamentos.

Para ela, hoje a Saúde carece de recursos humanizados para cuidar das pessoas, e a área de Coach em Saúde se baseia nesse propósito. “Quando temos uma ferramenta concreta, orientada em evidências, efetivamente nos ajuda a mudar o comportamento de maneira sustentável. Isso é uma grande contribuição”, diz.

Ou seja, Coach em Saúde e Bem-Estar estabelece uma parceria com seus clientes em busca de mudanças duradouras, centradas no indivíduo e alinhadas com seus valores, que promove melhor qualidade de vida. Gerenciamento de peso, cessação do tabagismo, alimentação saudável, maior qualidade no sono, controle do diabetes, gerenciamento do estresse e do sedentarismo são algumas das atuações da área.

Para a pesquisadora, o desafio hoje em saúde comportamental está relacionado à questão mental. “No gerenciamento da nossa vida, no controle do nosso estresse e das nossas emoções. Muitas vezes, a falta de capacidade de enfrentamento de uma situação da vida é o grande desencadeador dos desequilíbrios da saúde, tendo como consequência o desencadeamento de doenças”, explica.

O tema é relativamente novo no Brasil, com o surgimento há cerca de dez anos dos primeiros estudos. No exterior, comportamento em saúde já é uma realidade debatida há mais de 20 anos.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas