TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13/03/17 - CFM integra Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho
O Conselho Federal de Medicina (CFM) será o único conselho de fiscalização da atividade profissional a participar da elaboração do Movimento Abril Verde. A ação será conduzida pelo Ministério do Trabalho (MTE), em parceria com os Ministérios da Previdência Social; Saúde, Ministério Público do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho. A primeira reunião para planejamento da campanha com representantes das instituições envolvidas foi realizada nesta semana, em Brasília.
O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade, especialmente empregadores e trabalhadores sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho. Ferimentos, doenças e mortes causados pelo trabalho geraram uma despesa estimada em R$ 71 bilhões, em 2015, de acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE.

O movimento deverá promover em abril atividades que alertem para a saúde e segurança do trabalhador. O mês é dedicado à conscientização sobre o tema, no qual a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho (Safety Day). No Brasil, também nessa data, celebra-se o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril, porque no ano de 1969 houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.

A cerimônia de abertura da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho de será em 4 de abril, no edifício sede do Ministério do Trabalho; com a presença do ministro Ronaldo Nogueira, e autoridades representantes das demais pastas envolvidas. Durante o mês, a auditoria fiscal do trabalho irá efetuar operativos com foco em prevenção de acidentes, além de promover seminários, palestras e ambientação das superintendências e gerências, buscando efetuar a sensibilização da sociedade. Também no próximo mês, as Gerências das Superintendências Regionais do Trabalho serão iluminadas na cor verde, entre outras ações publicitárias.


Fonte: CFM
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas