TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/12/16 - CQH comemora 25 anos de história
Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar oferece diversos projetos que priorizam a qualidade da gestão às organizações de saúde participantes
imagem


Desde 1991, ano em que foi fundado pela Associação Paulista de Medicina e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, até os dias atuais, o programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar preza pelo aprimoramento contínuo da gestão das organizações hospitalares. As transformações internas e a mobilização de instituições engajadas com esse propósito são os principais avanços ao longo de sua existência.

"Temos conseguido impactar as gestões de instituições de Saúde de todo o Brasil. E isso faz parte da própria missão do CQH, propor uma metodologia de gestão que priorize sempre a melhor assistência ao paciente”, ressalta o presidente da Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (Abrampas), Antônio Eduardo Fernandes D’Aguiar.

O programa surgiu inspirado nas atividades desenvolvidas pela Comissão Conjunta de Acreditação de Organizações de Saúde (CCAOS), dos Estados Unidos. "Evoluímos para uma metodologia própria e, depois, a assimilamos ao projeto da Fundação Nacional da Qualidade, entidade sem fins lucrativos que visa estimular a melhoria da qualidade das empresas brasileiras de modo geral. Assim, adaptamos o método aplicado pelo FNQ para a área da Saúde”, explica o 1º vice-presidente da Abrampas, Haino Burmester, que participou da criação do CQH.

A mudança do nome, antes Controle de Qualidade Hospitalar, para Compromisso com a Qualidade Hospitalar, também trouxe progressos. "Houve uma transformação enorme de entender a qualidade como consequência de uma ação voluntária, de uma conscientização e de assumir um compromisso para a melhoria do atendimento, e não com uma visão de controle fiscalizador”, avalia Burmester.

Atualmente, cerca de 250 hospitais aderem aos diversos projetos oferecidos pelo CQH, como cursos, seminários, Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS), Práticas Integradas de Gestão em Saúde (PIGS) e Selo de Qualidade. O modelo de gestão, disseminado em todas as atividades, é o principal produto do programa.

A busca por profissionais devidamente capacitados para conduzir as organizações de Saúde é um desafio constante do CQH. "Temos que estimular as organizações a capacitarem o médico, o enfermeiro ou qualquer profissional para gestão, porque, infelizmente, não há uma valorização acadêmica para a formação do profissional nessa área”, destaca D’Aguiar.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas