TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12/08/16 - Esporte e gestão: o sucesso depende de foco e disciplina
Veja como os atletas podem inspirar os gestores a buscar a excelência em suas atividades
Os eventos esportivos que estão acontecendo este ano no Brasil representam uma ótima oportunidade para os negócios, que vão muito além do que o aumento no fluxo de caixa e a procura por novidades e serviços em diferentes setores podem oferecer.

imagem


“Trata-se de um momento especial que os gestores brasileiros devem aproveitar para aprender mais sobre foco, meta e resultado”, afirma Jairo Martins, presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade. “Durante os dias de competição, cada atleta mostrará para o mundo os resultados de anos de trabalho, muita preparação e planejamento estratégico”, comenta ele.

Muito além, este é um momento de mostrar a excelência e buscar a inspiração, principalmente nos atletas e em suas comissões esportivas, para aprimorar ainda mais os processos organizacionais dentro da sua empresa.


Tenha um sonho e trabalhe com excelência

Trabalhe por um propósito e dê o seu melhor em todos os processos para atingir o seu objetivo. Assim como os atletas, destaque-se pela disciplina, foque na realização do seu sonho e lidere as pessoas ao seu redor para que vocês vençam juntos.

“O comprometimento é o início de tudo. Não adianta ficar parado. Todo esportista e todo empreendedor precisam ser proativos”, afirma Gustavo Borges. O ex-nadador ressalta os principais ingredientes da vida de atleta e de empreendedor: “É preciso acreditar no sonho que se tem, trabalhar com excelência e celebrar as conquistas”.

Da mesma forma, a busca pela excelência também é força-motriz para o ex-jogador de vôlei Nalbert Bittencourt. Ele estabelece uma relação entre as atividades realizadas no esporte e nos negócios, destacando a importância da determinação no dia a dia de trabalho.

“O atleta, mais que o empresário, consegue resultados imediatos. No entanto, se não treinar e não se dedicar integralmente, será derrotado no jogo do fim de semana. O oponente, que representa a concorrência das empresas, vencerá. Nos negócios, o retorno pode ser mais demorado. Mas a devoção também é essencial”, afirma o campeão.


Tenha ambição de vencer

"Ninguém compete por competir. Mesmo o atleta que sabe ter poucas chances de ser o campeão disputa para melhorar suas marcas. Sem ambição de crescer não se vai em frente", afirma o ex-jogador da seleção espanhola de polo aquático, o executivo da EADA - Escola de Alta Direção e Administração, Jordí Díaz.

Assim também acontece com as organizações. É fundamental estabelecer uma meta e um planejamento estratégico para o seu negócio. Deste modo, você será capaz de montar a sua equipe e determinar as ferramentas de gestão que farão com que você alcance os seus objetivos.


Celebre os resultados

É preciso ter a mesma determinação e disciplina dos atletas para cumprir as metas do planejamento estratégico, organizar as demandas de trabalho e ter foco na realização das atividades no dia a dia de uma organização.

Assim como no esporte, o caminho até o sucesso e a excelência da gestão é árduo e cheio de desafios, mas os resultados são compensadores. Por isso, é preciso acreditar nos talentos para alcançar os objetivos, mesmo que esses pareçam impossíveis no primeiro momento. "O empreendedor, assim como o atleta vitorioso, deve conhecer o seu valor e seus pontos fortes para usá-los como motores de sua atuação", lembra Jordí.

Nesse cenário, a autoconfiança do gestor é um instrumento de motivação para que os colaboradores não só trabalhem em prol de uma causa, como também celebrem as suas conquistas. Dessa forma, todos vencem juntos e perpetuam o caminho trilhado até o sucesso.


Fonte: FNQ
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas