TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23/09/16 - Clientes: confira cinco dicas para garantir a satisfação de seu público-alvo
Saiba como se manter em sintonia com aqueles que fazem a diferença para a sua organização
Não importa a qual setor a sua empresa pertença, ao desenvolver um produto ou prestar um serviço, esse será destinado a alguém. Por isso, cuidar da satisfação do seu público-alvo - os chamados clientes - deve ser uma das prioridades para qualquer organização que busca qualidade e excelência em suas atividades.

Pensando nisso e para comemorarmos o Dia do Cliente (15/9), separamos cinco dicas para a sua organização manter esse relacionamento saudável e com o máximo de satisfação possível. Confira:

imagem



Conheça seu cliente

Com um mercado cada vez mais dinâmico, é fundamental saber ouvir o cliente, assim como identificar e analisar suas necessidades para oferecer os serviços e produtos mais adequados. Também é preciso encontrar canais de divulgação e interação mais assertivos. Dessa forma, você pode identificar em que mercado seu público-alvo está inserido, entender as suas expectativas, definir estratégias e aprender com ele.


Interaja e compreenda

Para criar um relacionamento de confiança e uma imagem positiva com o cliente, é preciso adotar ferramentas para identificar e compreender o que ele deseja. Uma boa dica é disponibilizar esses instrumentos para os responsáveis de cada área da sua empresa e, em seguida, definir os canais de interação a serem utilizados. O cruzamento de dados é uma etapa importante para que as informações coletadas não fiquem isoladas e sem tratamento adequado.


Cuide da divulgação

É muito importante gerir o conteúdo das mensagens passadas para os seus clientes. Sendo assim, é necessário criar mecanismos para divulgar sua marca, seus produtos e suas ações, seja em redes sociais, eventos, anúncios, publicações ou patrocínios. Para assegurar que as informações estejam de acordo com as diretrizes de sua organização, você pode produzir um manual e distribuir para todos os públicos com que tenha contato.


Trate com cuidado as reclamações e sugestões

Para dar conta de atender às demandas do público, adote um processo estruturado que preveja a definição de padrões de atendimento, tempo de resposta e feedback aos clientes, além de mecanismos de controle. Utilize as sugestões e reclamações como guias para que a empresa saiba as melhorias a serem implementadas.


Utilize o MEG

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é uma metodologia não prescritiva para que organizações de todos os portes e setores assegurem uma gestão para excelência. Com auxílio dos Critérios de Excelência, sua empresa estará mais preparada para alinhar recursos, identificar pontos fortes de atuação e aproveitar oportunidades de melhoria, além de aprimorar a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações. Saiba mais sobre o Critério Clientes, do MEG, e aprimore seus processos gerenciais!


Fonte: FNQ
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas