TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
24/11/16 - Ministério da Saúde continua encontros pela criação de planos de saúde “acessíveis”
Embora com instituições contrárias, proposta do Ministério está sendo discutida por grupo de trabalho
imagem


A Associação Paulista de Medicina segue participando – como representante das entidades médicas – do grupo de trabalho, criado pelo Ministério da Saúde, para a criação de planos de saúde "acessíveis”.

Nesta terça-feira, 22 de novembro, o presidente da APM, Florisval Meinão, esteve em mais uma reunião para a qual levou as preocupações da classe quanto à criação desta modalidade de assistência.

"Estão surgindo algumas ideias neste espaço. Itens como planos de assistência básica sem acesso a especialistas e a exames de alta complexidade, redução do rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – que já é restrito –, limitação regional sem autorização para procedimentos que não existem na região e implantação de protocolos rígidos que os médicos terão que seguir”, relata Meinão.

As propostas, segundo o presidente da APM, interferem na autonomia do médico e dificultam o acesso dos pacientes à universalidade dos serviços e à atenção em geral. Além disso, a aprovação deste tipo iniciativa pode aumentar a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) em casos de não cobertura. A Associação pretende, agora, discutir o tema com as demais entidades médicas na tentativa de ampliar o debate.

Além dos órgãos de defesa do consumidor, a APM é uma das instituições contrárias à proposta. Antes da Lei 9.656/98 não havia critérios para as coberturas, com o prevalecimento do poder de mercado sobre os usuários. "É preocupante o andamento dessa discussão, já tivemos modelos semelhantes no passado e foram extremamente prejudiciais aos pacientes”, finaliza Meinão.


Fonte: APM
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas